Como investir em Marketing sem comprometer seu orçamento?
- 24 de setembro de 2015
- Melhores práticas, Mídia
Recentemente iniciei um diálogo com Cristiane Felix, contadora e responsável administrativa do escritório de contabilidade Mérito Contábil a respeito de encontrarmos uma forma de ajudar os empreendedores a definirem seu orçamento de mídia e marketing, de forma que este calculo seja bom até mesmo em tempos de crise, como o que estamos presenciando atualmente com a alta do dólar.
Pois, um dos problemas mais comuns dos gestores é cortarem todos os investimentos de Marketing em situações que a empresa precisa dar uma enxugada no orçamento, sendo que ao cortar os investimentos de Marketing diminuem também as oportunidades de negócio e consequentemente a situação da empresa ficará cada vez mais delicada.
Para ilustrar o que defendemos acima, compartilhamos a história do casal, Elza e Orlando, escrita por Agnelo Pacheco, presidente e diretor de criação da Agnelo Comunicação para o AdNews:
“Um casal, Elza e Orlando, abriu uma banca de frutas na estrada, perto da cidade. Porque as frutas estavam sempre novas, porque eles tinham um carinho especial com os clientes que paravam ali, as vendas subiam a cada mês. A banca que tinha cinco metros de frente, foi ampliada para 15 metros e, depois, para 25 metros. Contrataram funcionários para ajudar, mas nunca abriram mão de estar sempre ali. Começaram a ganhar muito dinheiro.
Ganharam tanto, que deu para financiar os estudos do filho mais velho, Ricardo, que se formou em economia e fez um curso de pós-graduação numa renomada Universidade.
Uma tarde de domingo, Ricardo, já formado em tudo, passou na banca de frutas de seus pais. Viu, enquanto estava ali, mais de 50 carros pararem, com diversas famílias e muitas crianças. Tudo para comprar as frutas que adoravam. Estranhou que os pais dessem gomos para as crianças experimentarem. E que toda dúzia viesse com duas a mais de brinde.
No final do dia, Ricardo chegou perto do pai e disse: “Pai, vem aí uma crise econômica pesada. E o senhor precisa se prevenir. Nada de gomos de frutas para o pessoal experimentar e acabe com este negócio de dar duas frutas de brinde a cada dúzia. Reduza também o pessoal que atende. Os clientes podem esperar um pouco mais para serem atendidos”.
Preocupado com as palavras do filho graduado, o casal decidiu, já na semana seguinte, cortar pessoal, acabar com os gomos de frutas para que os clientes provassem, procurou comprar produtos de outros fornecedores sem a qualidade de antes e uma dúzia vinha sem brinde extra. Nada de 14 frutas numa dúzia.
Os clientes, percebendo as mudanças, começaram a diminuir. A cada semana, menos e menos clientes. Numa tarde de domingo, quando o movimento no passado era enorme, não parou nenhum cliente. Desolado, Orlando virou para sua mulher, Elza, e desabafou: “Elza, nosso filho é um gênio. A crise chegou”.
Naquela noite, antes de dormir, Orlando começou a rememorar o seu passado. E pensou: “eu fiz tudo isto, cresci com meu feeling, me assustei com a crise e acabei afastando meus clientes”.
No domingo seguinte, ele voltou a entregar a dúzia de 14, colocou uma placa grande com uma chamada: AQUI, NOSSA DÚZIA SÃO 14. Voltou para os fornecedores de antes e passou a dar gomos para as pessoas provarem. Em pouco tempo, tudo tinha voltado a ser como no passado. Vendia cada vez mais.
Esta historinha serve para alertar todas aquelas empresas, poucas felizmente, que ao primeiro sinal de uma crise, cortam todos os seus investimentos para conquistar e atrair seus consumidores e clientes.”
Quanto você pode investir em Marketing?
De acordo com Cristiane Felix, para que o empreendedor invista uma quantia fixa, este precisa ter um bom planejamento financeiro, evitando investir mais do que sua empresa pode, o que causaria grandes danos à saúde financeira da empresa.
Nossa colaboração resultou em não sugerir um valor fixo, caso sua empresa não tenha um bom planejamento financeiro, mas sim, reinvestir 10% do faturamento liquido mensal em campanhas de Marketing.
Aqui na agência adotamos essa metodologia, então, se faturarmos 20 mil reais por mês, reinvestiremos 2 mil reais em campanhas. Mas, aí está o segredo: reinvestir. Você precisa disso para continuar escalando sua empresa.
Caso você não defina um verba para marketing, dificilmente você irá crescer. Você pode definir a porcentagem que achar melhor, podendo começar com 5%, testar, melhorar e quando tudo estiver de acordo com o esperado, você escala a sua campanha, aumenta a verba e, provavelmente, o seu retorno.
Caso sua empresa necessite de um diagnóstico mais específico, você pode também pedir uma avaliação gratuita para um de nossos consultores.
Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, desde 2012 no mercado trabalhando com Marketing Digital.
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