Como preparar minha loja para a Black Friday 2017
- 20 de novembro de 2017
- Marketing, Melhores práticas, Vendas
O dia internacional de descontos pode ser uma ótima ou uma péssima oportunidade para o seu negócio!
Para entender melhor sobre como aproveitar a Black Friday 2017, vamos entender primeiro como ela surgiu.
O que é a Black Friday?
A Black Friday é uma expressão em inglês que significa Sexta-feira Negra. É a sexta-feira depois do dia de Ação de Graças ou Thanksgiving em inglês.
Este termo teve origem nos Estados Unidos e é um dia muito especial pois as lojas fazem grandes descontos, e por isso muitas pessoas compram presentes para o Natal.
No Brasil, o primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.
Em 2013, a Black Friday no Brasil bateu seu recorde, lucrando R$770 milhões em comércio online. Os produtos mais almejados são televisores e smartphones. A média de desconto para aparelhos celulares foi de 16% e para televisores chegou a 19%.
Em 2016, mesmo em meio a crise, mais uma vez o e-commerce reagiu durante a Black Friday e apresentou um crescimento de 17% no faturamento em relação ao ano anterior. De acordo com informações da eBit, a venda foi de R$ 1,9 bilhão, um resultado abaixo do esperado pelo instituto, que estimou R$ 2,1 bilhões para este ano.
Porém no Brasil essa data acaba sendo motivo de piada devido a falta de tradição, a falta de preparo nas lojas e claro, a maquiagem dos preços.
Fonte: Surrealista
Infelizmente essa percepção negativa da data, não é apenas dos usuários mas sim de diversos portais nacionais e internacionais que noticiam sobre a grande expectativa para Black Friday e o quanto ela não é realista.
Mas afinal, como preparar minha loja para a Black Friday 2017?
1. Estruture sua campanha
2. Foque na infraestrutura
3. Evite desde já as más práticas
4. Faça promoções reais
5. Faça propaganda das promoções
6. Decore sua loja para a Black Friday
7. IMPORTANTE: Prepare sua equipe de atendimento
8. Lembre-se do pós-venda
Depois de entender sobre a Black Friday, é hora de se preparar e montar realmente uma boa campanha para a data! Montar sua estratégia com base nos seus objetivos, preparar sua equipe e seus produtos, escolher quais canais investir para divulgar sua campanha, cuidar da ambientação da loja entre outras ações, devem fazer parte dos cuidados para que essa data realmente possa ser aproveitada da forma correta.
A expectativa para as vendas da Black Friday 2017 nos e-commerces é de R$ 2,2 bilhões de reais, que significa um crescimento de 15% a 20% em relação ao ano de 2016. Uma média de 15x o faturamento de e-commerces em apenas 1 dia. A relevância desta data é incrivelmente grande e muito importante para o seu negócio.
Por fim, leia também 4 etapas para ter sucesso nos negócios este final do ano.
Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.
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