6 dicas de Marketing de Conteúdo
- 7 de dezembro de 2015
- Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital
Marketing de conteúdo é um termo relativamente moderno em Marketing de Digital, usado para representar quaisquer funções de marketing que envolvem a criação e compartilhamento de conteúdo, com vista a satisfazer os objetivos de negócios. Como você aplica este conteúdo geralmente depende da finalidade, mas que muitas vezes é assunto em sites e blogs, white papers, infográficos, vídeos, estudos de casos, e assim por diante.
Uma importante diferenciação entre marketing de conteúdo e outros elementos mais tradicionais do marketing, é que o marketing de conteúdo não está centrado na venda, na verdade, se você está tentando usar o marketing de conteúdo para vendas diretas provavelmente você já perdeu o ponto. Você deve ter o objetivo de fornecer conteúdo valioso que satisfaça a consulta do usuário e inspirar confiança e fidelidade à marca.
Nos últimos anos, o marketing de conteúdo tem se usado muito, sendo utilizado por grandes e pequenas empresas para agregar valor a várias partes do negócio. Abaixo, são apresentadas algumas áreas do seu negócio que podem ser reforçadas e melhoradas usando o marketing de conteúdo:
Pesquisa Orgânica (SEO)
O SEO sabe a importância de novos conteúdos e a relevância dos mesmos para melhorar a visibilidade na busca orgânica. Tradicionalmente, se certo ou errado, as empresas muitas vezes produzem conteúdo exclusivamente para satisfazer o requisito de ter palavras-chave em uma página. Em 2015 este tipo de conteúdo não é bom o suficiente. Não só os seus leitores merecem o melhor, mas os motores de busca também estão se tornando mais inteligentes, aprendendo a diferenciar entre um conteúdo valioso e fraco, palavras-chave no artigo e spam.
Então, como vamos aumentar a visibilidade de busca orgânica com conteúdo? A resposta é relativamente simples: manter a produção de conteúdo que responde as perguntas dos seus potenciais clientes/leitores. Construindo um repositório de conteúdo que vai começar a gerar mais tráfego e mais alcance, e também a construção de relevância para aqueles termos de menos alcance. Se o seu conteúdo está respondendo a consultas com êxito, em seguida, um usuário verá o seu valor e voltará novamente e novamente.
Além disso, há outra área de SEO, onde o marketing de conteúdo pode agregar valor…
Links
O número e a qualidade das ligações (referente a domínios) tem sido um importante fator de classificação para a maioria dos motores de busca por um longo tempo agora. Embora os critérios com que estas ligações são julgados mudou e muitos outros elementos entram em jogo, promoção de ligações ainda é uma função essencial de SEO.
No entanto, nós como profissionais de marketing digital experientes, talvez devêssemos não ser tão ingênuos a ponto de pensar que podemos criar conteúdo e deixá-lo fazer o resto do trabalho. Se já temos em quantidade suficiente, provavelmente isso é bom. Mas, se formos uma nova marca não há nenhuma razão para não empregarmos conteúdo para alcance a moda antiga.
Marcas
Além dos benefícios de SEO, é difícil não causar impacto usando marketing de conteúdo sobre consciência de marca global e alcance digital, quando executado corretamente. Vamos imaginar um cenário:
• Publicando regularmente artigos surpreendentes projetados para responder a todas as consultas possíveis em nosso nicho, em nosso próprio site;
• Contribuindo regularmente aos melhores blogs dentro da nossa indústria;
• Produzindo como fazer vídeos e publicá-los no local usando o esquema mark-up, e off-site em sites de terceiros, tais como YouTube e Vimeo;
• Produzindo slideshows e publicá-los em plataformas de terceiros, como o SlideShare;
• Produzindo infográficos apresentando dados surpreendentes do nosso nicho, que se promovem com divulgação.
Como resultado, a qualquer momento um usuário procura por um termo relativo ao nosso setor. Este processo é eficaz pelas mesmas razões que remarketing é eficaz – quando um potencial cliente vê a sua marca em inúmeras ocasiões, geralmente relacionada com conteúdos que agregam valor, então isso inspira confiança e segurança que por sua vez se traduz em conversões.
Social
Como uma empresa fortemente envolvida no desenvolvimento de estratégias de mídias sociais para as empresas, A Passion Digital descobriu que um dos problemas mais comuns enfrentados pelas empresas na área social é que eles não sabem o que escrever/compartilhar. Quando publicam posts, os níveis de engajamento são decepcionantes na melhor das hipóteses.
Com um calendário de conteúdos pré-definidos e uma estratégia de marketing de conteúdo no lugar, a tarefa de marketing em mídias sociais torna-se muito mais fácil. Os usuários respondem a um bom conteúdo em mídias sociais e isso só acontece porque você possui muito conteúdo compartilhado.
LEIA TAMBÉM: Os 10 mandamentos do Marketing moderno por Philip Kotler
Relacionamentos
Marketing de conteúdo é uma ótima maneira de desenvolver relacionamentos com líderes do setor que operam dentro da sua área. Personalidades importantes apreciam conteúdo superior. Se você oferecer uma grande contribuição para um blog dentro do seu nicho (tentando adicionar valor, e não apenas um link), então ele geralmente é muito apreciado. É bastante frequente que um dia eles vão devolver o favor. Um relacionamento é nascido!
Construir relacionamentos através de conteúdo não apenas se relacionam com seus pares, você também pode construir relacionamentos de longo prazo com seus leitores (que acabam por se transformar em clientes). Isto é particularmente importante para qualquer site que é informativo e potencial receita publicitária.
Conversões
Em termos de criação de conteúdo para conversões, estas etapas podem ser vagamente classificada em precoce, médio e atrasadas. Cada um desses estágios pode ser atendido usando diferentes tipos de marketing de conteúdo, aumentando as conversões globais:
Precoce:
Consumidores da fase inicial da fase de compra geralmente não são conscientes do seu problema. Devemos criar conteúdo líder em qualidade de ensino/pensado para atingir esses consumidores:
• Tendências da indústria
• Pontos de referência
• Cobertura de analistas
Médio:
Estes consumidores são tradicionalmente procurados para a solução de um problema. O Marketing de contteúdo para esses consumidores deve ser um serviço de adequação relacionados. Por exemplo:
• O que é o serviço e como ele funciona?
• Solução e comparações
• Avaliações de prontidão e adequação
• Como faço para escolher um fornecedor?
Atrasadas:
Os consumidores que são considerados na fase tardia de compra estão em uma posição onde eles precisam ser convencidos de que você é a plataforma certa para eles com credenciais completas e apoio à decisão. Isto pode ser alcançado através de:
• Demonstração de força (Benchmarking contra os concorrentes)
• Estudos de caso
• Guias de “Como comprar”
Então, mostramos 6 maneiras de melhorar o seu negócio com Marketing de Conteúdo. Se você tiver algumas dicas de marketing de conteúdo, por favor compartilhem conosco nos comentários!
Caso sua empresa necessite de um diagnóstico mais específico, você pode também pedir uma avaliação gratuita para um de nossos consultores.
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Este artigo foi traduzido e adaptado do original, 6 Ways to Improve Your Business with Content Marketing, do Passion Digital.
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