O que fazer quando o cliente quer cancelar?
- 27 de junho de 2017
- Clientes, Marketing, Melhores práticas
Lidar com cancelamento não é fácil mas você precisa está preparado para saber como converter essa situação complicada!
Cliente quer cancelar, e agora?
Nos últimos anos, o setor de serviços vem crescendo e sem dúvidas, você já deve ter contratado algum serviço de assinatura e conhece as necessidades e dificuldades como cliente.
Provar o empenho e gerar resultados para o negócio do seu cliente é o que move os serviços. Não basta vendê-los, é preciso acompanhar, realizar o pós venda e mais, educar o cliente para evitar que ele cancele por não saber aproveitar todos os recursos que você oferece pra ele.
Confira as algumas dicas abaixo e aprenda a contornar a situação quando o cliente quiser cancelar.
1. O motivo do cancelamento
É preciso entender primeiro, porque o cliente quer cancelar!
Ouvir o que seu cliente tem a dizer sobre o cancelamento é a melhor maneira de criar estratégias e reverter outros possíveis clientes que estejam no mesmo caminho de cancelamento.
Não é preciso encher o cliente de perguntas, mas uma conversa tranquila é a melhor forma para conseguir essas respostas.
2. Converta com uma oferta
Nem sempre o motivo do cancelamento está ligado ao preço do serviço, porém quando for, sugiro que tente fazer uma nova oferta para o cliente.
Você pode ofertar cortesias, descontos especiais e melhores formas de pagamento, desde que sua empresa também não passe do limite, para não ficar no prejuízo.
Mas cuidado, com muita cautela e atenção pois essa etapa influencia na decisão final do cliente
3. Mostre o valor do seu produto
Há uma grande diferença entre preço e valor mas você explicou isso antes para seu o cliente? Você deve mostrar o valor do seu serviço, mas isso deve ser feito antes de chegar ao ponto do cancelamento, porque se chega no ponto de uma insatisfação com o serviço, fica muito mais difícil de convertê-lo.
Investir em produção de conteúdo para educar seu cliente e deixá-lo bem nutridos, é a melhor opção! Além de conseguir mas leads qualificados e interessados em seu serviço, eles já estarão nutridos e educados para o investimento.
Dicas bônus
Tenha profissionais para cuidar do sucesso de seus clientes!
O Customer Success ou Sucesso do Cliente é responsável pelo relacionamento entre sua empresa e os clientes, para evitar problemas e quando eles são inevitáveis, poder corrigi-los o mais rapidamente e diminuir os danos causados a sua empresa.
E por fim, se você ainda quiser mais dicas, sugiro a leitura do artigo “4 dicas para diminuir a taxa de cancelamento de sua empresa” da TrackSales.
Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.
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