TikTok: vale a pena investir nessa rede social?
- 25 de novembro de 2019
- Marketing, Marketing Digital, Mídias Sociais
O Tik Tok é a nova onda do momento! A rede social chinesa – de vídeos curtos e dublagens – surgiu para dominar o ranking dos apps mais baixados do mundo e, PASMEM, ela está conseguindo! Até o Tio Mark já decidiu correr atrás de algo semelhante e lançou o Cenas, um recurso permite criar e editar clipes curtos com música ao estilo TikTok, mas esse é assunto para outro post.
O que é o TikTok?
O TikTok é um aplicativo disponível nas plataformas Android e iOS que tem como principal função a gravação de pequenos vídeos — com duração entre 15 e 60 segundos.
O recurso mais famoso do app é a dublagem. Com ele, os usuários conseguem dublar músicas e vozes divertidas e produzir conteúdos leves, o que contribuiu para que se tornasse tão popular.
O sistema permite a gravação de vídeos de duas formas. A primeira opção é gravar diretamente no aplicativo e acrescentar emoticons, acelerar, pausar e inserir efeitos nas imagens. A segunda é gravar e editar em um ambiente externo e publicar na rede.
O TikTok é considerado como uma rede social e aposta no humor para ganhar público. Diferentes empresas já enxergaram um grande potencial em utilizar essa ferramenta para conquistar o público e gerar uma maior aproximação.
Mas, será que essa rede é ideal para sua empresa?
Qual conteúdo faz sucesso no TikTok?
Assim como nas outras redes sociais, o TikTok também tem os conteúdos que mais fazem sucesso.
São eles: Desafios, Duetos e os Vídeos de React.
• Desafios costumam ser realizados por marcas ou influenciadores que incentivam os usuários a postarem um vídeo reproduzindo uma ação específica, ou tentando fazer melhor. Para participar o usuário precisa compartilhar o conteúdo com a #Hashtag do desafio no seu perfil.
• Duetos são a modalidade onde a tela é dividida ao meio, reproduzindo o vídeo original de um lado e do outro permite que o usuário grave a sua versão da música do outro.
• Vídeos de react são gravações com as reações dos usuários a diferentes situações. Esse formato faz muito sucesso – dentro e fora da plataforma.
Vale a pena investir no TikTok?
Segundo a pesquisa realizada pelo App Annie em dezembro de 2018, o TikTok bateu recorde de downloads e ficou na quarta colocação do Top 10 de aplicativos mais baixados do mundo.
O potencial de crescimento do aplicativo está claro e você pode usufruir de muitos benefícios com ele.
1. Chances de trabalhar com marketing viral
O TikTok é divertido, simples e bem atrativo, qualidades que são úteis para quem precisa divulgar um produto.
Ao utilizar o TikTok, você tem a oportunidade de produzir conteúdos com grandes chances de se tornarem virais, sem gastar muito para isso. Com a grande quantidade de usuários, o seu vídeo pode ser visto e repassado para outras pessoas.
2. Chances de trabalhar com um público segmentado
O principal público do TikTok são adolescentes e jovens. O app é um canal direto de comunicação com essas pessoas, podendo ser muito bem aproveitado por influenciadores e empresas que trabalham com esse público-alvo.
Essa é uma estratégia muito interessante e permite que você converse diretamente com quem consome seus conteúdos e produtos, o que irá gerar boas oportunidades.
3. Você pode criar stickers da marca
Os stickers são muito populares no Instagram e no Tik Tok não é diferente. O uso estratégico do recurso pode estimular o branding da sua marca. Você pode criar stickers divertidos que chamem atenção e que gerem interesse de ser usados pelos usuários na rede social.
Ah, e se você quer arrasar e conquistar vários seguidores e fãs no app, separamos 8 dicas para você aplicar:
8 dicas para conseguir mais fãs e seguidores no Tik Tok
Vamos lá?!
1. Publique conteúdo original
Para se destacar, é preciso inovar de alguma forma. Fazer vídeos iguais aos de todo mundo, é a chave para se perder na multidão de vídeos do Tik Tok.
Você pode inovar publicando tutoriais ou demonstrações de habilidades com desenho, maquiagem, humor, e/ou outros conteúdos que mostrem um talento que só você tem, podem ser algumas possibilidades para tentar se destacar na rede social.
2. Faça vídeos todos os dias
Faça vídeos diariamente ou uma vez a cada três dias. Seu perfil passará a ser encontrado mais facilmente, além de fidelizar seus fãs.
3. Preencha todo o seu perfil
Um perfil atrativo também é essencial para os fãs — para isso, é fundamental preencher todos os campos disponíveis. Coloque uma boa imagem de perfil e um nome de usuário fácil de ser encontrado e lembrado.
Também não se esqueça de adicionar uma descrição, de forma que os membros da comunidade possam conhecer você melhor. Além disso, não esqueça de conectar suas contas do Instagram e YouTube para que o fluxo nas outras plataformas movimentem o seu perfil no TikTok.
4. Interaja com seus fãs
Dar atenção aos seus fãs é um ótimo jeito de atrair mais pessoas e manter uma base de seguidores cativa. Responda aos comentários, curta, interaja. Mostre que você está interessado no seu público.
5. Selecione e use boas hashtags
Assim como em outras redes, as tags vão dar visibilidade ao seu post, permitindo que ele seja encontrado por outros usuários. Mas não basta digitar qualquer coisa depois do “#” — é preciso usar boas hashtags para que seu vídeo tenha um bom alcance.
Assim como o Instagram, o próprio TikTok indica a quantidade de usos que determinada palavra tem, o que é um forte indicador da popularidade de uma hashtag. Uma dica para descobrir boas hashtags é usar uma ferramenta própria para isso, como o HashTest – Realtime Hashtag Testing. Embora o tutorial esteja focado no Instagram, a extensão funciona perfeitamente para o TikTok.
6. Participe dos desafios
Outra maneira de alavancar suas publicações com a ajuda de hashtags é participar dos desafios do TikTok. A rede social possui uma aba inteira dedicada a eles, aumentando consideravelmente as chances de você aparecer entre os destaques do app.
7. Use músicas populares
O aplicativo conta com um catálogo enorme de músicas, dos mais variados estilos musicais. Ao criar um vídeo, toque em “Adicionar um som” e selecione a faixa preferida. Para facilitar a escolha, a plataforma indica o que está “bombando” no momento.
8. Faça duetos
Além de produzir um resultado divertido, os seguidores dos dois perfis visualizarão o conteúdo, e uma boa parte dessas pessoas pode acabar seguindo sua conta.
O mais efetivo é colaborar com alguém que tenha uma quantidade semelhante de seguidores. Conforme seu número de fãs crescer, busque perfis com um público maior.
Com informações de Techtudo.
Depois de tudo o que você leu, deu para entender as razões para não perder a oportunidade de baixar esse aplicativo?
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