Entre ‘celebridades digitais’, funcionários e micro-influenciadores existe um universo grande e variado de influenciadores à disposição da sua marca. Cada um atende a um objetivo de comunicação da marca e oferece vantagens que contribuem para ele. O YOUPIX divide esses influenciadores em 7 tipos:
1. Top Celeb
Pessoas famosas nativas ou não nativas digitais, sem fit com o tema ou target da empresa.
A ampla audiência desse tipo de influenciador é ideal para ajudar a sua marca a falar com um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Mas, por não ter relevância direta com o assunto do seu produto ou serviço, não representa, uma boa opção para gerar conversão em vendas. Sua audiência costuma ser genérica, o que não contribui para trabalhar percepção de marca.
2. Fit Celeb
Pessoas famosas nativas ou não nativas digitais, com relevância e fit com os assuntos da marca.
Encontrar uma celebridade que tenha sinergia total com os assuntos da marca representa uma chance para chegar em grandes audiências e convertê-las. Porém, esse tipo de influenciador, por seu tamanho, exige uma remuneração alta por parte das marcas. E quanto maior a audiência, mais difícil é criar uma relação emocional entre a marca e o consumidor.
3. Autoridade
Respeitados dentro de determinado segmento ou região, têm enorme ressonância e fit com tema ou target. Sua audiência costuma ser influente também.
O influenciador que é especialista em determinado tema ou região, por ter uma proximidade grande com a comunidade de interessados (e falar com eles a partir de uma linguagem especializada), ajuda a empresa a trabalhar a percepção sobre a marca e também a converter usuários em uma escala menor. Seu endosso é o seu maior ativo.
4. Ecossistema
Muitos pequenos influenciadores dentro de um tema que podem mover o ponteiro quando abordados juntos.
O que diferencia o “ecossistema” da “autoridade” é o seu poder de repercussão. São importantes dentro de uma estratégia de onipresença de marca, o que pode ajudar a construir melhor o posicionamento dela.
5. Trendsetters
Pessoas que são experts em seus campos de atuação e respeitados por serem early adopters ou líderes/advocates de um tema ou causa.
Reconhecidos por estarem conectados ao novo, ou por serem líderes de causas e discussões, têm uma respeitabilidade muito alta, o que contribui para trabalhos focados em posicionamento de marca.
6. Jornalistas
Trabalham na mídia tradicional e têm um grande alcance. Por conta disso, podem, ou não, ter relevância direta com o tema.
7. Público interno
São os funcionários da própria empresa, ou seja, micro-influenciadores da marca.
São excelentes para ajudar a humanizar a marca e divulgar a cultura e valores do negócio. Dependendo do tamanho da empresa, podem ajudar também no awareness da marca.
Para finalizar, saiba como sua empresa pode usar influenciadores em sua estratégia de marketing.
Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, desde 2012 no mercado trabalhando com Marketing Digital.
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