Emojis: como fazer marketing com eles
- 19 de junho de 2017
- Marketing, Marketing Digital, Mídias Sociais
Você já usou um emoji hoje?
Se você usa muito as redes sociais, acredito que a sua resposta será “Sim”. Esses simbolozinhos que têm a aparência de expressões, objetos, animais, tipos de clima etc. são uma febre nos Smartfones e dificilmente deixamos de usar em nosso dia a dia.
Mas, não confunda. Emojis e emoticons são duas coisas diferentes. Enquanto emojis são caracteres independentes, os emoticons são carinhas ou símbolos feitos com os caracteres do teclado, como (-: ou <3.
Muito além da internet, os emojis estão presentes em quase tudo hoje em dia. Inclusive no Marketing. E é por isso que hoje vamos falar sobre como fazer Marketing com eles. Mas, primeiro vamos às estatísticas:
Estatísticas sobre o uso de emojis
Pesquisa vinda da Quintly:
• Emojis são usados em 56% dos perfis na rede;
• O uso de emojis cresceu 20% em 2016;
• Posts com emoji geram mais engajamento, cerca de 17% mais.
Vindo dessa mesma pesquisa, os emojis mais usados em 2016 foram:
Outras redes sociais
• O uso de emojis aumenta em 25,4% o engajamento no Twitter;
• No Facebook, o número de likes aumenta em até 57% com o uso dos caracteres, já comentários e compartilhamentos aumentam 33%;
• 72% das pessoas abaixo de 25 anos usam emoji frequentemente;
• Já entre pessoas de 25 a 29 anos são 75,9%;
• Entre 30-35 anos esse número chega a 68,3%;
• Acima de 35 anos temos 62,3% de uso;
• 92% dos usuários de internet usam emojis.
Emojis no marketing
Com a grande popularidade dos emojis e a maneira em que eles estão inseridos na cultura do mundo todo, bons profissionais de marketing enxergaram as inúmeras possibilidades que essa linguagem pode proporcionar para a comunicação com seus clientes.
Como vimos nas estatísticas do último tópico, 92% dos internautas hoje usam emojis.
Apesar de ser uma tendência fortíssima, é preciso ter cuidado no uso tanto para não exagerar quanto para não causar mal-entendidos. Por isso, trouxemos algumas dicas para você usar emojis no marketing da sua empresa:
1. Conheça a sua persona
Esse é o passo fundamental antes de pensar em qualquer comunicação, como sempre falamos aqui no blog.
Antes de pensar no que dizer e como dizer, saiba se sua persona se engaja com o uso de emojis. Vai que o seu público está justamente nos 8% que ainda não usa e nem se identifica com os caracteres?
Para isso use pesquisas e testes. Veja que tipo de comunicação sua persona reage mais e como ela se adapta.
2. Saiba os significados dos emojis
Um dos maiores erros no uso de emoji no marketing é usar os caracteres sem saber direito o significado. Nem todos podem representar o que você pensa então é importante saber exatamente o que você está comunicando.
Uma boa dica é usar a Emojipedia para descobrir o significado de todos os emojis, além de pesquisar os caracteres escolhidos nas redes sociais para ver como as pessoas os usam e em que contexto.
3. Fique atento às novidades
Você já deve ter notado, mas os emojis são atualizados constantemente.
Algum que fale diretamente com a sua marca pode surgir e ser uma importante maneira de engajamento com seu público.
Fique atento também ao que sua persona tem usado, quais são as tendências e quais não têm sido mais usados.
Sei que batemos bastante na tecla da persona mas é realmente importante que sua comunicação seja afinada na linguagem de quem você quer atingir.
4. Use emojis para humanizar sua marca
Como já vimos lá nos primórdios dos emojis, sua criação foi justamente para passar emoções que não eram possíveis no texto e deixar as mensagens menos frias e distantes.
Portanto, é uma boa opção usar os caracteres em interações em tempo real e para engajar com seu público, especialmente quando essa interação tiver um caráter mais informal e divertido, como, por exemplo, quando alguém elogiar sua empresa ou um conteúdo que sua página tenha postado.
5. Evite mensagens codificadas ou explique-as muito bem
Um dos principais cases no uso de emoji no marketing é o anúncio do Chevy pela Chevrolet:
Você conseguiu entender perfeitamente a mensagem passada?
Se a resposta foi negativa, você não foi o único: pensando justamente nisso, a Chevrolet disponibilizou uma explicação da campanha e a tradução do texto.
Nem todo mundo consegue entender de pronto o que os símbolos querem dizer, por isso, tome cuidado com mensagens totalmente codificadas com emojis. Sua mensagem pode acabar não sendo passada e você pode perder a chance de criar uma conexão com o público.
6. Saiba quando usar
Um emoji usado em um contexto muito sério — como durante a resposta de uma reclamação do seu cliente no Twitter ou em um comunicado mais sério — pode ser um tiro no pé.
Tenha certeza de que o emoji não vai confundir ou irritar a pessoa que está lendo a sua mensagem.
7. Use emojis relevantes para sua mensagem
Nunca use emojis apenas por usar. Tenha certeza que o uso vai realmente adicionar algo a sua mensagem ou vai ser relacionado com o que você quer dizer. Pegamos o exemplo deste post para ilustrar:
Alguns usos relevantes e adequados de emojis
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Outros usos não tão adequados assim e meio confusos
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O uso de emojis vem crescendo e firmando esses caracteres como uma nova língua universal, que traz muito mais riqueza para nossas comunicações.
Sua marca tem muito a ganhar a usar essa ferramenta, mas fique atento ao seu público e a como ele reage com o uso de emojis.
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Este artigo criado e inspirado no original, O que são os emojis, de onde vieram e como fazer marketing com eles, do Marketing de Conteúdo.
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