Persona na prática: dicas, como criar e quais os benefícios
- 14 de novembro de 2016
- Marketing, Marketing Digital, Melhores práticas
Uma boa estratégia de marketing digital é composta por elementos essenciais e precisa ser baseada no público-alvo que você deseja atingir.
E foi pensando no conceito desse público que, Alan Cooper, considerado o pai das buyer personas, criou uma forma de otimizar, segmentar e definir quem é esse público-alvo, o que ele faz e do que ele gosta.
Assim foi criada buyer persona ou persona, que é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ela que é ferramenta indispensável para toda e qualquer estratégia de sucesso desde o desenvolvimento de produtos, a produção de conteúdo.
A chave para o sucesso é definir suas personas com precisão
É comum que haja alguma confusão no conceito de público-alvo e persona, por isso é precisa prestar atenção na hora de definir, uma coisa é certa: persona e público-alvo não são sinônimos.
Para esclarecer, trouxe um exemplo prático, veja:
Público-alvo: Homens e mulheres, de 18 a 34 anos, solteiros, graduados em administração, com renda média mensal de R$ 3.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.
Persona: Luiz Gustavo, 23 anos, é arquiteto recém-formado e autônomo. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.
Portanto as personas não podem ser criadas através de palpites ou suposições. Defini-las com precisão é a chave para o sucesso da estratégia de sua empresa. Utilize todos os dados e ferramentas disponíveis para criar suas personas, não economize!
Mas afinal, como criar minha persona?
Antes de criar uma persona de qualidade, é importante conhecer o seu cliente e para isso é preciso fazer um estudo, pesquisa e análise.
Use uma lista de perguntas ou mesmo uma pesquisa de acordo com seu segmento. Mas lembre-se, você precisa ter em mente o que a pessoa responsável pela compra de seu produto ou serviço busca na área de atuação de sua empresa. Pense nos assuntos em que ela pode estar interessada, por exemplo os problemas que ela enfrenta no dia-a-dia relacionados ao seu setor.
Abaixo tem algumas questões que podem te ajudar a definir o perfil comportamental de sua persona:
• Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
• Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
• Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente)?
• Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
• Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
• Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
• No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
• Quem influencia suas decisões?
Agora você tem uma boa quantidade de dados brutos sobre os potenciais consumidores. Mas cuidado com os “achismos”. Não “ache” coisas, tenha certeza! A sua persona é seu cliente ideal, por isso é importante que conheça ele bem.
Após de unificar as informações e elaborar o personagem, agora é hora de partir para prática, a criação da pesona! Ao definir as personas suas empresa está pronta para se comunicar da maneira mais adequada com seus potenciais clientes. Não esqueça de formalizar e documentar sua persona.
O próximo passo é criar uma estratégia de relacionamento baseada na jornada de compra dessas personas. Aprenda também como fazer um plano de marketing digital para sua empresa.
Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.
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