Marketing Digital na Prática
- 29 de agosto de 2018
- Marketing, Marketing Digital, Melhores práticas
Marketing Digital na prática, qual a melhor estratégia?
Muito se fala sobre Marketing Digital, dicas de marketing, venda mais na internet com marketing e tal, mas afinal o que é marketing digital? Por onde começo? Como aplicar o marketing digital de maneira estratégica e efetiva para conseguir resultados?
Denominado como um conjunto de estratégias com o objetivo de gerar resultado online e offline para empresas, marcas e pessoas, o marketing digital tem como objetivo, atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
Seu diferencial é a possibilidade de um tratamento mais singular e direto com o cliente, compreendendo suas necessidades e buscando sempre satisfazê-lo da melhor maneira. Pela utilização de várias ações e métodos nos canais online que permitam a análise de resultados em tempo real.
Quais as vantagens?
Ao criar uma campanha online, temos muitas vantagens, a primeira delas são as métricas. Como falei anteriormente, no offline por exemplo, você tem uma campanha de outdoor, mas não sabe quantas pessoas visualizaram essa campanha no outdoor. Já no online, não, você tem como saber quantas pessoas visualizaram seus conteúdos.
O segundo ponto é a agilidade. Você consegue acompanhar em tempo real suas campanhas, saber como está indo, realizar testes AB, mudar de estratégias. O que é impossível no offline (por exemplo, um panfleto impresso que contenha erro, imagine o tempo que levará da edição a nova tiragem do material impresso e sua nova distribuição).
Alcance, esse nem se fala. A internet é a rede mundial, você se conecta com pessoas do mundo inteiro, seu conteúdo, produto, serviço chega a várias pessoas que não estão no mesmo lugar/território que você.
Complementando: temos a segmentação. Com ela é possível alcançar público específico no mundo inteiro. (Você não consegue com o marketing tradicional atingir públicos determinados, por exemplo: quero que essa propaganda passe somente para nadadores). Já com o marketing digital é possível escolher e destinar campanhas para públicos segmentados (Pessoas de 18-25 anos que praticam tênis em São Paulo).
E por fim mas não menos importante, a interação, quem imaginou um dia falar diretamente com o público/consumir de sua marca? Falar com as pessoas como elas falam com você? Seja ela direta ou indiretamente, com feedbacks, avaliações.
Como aplicar o Marketing Digital na prática?
Ao traçar uma estratégia de marketing para mídias sociais, um dos pontos mais importantes é saber claramente aonde você quer chegar, ter objetivos claros.
Após definir os objetivos você precisa montar o planejamento e ter estratégias eficientes para que gere resultados.
É importante unificar estratégias selecionadas afim de desenvolver e aprimorar ainda mais seu planejamento. Segue algumas dicas para listar no seu planejamento:
- Linha editorial;
- Estratégias e ações para atingir o objetivo da empresa;
- Principais hashtags do nicho de mercado da empresa;
- Principais palavras-chave do nicho de mercado da empresa;
- Campanhas específicas, caso seja necessário;
- Indicação de investimentos em Facebook ADS, Google Adwords e outros.
- Datas comemorativas importantes.
Estratégias eficientes de marketing digital na prática
É normal que, ao trabalhar com marketing de conteúdo, você queira ver o crescimento do tráfego orgânico. A primeira coisa que temos que lembrar é que o tráfego orgânico é construído a longo prazo. Nos primeiros meses esse tráfego esteja com um crescimento mais modesto. Mas, quais pontos devem ser trabalhados para esse número crescer? Vejamos:
A frequência de postagem é essencial para os resultados da sua estratégia e o volume de postagens irá influenciar diretamente em maiores números de tráfego. Isso porque a frequência de postagem significa frequência de indexação das suas páginas no Google. Indicamos no mínimo uma postagem por semana. Não adianta postar todos os conteúdos daquele mês em um dia e voltar a postar no mês seguinte.
E qual a frequência ideal?
Não existe uma resposta exata aqui. Você deve avaliar quantos conteúdos consegue produzir e gerenciar com qualidade.
Lembre-se: o conteúdo deve ser voltado para a persona e a qualidade do conteúdo deve focar na dúvida da persona, que esta esteja esclarecida. Você pode medir a eficácia do conteúdo através de métricas.
A promoção de conteúdo é muito importante. Para um blog novo, ela torna-se essencial.
Afinal, não adianta ter um conteúdo relevante se você não mostra ele para ninguém. Por isso quem promove conteúdo tem em média 40% a mais de tráfego do que quem não promove.
A promoção do conteúdo não é apenas nas redes sociais, mas também por email e até mesmo através de parceiros.
No caso específico das redes sociais, o Google tem considerado cada vez mais essas interações para dar relevância à página. Você não vai perder essa oportunidade, vai?
Qual é o tamanho dos conteúdos do seu blog?
Sabemos que a média do tamanho de conteúdos nas primeiras páginas do Google é de 2.000 palavras.
Mas isso não significa que esse é o tamanho ideal para todos os conteúdos.
É importante ver a concorrência da palavra-chave que está sendo trabalhada naquele conteúdo, mas o foco principal deve ser a persona: o tamanho ideal é aquele que responde a dúvida da sua persona.
São esses conteúdos que terão melhores resultados nos buscadores.
Um grande erro em estratégia de marketing de conteúdo é focar em textos que falem apenas da solução do problema ou dos produtos/serviços da sua empresa.
Ao contrário do que muitos pensam, o foco deve ser em conteúdos de topo de funil, ou seja, quando a sua persona ainda nem sabe que tem o problema que sua empresa poderá resolver.
Chamamos esse tipo de conteúdo de atração, exatamente porque ele será responsável por atrair novos visitantes ao seu blog.
A proporção 80/20 é para isso: 80% de conteúdo (topo de funil) e 20% propaganda (meio e fundo de funil).
Depois de entender um pouco mais sobre o marketing digital, confira também 10 estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas!
Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.
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