O que é Marketing Digital
- 2 de dezembro de 2015
- Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital
Em termos simples, Marketing Digital é a promoção de produtos ou marcas através de uma ou mais formas de mídia eletrônica. Marketing digital difere do Marketing tradicional na medida em que envolve a utilização de canais e métodos que permitem uma organização para analisar campanhas de Marketing e entender o que está funcionando e o que não é – geralmente em tempo real.
O Marketing Digital monitora coisas como o que está sendo visto, quantas vezes e por quanto tempo, vendas, conversões, o conteúdo, obras e se não funciona , etc. Enquanto a Internet é, talvez, o canal mais intimamente associado com Marketing Digital , outros incluem wireless, mensagens de texto, mensagens móveis instantâneas, aplicativos móveis , podcasts , painéis eletrônicos , canais de televisão e rádio digitais , etc.
Por que Marketing Digital é importante
A mídia digital é tão difundida que os consumidores possuem acesso a informações a qualquer momento e em qualquer lugar que eles querem. Longe vão as informações que as pessoas têm sobre seus produtos ou serviços provenientes de você e consistido apenas do que você queria que eles soubessem. A mídia digital é uma fonte cada vez maior de entretenimento, notícias, compras e interação social, e os consumidores estão agora expostos não apenas para o que sua empresa diz sobre a sua marca, mas o que a mídia, os amigos, parentes, colegas, etc., estão dizendo também. E eles são mais propensos a acreditar neles do que você. As pessoas querem marcas que podem confiar, as empresas que os conhecem, comunicações que são personalizadas e relevantes e ofertas adaptadas às suas necessidades e preferências.
Gerenciar relacionamentos com clientes em todos os canais
Marketing Digital e seus canais associados são importantes – mas não para a exclusão de tudo o mais. Não é suficiente apenas conhecer seus clientes; você deve conhecê-los melhor do que ninguém para que você possa se comunicar com eles, onde, quando e como eles estão mais receptivos à sua mensagem. Para fazer isso, você precisa de uma visão consolidada das preferências e expectativas dos clientes em todos os canais – Web, mídia social, celulares, mala direta, ponto de venda, etc. Os comerciantes podem usar essas informações para criar e antecipar consistentes e experiências do cliente coordenadas que irá mover os clientes ao longo do ciclo de compras. Quanto mais profunda a sua visão sobre o comportamento do cliente e preferências, o mais provável é que você consiga envolvê-los em interações lucrativas.
Enfrentando desafios no Marketing Digital
• Proliferação de canais digitais: Os consumidores usam múltiplos canais digitais e uma variedade de dispositivos que usam diferentes protocolos, especificações e interfaces – e eles interagem com os dispositivos de maneiras diferenciadas e para diferentes fins.
• A intensificação da concorrência: Canais digitais são relativamente baratos, em comparação com a mídia tradicional, tornando-os ao alcance de praticamente todas as empresas de todos os tamanhos. Como resultado, está se tornando muito mais difícil de capturar a atenção dos consumidores.
• Grandes volumes de dados: Os consumidores deixam para trás um enorme rastro de dados em canais digitais. É extremamente difícil obter uma alça sobre todos esses dados, bem como encontrar os dados certos no prazo de grandes volumes de dados que podem ajudá-lo a tomar as decisões corretas.
Três peças chaves para o Sucesso no Marketing Digital
Então, o que é preciso fazer para nortear o Marketing Digital? Aqui estão três peças chaves:
• Gerenciar relacionamentos com clientes complexos através de uma variedade de canais – tanto digital e tradicional.
• Responder e iniciar interações com os clientes dinâmicos.
• Extrair valor a partir de dados para tomar melhores decisões mais rapidamente.
Caso sua empresa necessite de um diagnóstico mais específico, você pode também pedir uma avaliação gratuita para um de nossos consultores.
___
Este artigo foi traduzido e adaptado do original, What is digital marketing?, do SAS.
Profissional de Marketing Digital. Experiência com vendas, e estratégias de Marketing com finalidades de venda de produtos, serviços e ideias.
Sobre nós e este blog
Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.
Solicite um orçamento
Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.