Como fazer um planejamento de Mídias Sociais para vendas
- 29 de fevereiro de 2016
- Marketing, Mídias Sociais, Vendas
As mídias sociais geram vendas? Depende. As mídias sociais assim como outros veículos de comunicação precisam de um planejamento, e ele é o seu maior aliado. Se você não as utilizar da maneira certa dificilmente gerará resultados positivos.
O planejamento de Mídias Sociais tem como objetivo posicionar e reposicionar marcas. Para isso é desenvolvido um trabalho de conteúdo voltado a públicos específicos. As mídias sociais geram relacionamento, interação, monitoramento de menções além de métricas apuradas. O relacionamento criado com os fãs, junto a ações estratégicas de anúncios, ajudam a marca aumentar seu leque no mercado, bem como a melhorar sua imagem, fidelizar clientes e incrementar as vendas.
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Mas, você pode estar se perguntando: Como irei fazer isso?
Para fazer um planejamento em Mídias Sociais eficaz é fundamental estabelecer objetivos e estratégias. Antes de colocar seu empreendimento nas mídias sociais, dedique algum tempo ao planejamento e à organização do conteúdo.
Primeiro vamos entender o que é objetivo e estratégia.
Objetivo é o que queremos alcançar de forma geral para a marca ou algum produto. Um objetivo deve ter três componentes:
1. Ação (o que eu quero fazer);
2. Complemento (foco da ação);
3. Escolha do foco da ação (se ela será voltada para uma marca ou para um produto específico).
Estratégia é o que vamos fazer para alcançar os nossos objetivos e envolve metas, prazos, plano de ação e é diferente para cada produto ou marca.
Como sabemos, nem todos os negócios são iguais. Então, pesquise quais mídias funcionam no seu, conheça seu público e defina como vai interagir com ele.
Planejamento de Mídias Sociais visual
Pesquisas mostram que as pessoas são mais propensas a engajar com posts envolvendo imagens, com maiores chances de finalizarem compras. Principalmente o público feminino. Mais do que nunca você precisa investir em redes que te favorecem nesta estratégia como:
O Facebook ainda é a melhor plataforma para atender seus consumidores na web e é ideal para o atendimento pós-vendas. Se você possui uma loja física então não esqueça de deixar seus clientes saberem que você está no Facebook, e deixá-los cientes também de que ofertas e conteúdos exclusivos serão postados lá regularmente, viralizando sua mensagem e gerando excelentes resultados.
YOUTUBE
Os vídeos têm grande impacto sobre os usuários e podem se tornar virais facilmente. Faz parte da estratégia deixar na descrição do vídeo um link que direcione o usuário ao produto anunciado, para estimular a finalização da compra. Além de proporcionarem humanização da marca e encurtamento de relacionamento com o cliente.
Um dos pontos essenciais para cativar o seguidores e vender produtos pelo Instagram é ter o cuidado de postar imagens e vídeos de qualidade e saber o momento de postar vídeo e o momento de postar foto. É importante montar um plano de publicações. Estipular quantas fotos ou vídeos serão postados por dia e em que horários. Isso pode ser traçado fazendo uma pesquisa em que período do dia os seus seguidores acessam mais o Instagram.
FLICKR
O método do Flickr mais utilizado é postar imagens de novos produtos. A estratégia de “teaser” do produto ou serviço pode alimentar a vontade de comprar até que o lançamento seja feito. E como no YouTube, gera aproximação do cliente com a marca.
Claro que há outras redes em que podem se montar um planejamento, citei apenas as mais conhecidas e que dão ótimos resultados.
Foque nas redes sociais relevantes para a sua marca. Não adianta tentar estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Você precisa estar onde o seu consumidor está!
Agora é hora de por a mão na massa e montar um planejamento em Mídias Sociais de sucesso e fechar vendas!
Profissional de Marketing Digital. Experiência com vendas, e estratégias de Marketing com finalidades de venda de produtos, serviços e ideias.
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