Os erros mais comuns que as empresas devem evitar no Facebook
- 11 de agosto de 2015
- Facebook, Mídias Sociais
Entre as diversas tarefas que os gestores de mídias sociais praticam na gestão de uma empresa nas mídias sociais, considero que aprender a se adaptar constantemente seja uma das principais, principalmente devido as diversas mudanças que o Facebook passou nos últimos tempos.
Já discuti anteriormente sobre “13 erros em mídias sociais que a sua empresa deve evitar” mas nesse artigo serão abordados apenas erros comuns praticados no Facebook.
Publicações excessivamente promocionais
De acordo com o Facebook, uma pesquisa em andamento com os usuários da rede mostra que os mesmos preferem ver mais publicações de amigos e páginas importantes para eles, e querem ainda ver menos conteúdo promocional.
Esses são os principais tipos de conteúdo que sua empresa deve evitar para não ser prejudicada pelo algoritmo do feed de notícias:
- Publicações que apenas direcionam as pessoas a comprarem um produto ou a instalar um aplicativo;
- Publicações que direcionam as pessoas a participarem de promoções e sorteios sem contexto real;
- Publicações que reutilizam exatamente o mesmo conteúdo utilizado em anúncios da empresa.
Não utilizar informações do Facebook para conhecer melhor o seu público
Em algumas conversas com outros profissionais de mídias sociais, alguns ainda justificam de uma forma ou de outra não utilizarem as informações presentes no Facebook Insights. Mas, não há nenhuma desculpa cabível por não estar aproveitando o poder do Facebook Insights, principalmente quando não tem acesso à uma ferramenta de análise mais robusta.
Com essas informações você pode entender o perfil demográfico do seu público, preferência por tipo de conteúdo, principais horários de consumo de conteúdo e mais.
Publicar demais ou publicar pouco
Após sair na web um artigo com a quantidade média de publicações à serem feitas nas mídias sociais. Foi iniciado um debate com outros profissionais de Marketing Digital de Alagoas, onde chegamos à um consenso de que não há uma receita quanto ao número publicações nas mídias sociais, e isso também é válido para o Facebook.
Então, você tem que conhecer o seu público, e analisar qual será a quantidade de publicações que deverá fazer semanalmente, levando em conta a disponibilidade de verba e de preferência do público.
Não publicar imagens de alta qualidade
Diversos artigos mostram que a tendência visual veio para ficar, e imagens de alta qualidade tendem à captar a atenção do público.
Não responder as mensagens privadas
Os mesmos critérios para responder mensagens na linha do tempo da sua empresa, devem ser usados para responder as mensagens privadas.
Não é porque a comunicação não está acontecendo de forma pública que você pode ignorar seus clientes. Certifique-se de responder sempre com agilidade, principalmente em casos de problemas relacionados à sua empresa, colaboradores ou produtos.
Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, desde 2012 no mercado trabalhando com Marketing Digital.
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