Marketing Experiencial: como as marcas estão usando essa estratégia

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Pode parecer algo novo mas, a experiência do cliente é uma das estratégias que sempre esteve presente na viabilidade das campanhas de marketing.

Conhecer o público alvo, entender seus desejos e processo de compra e, mais ainda, estabelecer uma conexão, uma relação com os clientes, através de suas experiências, recomendações e feedbacks.

No novo cenário, não é mais suficiente contar com produtos e serviços de qualidade. O necessário, hoje, é adotar uma estratégia com foco no Marketing Experiencial.

Entenda um pouco mais sobre o Marketing Experiencial, seus benefícios e como as grandes marcas já utilizam essa estratégia.

O que é Marketing Experiencial?

Também conhecido por marketing de engajamento, sua principal função é criar experiências entre marcas e consumidores. Em outras palavras, o marketing experiencial busca dar vida às marcas, fazendo com que elas interajam diretamente com o público-alvo.

Outro ponto dessa estratégia é que os clientes sejam conectados com a empresa de maneira autêntica por meio de suas experiências e assim construam lealdade e reconhecimento.

O marketing experiencial trabalha com os cinco sentidos: olfato, paladar, tato, visão e audição.

Quais os benefícios dessa estratégia?

Além de que você já conhece, o marketing de experiência estabelece conexões fortes e duradouras com seus clientes, e isso faz com que sua empresa de destaque e coloque-se a frente de seus concorrentes.

Como é o exemplo da Apple que para apresentar o lançamento do Iphone 11, ao invés de utilizar fotos publicitárias, usou a experiência de realidade aumentada. Se você acessasse o site da Apple por um smartphone, teria a chance de ver o novo Iphone em realidade aumentada.

Como grandes marcas estão usando o Marketing Experiencial em suas estratégias?

Além do exemplo citado anteriormente, separei aqui outra campanha de sucesso. Use-as como inspiração para criar suas próprias ideias!

Heineken

A Heineken é uma das empresas que atingiram a excelência na realização de campanhas de Marketing Experiencial.

Ela não hesita em usar o apelo de um de seus principais parceiros comerciais: a Liga dos Campeões da Europa, que é o torneio de futebol mais importante do continente.

A empresa já promoveu várias campanhas e surpresas para os fãs do esporte e não precisa nem mencionar de forma direta seu produto, automaticamente ela se conecta com o público que consome futebol, gerando gatilhos de compra.

Uma das ações mais significativas da Heineken em termos de experiência do consumidor, foi a Heineken Experience!

Heineken Experience

Observe como o ambiente estimula a interação dos visitantes!

E sendo uma empresa global, ela não limita suas ações a seu país de origem ou a determinadas localidades. Pensa na estratégia como um todo, mas na sua aplicação, se faz necessário a atenção para o relacionando e a experiência individual de cada cliente.

Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.

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