O Rei Leão: 5 lições de marketing para aprender com o filme
- 12 de agosto de 2019
- Cultura, Marketing, Marketing Digital
Trouxemos para você 5 lições de marketing que você pode aprender com o filme O Rei Leão.
O filme fez sucesso nos anos 90 e o live action foi lançado recentemente nos cinemas. Conhecendo a história, podemos tirar diversas lições de marketing do filme. Você acredita?
Quando você é criança e assiste várias e várias vezes, não presta a mesma atenção de quando assiste com a cabeça de um empreendedor.
5 lições de marketing para aprender com o filme O Rei Leão
Vamos falar aqui de cinco lições que o filme passa sobre o assunto. 🦁
1. Podemos reaproveitar o conteúdo que já temos
A primeira lição do filme é aproveitar os materiais que você já tem. Essa é a alma da estratégia de live-actions que vem sendo utilizada pela Disney, que só em 2019 já lançou três remakes de sucesso (Dumbo, Aladdin, e O Rei Leão). Ainda estamos em julho e a empresa já registrou o seu melhor ano em termos de arrecadação nas bilheterias.
Ao invés de despender tempo apenas criando novas histórias do zero, a empresa tem se dedicado à recriar versões digitalizadas de animações já lançadas. Após o grande sucesso de A Bela e a Fera, Cinderela, Alice no País das Maravilhas, e Mogli – O Menino Lobo, a companhia decidiu continuar por esse caminho.
O legal dessa estratégia é que é possível adicionar novos recursos e aprimorar o conteúdo que já foi criado.
Sabe aquele título que poderia ser melhorado? Ou ainda novos parágrafos e conteúdos que podem ser adicionados? Essa é uma ótima chance de colocar tudo isso em prática. Muitas vezes já temos um material vencedor em mãos, só precisamos aprimorá-lo e otimizá-lo.
2. Lembrar de quem somos
Com o diálogo mais emocionante do filme, Simba percebe que estava perdido há muito tempo e que era hora de assumir o seu papel no Círculo da Vida, e voltar para casa e salvar os reinos das garras de Scar. Durante os desafios ao longo do caminho, Simba se agarra às palavras do pai: “remember who you are” – (Lembre-se de quem você é).
Saber quem você é e ser fiel a você mesmo é importantíssimo no âmbito pessoal, mas nos negócios não é diferente. Ter uma identidade forte é o que te motivará e ajudará a superar as adversidades nos dias difíceis.
Mas o que isso quer dizer?
Esse conceito pode se desdobrar em duas ações:
1. Ter missão, visão, valores e posicionamento bem definidos. Esses pilares são a base de sustentação do seu modelo de negócios e de engajamento da sua equipe.
2. Possuir uma boa estratégia de Branding.
O grande objetivo do Branding é fazer com que o público se conecte com a sua marca, fazendo com que ela se torne memorável para o consumidor. Aqui entram atividades como:
• Definir planos de ação para se trabalhar os valores da agência em storytelling
• Design e identidade visual
• Estratégias de marketing de conteúdo
Todos esses pontos são importantes para direcionar as suas ações de marketing
3. Precisamos entender nosso público-alvo
Não adianta correr atrás de hienas se queremos leões.
É preciso sair da superfície e entender a fundo quem é um consumidor em potencial do seu produto ou serviço. É nesse cenário que surgem novos conceitos como Perfil de Cliente Ideal e Buyer Personas (ou somente personas).
Tudo isso que o sol toca é o seu público-alvo. Como você pode ver, ele é bem grande. Mas será que cada um dos animais desta savana é realmente uma oportunidade de negócio para a sua empresa? Uma coisa é certa: você não conseguirá correr por todo esse espaço sozinho para descobrir. Quer dizer, isso é até possível, mas pouco viável.
Em seguida, é hora de você criar as suas personas. Elas são perfis semi-fictícios que representam o seu consumidor ideal, e são o norte que guiará as suas ações de marketing.
Cuidado com o cemitério de elefantes!
Sabe aquele lugar escuro que fica além das fronteiras? Mufasa alertou Simba para não ir lá, não por acaso.
Você deve focar no público que representa os clientes que você quer ter. Caso você vá ao cemitério de elefantes, pode até ser que você consiga algumas parcerias e contratos por um tempo. Mas será que a longo prazo eles serão sustentáveis para o seu negócio?
Scar nos mostrou bem que não. O vilão até conseguiu chegar ao topo e se tornar rei, mas não com o apoio e as alianças certas. O resultado? Um governo terrível.
Por isso, não deixe de pensar muito bem nas suas segmentações. 😉
4. O ciclo de vendas é constante e nosso trabalho não acaba quando pensamos que acabou
Se tem uma coisa que aprendemos com O Rei Leão é que a vida é um ciclo sem fim.
Com o ciclo de vendas, a história é parecida. Se você pensa que o seu trabalho acaba na geração de leads ou no fechamento de um novo contrato, você está muito enganado. O ciclo não se encerra com uma conversão ou com uma venda.
Então, não pense que o trabalho do marketing se restringe à geração de novas oportunidades. Também é função da área criar um bom relacionamento com os clientes e nutri-lo constantemente. Se quiser saber que ações realizar nesse estágio, confira nosso post com 7 dicas para fidelizar seus clientes.
5. Hakuna Matata!
Achou mesmo que a gente não ia falar de Timão e Pumba neste post? Achou errado!
Essa dupla tão querida ensinou não só Simba, mas todos nós a levar a vida de maneira mais leve com o mantra hakuna matata.
É claro que você não pode simplesmente ignorar os problemas da sua empresa. Mas o que você pode (e deve fazer) é proporcionar um ambiente de trabalho agradável e leve para a sua equipe.
E quando os problema surgirem, calma! Não há problema tão grande que um time qualificado não possa resolver. Conte com os seus colegas quando estiver em apuros.
Trabalhar é importante e atingir metas é vital para qualquer negócio, só não esqueça de se divertir no caminho. 😎
Profissional de Marketing Digital. Experiência com vendas, e estratégias de Marketing com finalidades de venda de produtos, serviços e ideias.
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