Learning By Doing: Planejamento de Marketing Digital
- 2 de dezembro de 2018
- Marketing Digital
Imagine reunir várias pessoas, de áreas distintas, para aprenderem sobre Planejamento de Marketing Digital na prática. Apenas com um manual de instruções, um Canvas criado especificamente para o projeto, post-its e folhas de rascunho.
Learning By Doing, bebê.
Nossas estrategistas, Amanda Silva e Vanessa Nascimento, selecionaram o Wallacy Barreto, Thamires Paulino, Diego Leonardo, Rodrigo Albuquerque, Carolina Magalhães e Williams Silva para participarem do projeto.
Sigam eles no Instagram, essa galera tem muito à compartilhar com o mundo.
Causa Animal
Todo o processo foi guiado por mim e auxiliado por Amanda e Vanessa, cada uma em uma das equipes. Inicialmente o processo seria aprender a fazer planejamento digital para empresas fictícias, porém percebemos que seria muito mais legal criar para uma CAUSA REAL e bastante necessária.
Escolhemos então criar duas campanhas para as Protetoras Arapiraca através dessa imersão. Até Vanessa e Amanda não estavam cientes de quais seriam os desafios de cada campanha, tudo para que o bloqueio criativo surgisse mas fosse contornado em equipe através de um mapa claro.
Material do projeto
» Canvas confeccionado para o projeto em tamanho 120×80 cm
» Post-Its para colagem de ideias
» Manual de instruções para preenchimento do Canvas
» Ficha para criação de persona afinal não se vive de público-alvo na internet
» Briefing do projeto com informações relevantes da ONG e também sua proposta
Sim, também teve cafezinho e chocolate para que as ideias continuassem fluindo, afinal foram quase 5 horas focados em desenvolver campanhas aplicáveis com exatamente zero real em verba.
Também, além de sair do escritório com o material do projeto, os ‘novos estrategistas’ também receberam de maneira exclusiva o Canvas em pdf para imprimirem em qualquer tamanho para que possam aplicar em seus próprios projetos pessoais.
Recebemos alguns pedidos para compartilhar o Canvas, porém, por enquanto iremos ceder ele apenas para quem participar dos treinamentos gratuitos de imersão em planejamento de marketing digital. Se você está lendo isso e teve interesse, fique ligado em nosso Instagram, estamos com um projeto de realizar uma nova imersão a cada três meses em 2019 e prometemos não repetir as escolhas abrindo mais chance de você também participar.
Processos do projeto
Nesta imersão seguimos os seguintes processos:
1. Distribuição de briefings
2. Definição de equipes: cada estrategista selecionou um participante (em ordem) até terem formado seus times.
3. Análise do cenário: verificar o que as demais ONGs da ‘causa animal’ estão fazendo relacionados a cada proposta/objetivo do briefing.
4. Definição da persona: com base nas informações disponíveis e detalhes sobre o público que comenta nas redes sociais da ONG.
5. Preenchimento do Canvas: com métricas (KPIs), persona, canais de distribuição de conteúdo, ações-chave, estratégias específicas e resultados esperados.
6. Apresentação da campanha: cada equipe apresentou seu projeto para validar as estratégias e ações frente à todos presentes.
Campanhas
Proposta 1: Aumentar o número de adoções dos ‘itimalias’
Equipe de estrategistas: Amanda Silva, Rodrigo Albuquerque, Carolina Magalhães e Williams Feitosa.
Mote da campanha: A campanha desenvolvida trouxe à tona a emoção boa por trás da adoção e também o lado triste quando o ‘itimalia’ não encontra um lar definitivo.
Proposta 2: Aumentar as doações financeiras para o projeto
Equipe de estrategistas: Vanessa Nascimento, Wallacy Barreto, Thamires Paulino e Diego Leonardo.
Mote da campanha: A campanha desenvolvida foi algo mais a longo prazo, baseando-se em ferramentas de captação de doação e também inclusão de novos voluntários.
O que vem a seguir
As estrategistas da agência, Vanessa e Amanda, irão documentar todo o Canvas em um planejamento com cronograma de ações e iremos apresentar para as coordenadoras da ONG nas próximas semanas. Vamos postar todo o desenvolvimento nos stories do nosso Instagram, além de liberar para que todos os envolvidos no planejamento acompanhem o processo inteiro. Legal não é?
Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, desde 2012 no mercado trabalhando com Marketing Digital.
Sobre nós e este blog
Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.
Solicite um orçamento
Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.