5 perguntas para a elaboração de um bom briefing
- 20 de julho de 2020
- Cultura, Marketing, Melhores práticas
Briefing é ferramenta utilizada por diversos profissionais, não somente na área do marketing, para coleta de informações. Em outras palavras, podemos dizer que ele é o documento utilizado para registrar os dados necessários para a criação de um projeto, como por exemplo o objetivo, orçamento, prazo e público.
O briefing é um elemento fundamental do planejamento!
Criar um briefing é muito fácil, desde que seja utilizada as técnicas corretas. Pois é com ele que garantimos um resultado satisfatório, alinhado com as expectativas do cliente.
Pensando nisso, trouxe aqui algumas dicas em forma de questionamentos para você documentar e utilizar em uma conversa com o cliente.
1. Qual é o seu objetivo com esse projeto?
Antes de começar qualquer projeto ou tomar qualquer atitude você precisa ter bem definido o objetivo.
Tente responder essas 2 perguntinhas base:
1 – Por que estou fazendo isso?
2 – Onde quero chegar?
(Ou pergunte ao seu cliente).
Se você começar o projeto sem antes definir o objetivo, lá na frente você pode correr o risco de se perder no meio do caminho e tomar atitudes que são prejudiciais ou simplesmente não são relacionadas com o resultado que você ou seu cliente desejam.
Não se limite na fase de coletar informações. Isso não é uma perda de tempo, é uma chance de você pegar as entrelinhas do projeto, aqueles desejos que não foram falados ou deixado claro.
2. Qual é o seu público de interesse?
Para alguns essa fase pode parecer óbvia, mas para outros não, então saiba que é impossível fazer algo que seja eficiente sem conhecer o público alvo.
Quem são essas pessoas? Que idade elas tem? Que tipo de conteúdo elas gostam? Onde elas moram?
Se você ou seu cliente ainda não sabe qual a persona ideal para o projeto, é legal ver algumas dicas, como criar e quais os benefícios de se ter uma.
É fundamental que você ou seu cliente saiba definir se o público dele faz parte das classes A, B, C ou D, a sua faixa etária, se são mais homens ou mulheres, os principais compradores da marca, entre outras informações, para que ele consiga entregar ou facilitar o relacionamento e até mesmo o desejo do cliente com sua marca.
3. Qual seu orçamento?
Sim! Qual o seu orçamento?
Muita gente acha que essa é uma pergunta incoerente, mas é crucial que você saiba o quanto seu cliente, ou você, está disposto a investir antes de começar qualquer projeto. Assim você não faz um trabalho exagerado sem ter o retorno necessário ou medíocre, gastando dinheiro desnecessário.
Saiba como investir em Marketing sem comprometer seu orçamento.
4. O que você gosta de fazer?
Essa pergunta pode até ser feita no início da sua conversa, naquele momento do quebra-gelo, mas não pode nunca ser esquecida.
Os gostos do cliente importa, principalmente para seu resultado poder valer a pena. Essas informações, vão facilitar muito a maneira que irá apresentar suas ideias, pois você já vai saber se ele(a) é uma pessoa mais família, independente ou aventureira.
5. O que torna seu projeto ser diferente?
O tempo inteiro estamos competindo e concorrendo com outros negócios, então os diferenciais são de extrema importância.
Esses diferenciais podem ser, por exemplo, o nicho que seu cliente atende, ou uma característica única do seu projeto.
Você precisa saber qual é esse diferencial para tentar explorá-lo sempre de maneira visual.
Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.
Sobre nós e este blog
Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.
Solicite um orçamento
Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.