3 tipos de pesquisa estratégica de Marketing

No Comments

A pesquisa de marketing é a ação por meio da qual as empresas identificam e definem oportunidades, geram ou avaliam ações de marketing e monitoram o desempenho dos produtos ou serviços oferecidos ao consumidor. Deste modo a empresa pode descobrir, na prática, as necessidades e desejos dos consumidores e se os produtos hoje oferecidos satisfazem a estas necessidades e desejos.

Confira abaixo, os 3 tipos de pesquisas estratégicas de marketing que ajudam a alavancar seu negócio:

1º Pesquisa de mercado

Também chamada Inteligência de Marketing, essa é o estudo realizado para coletar informações que possam identificar oportunidades de melhoria e problemas. Certamente uma ferramenta muito útil na hora de traçar estratégias e decidir o melhor caminho a seguir tanto na abertura de novos negócios, quanto na expansão de negócios já consolidados.

2º Pesquisa de produto/serviço

Este tipo de pesquisa consiste no processo de desenvolvimento ou modificação de um produto ou serviço, podendo ser avaliado desde sua fase conceitual, até os testes em contexto mercadológico. Essa pesquisa ajuda a direcionar e adequar melhor um produto ou serviço ao seu público-alvo, aumentando assim as chances de sucesso da empresa.

3º Pesquisa de satisfação

A fim de promover a lealdade e satisfação do cliente, esse tipo de pesquisa é a mais utilizada para avaliar o comportamento do consumidor relacionando-o sua satisfação aos produtos e serviços adquiridos de sua empresa. É um feedback atraente e que trás resultados mesuráveis se utilizado corretamente. Atualmente a maneira mais eficaz de obter esse feedback é através de questionários curtos e objetivo!

A dica é utilizar a metodologia NPS (Net Promoter Score) para tornar o fluxo de pesquisa totalmente simples ao consumidor, obtendo maior número de interação devido a facilidade de aplicar, de interpretar e, pela facilidade em se responder à pergunta.

LEIA TAMBÉM: O que é Net Promoter Score

Todos os tipos de pesquisas são complementares entre si,  assim é preciso analisar qual a pesquisa mais adequada ao momento do seu negócio ou fazer um “mix” de metodologias e pesquisas que resultam num planejamento mais completo.

Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.

Sobre nós e este blog

Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.

Solicite um orçamento

Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.

Inscreva-se em nossa lista!

Os campos marcados com * são obrigatórios

Últimas publicações

Veja todas as publicações
No Comments
 

Deixe um comentário