Métricas do Instagram que vão melhorar seus resultados

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Todos os profissionais e empreendedores que trabalham com o Instagram precisam saber que existem caminhos inteligentes para produzir conteúdo nessa rede social. O mais certeiro deles é entender as métricas dos relatórios do Instagram para usá-las a seu favor.

O que são relatórios do Instagram

O relatório do Instagram é o conjunto de informações disponibilizadas nas contas Business (contas comerciais ou para empresas).

Ele pode ser facilmente acessado: basta ir à página do perfil, clicar no símbolo de configurações (as 3 linhas horizontais) que fica no canto superior à direita e, depois, clicar em “Informações”. Estes relatórios são fonte de muita informação útil.

Métricas dos relatórios do Instagram para melhorar seus resultados

O Instagram traz mais de 20 métricas em seu relatório, mas antes de apresentá-las, vamos destacar o que são resultados no Instagram.

Resultados no Instagram vão variar de acordo com o objetivo da marca ao ter um perfil nessa rede social.

Alguns exemplos de objetivos comuns são:

» aumento de autoridade sobre um assunto, mais comum entre marcas pessoais;

» aumentar o conhecimento sobre a marca;

» gerar tráfego para um blog ou site;

» gerar leads;

» gerar vendas pelo Instagram.

Assim, cada um desses objetivos terão diferentes resultados esperados, que vão se relacionar com determinadas métricas:

» aumento de autoridade: número de seguidores, número de interações (taxa de engajamento) e perguntas realizadas;

» aumentar o conhecimento sobre a marca: número de seguidores, número de menções do perfil;

» gerar tráfego para um blog ou site: cliques nos links, taxa de engajamento nas publicações referentes a novo conteúdo postado;

» gerar leads: número de seguidores, número de formulários preenchidos vindos do Instagram;

» gerar vendas pelo Instagram: cliques nas tags do Instagram Shopping, número de acesso a links nos Stories, número de acessos nas páginas de compra via Instagram.

Portanto, os resultados ideais mudam porque os objetivos de cada negócio é diferente.

Métricas dos relatórios do Instagram sobre Atividade

As métricas sobre atividade são aquelas que dizem como as pessoas, seguidores ou não, interagem com todos os elementos do seu perfil.

Estamos falando das seguintes métricas:

» Seguidores: o total de seguidores que você tem, número disponível na página do perfil;

» Interações: o total de ações executadas no perfil;

» Visitas ao perfil: número de pessoas que viram a página do seu perfil;

» Cliques no site: número de cliques feitos no link na bio;

» E-mail/Ligar: número de cliques em Ligar ou em E-mail, caso você tenha ativado estas opções em seu perfil;

» Alcance: alcance geral de tudo o que você publicou em uma semana e representa o número total de pessoas que viram pelo menos uma das suas publicações;

» Impressões: impressões gerais de tudo o que você publicou em uma semana e representa o número total de vezes que as pessoas viram suas publicações. Isso significa contar que se uma pessoa viu 5 vezes seu post, você tem 5 impressões;

Como usar a informação sobre Atividade

Métricas de Atividade são muito importantes para quem tem objetivos do tipo gerar leads e visitas no site.

É por meio desses dados que você entenderá se seu perfil como um todo (o que inclui feed, biografia e call-to -actions) estão atrativos e trazendo clareza sobre o que seu negócio entrega.

Nesse cenário, as métricas de atividade devem ser usadas para que você tome as seguintes ações:

» alterar a biografia do seu Instagram. Pode ser que ela precise explicar melhor o que seu negócio faz e como obter seu serviço;

» passar a usar ou melhorar seus call-to-actions nos Stories, nos posts no feed e na bio;

» usar hashtags, geolocalização e incentivar que seu perfil seja mencionado por parceiros no Instagram aumenta a visibilidade do seu conteúdo e vai trazer mais pessoas para seu perfil;

» colocar todas as informações possíveis no perfil como e-mail, número para ligações e localização da empresa;

O ideal é que você tome nota dos números, faça as alterações necessárias e compare os relatórios do Instagram a uma frequência semanal.

Métricas dos relatórios do Instagram sobre Conteúdo

Neste grupo estão as métricas mais importantes do Instagram!

