5 ideias de ações de Black Friday para o seu negócio

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A Black Friday é uma ótima oportunidade para movimentar sua loja!

Black Friday, Black Sunday, Black Weekend, são alguns outros títulos dados as ações de black friday, que tem a mesma finalidade, os descontos especiais.

No Brasil, a Black Friday chegou em 2011 e desde então cresce exponencialmente, batendo recorde de vendas ano a ano.

Diferentemente dos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil começou como um evento exclusivamente online que passou para o varejo físico e atualmente atinge desde o pequeno até o grande varejista.

A expectativa para esse ano é de que gere um faturamento tão bom quanto o do ano de 2021, que ficou na casa de R$ 5,4 bilhões, um aumento de quase 6% em comparação a 2020. Porém, em 2022 a Black Friday vai dividir as atenções com a Copa do Mundo, que começa no dia 20 de novembro e termina em 18 de dezembro. 

A data está chegando e pensando nisso separamos algumas dicas de ações para a black friday.

Antes de tudo, planeje a sua estratégia!

É muito importante que antes de sair por aí anunciando que sua loja estará com ações de black friday, você planeje exatamente como tudo irá funcionar.

E o primeiro passo é definir o que você pretende alcançar com a sua campanha promocional.

Atrair novos consumidores? Liberar produtos parados no estoque? Fidelizar seus clientes? Aumentar o ticket médio?

O segundo passo é lembrar do perfil e as preferências do seu público-alvo. Assim, você poderá identificar as vantagens que geram mais valor, além dos canais mais eficientes para divulgar as suas ações.

Por fim, não deixe de fazer os cálculos necessários para saber se de fato é importante esse tipo de ação para você, enquanto empreendedor. É a partir dessa decisão final que você irá planejar sua estratégia!

Agora confira algumas ideas de ações para Black Friday de 2022.

Crie uma Landing Page específica para a Black Friday

A ideia aqui é gerar uma expectativa para o cliente!

Uma Landing Page comum ou uma Landing Page do tipo Página de Vendas específica para captar o contato de pessoas interessadas em saber quais são as ofertas da sua empresa.

Não esqueça de usar termos/frases, que despertem o desejo do cliente por exemplo: estoque limitado, ofertas exclusivas, ou ao deixar seu contato, o visitante ficará sabendo antes de todo mundo das promoções ou receberá uma oferta do tipo “exclusivamente por Email, começaremos as vendas com desconto já na quinta à noite”.

Seja honesto e faça descontos de verdade na Black Friday

A Black Friday é um dia em que os lojistas realizam uma série de promoções para atrair compradores e isso se dá a partir de descontos em diferentes mercadorias.

Como sabemos, essa estratégia de vendas surgiu nos Estados Unidos e se consolidou no final do século XX. Tem relação com o feriado do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), sendo realizada no dia seguinte a esse feriado, mas também está ligada ao Natal, uma vez que se considera que a Black Friday inaugura a temporada de compras natalinas.

Seja honesto consigo mesmo e com seus clientes! Se decidir entrar na campanha da black friday, que seja com ações de verdade que beneficiem ambos!

5 ideias de ações de Black Friday

  • Desconto progressivo

O objetivo que o cliente ganhe + descontos pela quantidade de peças escolhidas, ou seja, quanto mais comprar, melhor ficará o valor das compras pra ele.

  • Pague 1, leve 2

A ideia é instigar o cliente a comprar mais por menos! Compre 2 e pague 1 ou Pague 1 e leve 2.

  • Brindes e amostras grátis

Já pensou em presentear o consumidor com um brinde para a compra de um determinado produto ou para pedidos acima de um certo valor? Essa é uma ótima maneira de incentivar a saída de uma mercadoria e aumentar o seu ticket médio.

  • Cashback

O cashback é um benefício que tem ganhado cada vez mais destaque. Na prática, ele garante que o cliente receba de volta uma porcentagem do valor gasto em uma compra. Mas atenção é importante que de fato o cliente seja beneficiado.

  • Venda às escuras

Por fim, uma promoção diferenciada na qual algumas lojas têm apostado são as vendas às escuras, que consistem em pacotes misteriosos que os consumidores compram sem saber o que eles contêm, entretanto que contenham produtos dignos.

Agora que você conhece já conhece algumas ideias de promoções para a Black Friday, você também pode se preparar para ter sucesso nos negócios este final do ano.

Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.

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