12 formas de impactar clientes no Instagram

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Quer saber como impactar cliente no Instragram? Vem comigo que eu te explico!

Desde o seu lançamento em outubro de 2010 até hoje, o Instagram passou por diversas mudanças e aprimoramento. O aplicativo que inicialmente só aceitava fotos estáticas, hoje publica vídeos de até 60 minutos, montagens editadas com efeitos, músicas, figurinhas, lives e tem até loja direto na sua plataforma, tudo isso para chamar atenção dos clientes na rede..

Quanto mais alinhado e estratégico você deixa as suas ações na rede, mais objetivo e bons resultados você terá! Criando uma imagem forte da sua marca para a sua audiência, e construindo uma percepção mais próxima da realidade!

Por exemplo, é muito comum utilizarmos prioritariamente o Feed e o Story, certo? Algumas marcas utilizam Lives e agora os Reels tem ganhado destaque. Porém, com os Guias você consegue fazer uma curadoria de seus conteúdos/produtos ou de outras marcas que você indicaria aos seus seguidores/clientes e isso combinado com os Destaques é muito efetivo na construção de marcas na plataforma.

Outro aspecto importante dessas tantas formas de impactar clientes no Instagram é que, quanto mais recursos você utilizar na plataforma terá mais possibilidades de contato com seus prospects.

Pensando nisso separei aqui algumas formas de impactar clientes no Instagram, confira!

12 formas de impactar clientes no Instagram

1. Feed

Ela é a função mais antiga do Instagram, foi a base do lançamento sendo a proposta inicial da rede social.

A postagem no feed pode ser no formato de foto ou vídeo.

  • O tamanho ideal para imagens quadradas é de 1.080 x 1.080 pixels, na proporção de 1:1.
  • Para imagens em paisagem, as dimensões ideais são de 1.200 x 628 pixels, na proporção de 1,91:1.
  • Imagens verticais devem seguir a proporção de 4:5 e idealmente possuir dimensões de 1.080 x 1.350 pixels.
  • Você pode fazer upload de vídeos no Instagram que tenham as mesmas dimensões adotadas para posts, ou seja, nas proporções de 1,91: 1 a 4:5.
  • A ressalva fica por conta de vídeos em tamanho horizontal, que devem obedecer à proporção de 16:9, em razão de filmagens realizadas via smartphones, quando a câmera é utilizada de lado. Dessa forma, o vídeo será exibido de maneira mais natural, pois o formato original é mantido.
  • A duração de publicações em vídeo não deve ser superior a 60 segundos.

2. Stories

A função stories tornou-se uma das ferramentas mais utilizadas. Nela você pode postar vídeos curtos de 15 segundos de duração que permanecem públicos por apenas 24 horas. Ao longo dos anos, novos recursos foram adicionados, como por exemplo a possibilidade de usar gifs animados, músicas, caixinha de perguntas e efeitos diversos.

  • Os Stories precisam ter 1.080 pixels na horizontal e 1.920 pixels na vertical. Esta proporção é conhecida como 9:16 (nove para dezesseis).

3. IGTv

O recurso do IGTv é a postagem de vídeos longos no Instagram (vídeos maiores do que 60 segundos). Tem função similar ao YouTube.

  • Vídeos na horizontal, é preciso seguir as dimensões conhecidas como proporção 16:9, ou seja, 1.920 pixels na horizontal e 1.080 pixels na vertical.
  • Vídeos verticais, basta inverter a proporção para 9:16, assim como nos Stories e Reels, deixando 1.080 pixels na horizontal e 1.920 pixels na vertical.

4. Reels

Este recursos popularizou com vídeos musicais divertidos (estilo TikTok). Com o Reels, você pode fazer uma gravação direto no Instagram ou subir um vídeo de sua galeria, colocar o trecho de uma música e publicá-lo como se fosse uma Story normal.

Ps.: Ele segue o mesmo formato dos Stories.

5. Lives

O formato mais conhecido como o Ao Vivo no Instagram, permite que usuários criem suas próprias transmissões. Além disso, é possível ainda convidar amigos e espectadores para participar do vídeo, estilo Hangouts, e quem inicia a Live pode remover o convidado e/ou adicionar outra pessoa no lugar a qualquer momento ou mesmo sair da transmissão.

6. Guias

A função de guias do Instagram permite a reunião de diversos conteúdos de mesmo tema em um só lugar.

Serve também como uma curadoria de conteúdo para que o seu público pode acessar de forma mais organizada e prática, diferente do feed que funciona como uma mistura de conteúdos espalhados.

7. Localização

A geolocalização no Instagram permite compartilhar em tempo real a sua localização através das suas postagens. Ela pode ajudar a aumentar o seu envolvimento com seus seguidores e consequentemente o engajamento com seus clientes pois ela facilita a busca dos usuários que estão procurando um negócio na região ou na cidade.

No Instagram existem quatro maneiras de colocar a localização do seu negócio:

  • No feed: ao adicionar uma nova foto e editar a legenda, selecione a opção “Adicionar Localização” e busque pelo local.
  • No story: selecione o primeiro ícone da barra superior (aquele com uma carinha feliz =]) e selecione o primeiro ícone, o sticker que está escrito “Localização”. É só procurar pelo nome da sua empresa e pronto.
  • Na bio: em seu perfil, clique em “Editar Perfil”. Em “Informações comerciais”, clique em “opções de contato”. Nele vão aparecer as opções de contato para você configurar. Coloque seu endereço e salve. Essa opção permite o usuário ver sua localização no mapa.

8. Destaques

Não há uma fórmula mágica para utilizar os destaques, mas o ideal é que você utilize informações relevantes para seu público quando acessar o seu perfil na plataforma. No entanto, se você não tem ideia do que destacar, aqui vão algumas sugestões que podem te dar um norte na hora de começar a usar esse recurso:

  • Contatos da sua loja
  • Endereço
  • Bastidores
  • Principais Produtos/Serviços

9. Direct

Canal de contato direto com seguidor. Ele é uma ótima ferramenta para empresas que desejam construir um relacionamento valioso com seus clientes, aproveitando para explorar soluções e respostas.

10. Loja

O Instagram Shopping, ou loja no Instagram, é um recurso que permite vender pelo próprio aplicativo. Basta ter um e-commerce ou um catálogo de produtos, é configurar sua conta no Gerenciador de Negócios. Mas atenção um critério obrigatório para poder ter a ferramenta.

Assim, os produtos do seu catálogo do Facebook poderão ser marcados nas publicações do Instagram, além de poder criar anúncios direto dos produtos.

11. Filtros

Outra forma utilizada para impactar os clientes, são os filtros. no Instagram. Ela é uma ferramenta criativa que pode alterar fotos e vídeos dos usuários na rede. O que nem todo mundo sabe é que qualquer pessoa pode criar estes filtros e enviar o app, disponibilizando para outras pessoas usarem.

E você também pode aprender a criar filtros no Instragram!

Ps.: Você pode aproveitar e criar filtros para seu negócio, de maneira que seus clientes, possam usá-los, divulgando e interagindo com sua empresa.

12. Hashtags

O objetivo da hashtag no Instagram é direcionar o usuário para uma página de publicações relacionadas ao mesmo tema ou discussão.  Você seleciona uma “palavra-chave” para um conteúdo, ele é automaticamente adicionado ao grupo de pesquisa daquele tópico.

Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.

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