Se seu conteúdo não aparece para um bom número de pessoas, pode ter certeza que você não atingirá nenhum dos seus objetivos.

Portanto, é muito importante ficar de olho nelas e usá-las para avaliar se o que posta está de acordo com o que seu público gosta.

Vale lembrar que as métricas de conteúdo são disponibilizadas individualmente para cada tipo publicação, seja um post no feed, seja um Story, seja uma live.

As métricas de conteúdo são:

» Alcance: o número total de pessoas que viram a publicação;

» Impressões: o número total de vezes que as pessoas viram a publicação;

» Compartilhamentos: a soma do número de envios do seu conteúdo por mensagem direta e de envios para os Stories (repostagem).

Como usar a informação sobre Conteúdo

Você precisa avaliar e ser muito sincero para entender se você está focando na persona certa e produzindo o ideal para essa pessoa.

Métricas exclusivas das publicações no feed

» Curtidas: o número de curtidas por publicação;

» Salvamentos: o número de salvamento que foram feitos, o que para publicações no feed significa clicar no símbolo de bandeirinha que fica no lado direito abaixo da foto;

» Engajamento: o total de interações de uma publicação, o que para posts no feed inclui a soma de curtidas, comentários e salvamentos;

» Visualizações: métrica de vídeos no feed que mostra por quantas pessoas o vídeo foi visto;

» Comentários: o número de comentários por publicação, incluindo os que foram feitos por você;

» Como usar a informação sobre Conteúdo para publicações no feed

As métricas das publicações no feed dizem muito sobre como está seu engajamento no Instagram.

E ele não é uma métrica de vaidade: sem as valiosas interações, seu conteúdo aparece para um número menor de pessoas. Isso diminui as chances de alcançar os resultados pelos quais trabalha.

E como o que garante o engajamento é a qualidade do conteúdo, você deve usar estas métricas dos relatórios do Instagram para melhorar as suas postagens e dar ao público aquilo que interessa e ele. Assim, você gera engajamento, que dá mais visibilidade e a possibilidade de ainda mais interações.

Que tipo de postagem gerou mais compartilhamentos? O que as publicações com mais comentários têm em comum? É o tipo de imagem, a legenda, o horário de postagem ou um tema específico?

Métricas exclusivas dos Instagram Stories

» respostas: o número de respostas para determinada foto ou vídeo de acordo com o que você colocou (caixa de perguntas ou enquete);

» ações após terem visto os Stories;

» clicou no link no Story (utilizou o “arrasta para cima”);

» visitas no perfil;

» clicou em Como Chegar;

» clicou em Ligar;

» clicou em E-mail;

» clicou no link na bio;

» enviou mensagem.

Como usar a informação sobre Conteúdo dos Instagram Stories

Verifique se a sua estratégia para Instagram Stories está alinhada com o tipo de conteúdo ideal para esse canal.

Se as pessoas estão saindo dos seus Stories, temos um sinal de alerta! Significa que seus Stories não geram interesse ou que demoram a desenvolver o assunto dentro dos 15 segundos.

Por isso, é essencial criar sequências de Stories que geram interesse para os usuários e que jamais sejam chatos a ponto de alguém te silenciar.

Métricas dos relatórios do Instagram sobre Público

Estas métricas te ajudam a entender quem é seu público.

Aqui, é importante que você também avalie se está fazendo conteúdo para a persona certa. Você atinge as pessoas do local, da faixa etária e do sexo para qual seu produto é pensado?

As métricas de público, sempre mostradas por percentual de grupo, são:

» Principais localizações: as 5 cidades e os 5 países de onde a maioria dos seus seguidores é;

» Faixa etária: a idade, por faixa etária, em que seus seguidores estão;

» Gênero: de qual sexo, masculino ou feminino, seus seguidores são;

» Seguidores: os horários e os dias da semana nos quais a maioria dos seus seguidores fica ativo no Instagram.

» Como usar essa informação sobre Público

Estas informações são úteis para você produzir conteúdo de interesse para quem te segue, fazer promoções especiais, falar de eventos locais e ainda para entender se seu conteúdo está atraindo quem você realmente pretende conquistar.


Com informações de Rock Content.

Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, desde 2012 no mercado trabalhando com Marketing Digital.

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