10 estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas
- 16 de maio de 2016
- Empreendedorismo, Marketing Digital, Melhores práticas
A busca por soluções de marketing digital para pequenas empresas tem crescido bastante.
Atualmente, o Brasil conta com mais de oitenta e cinco milhões de Internautas e empresário algum pode se dar ao luxo de ignorar um público desses, sejam eles usuários de computadores ou dispositivos mobile.
É impossível dissociar o marketing do conceito de empreendimento, planejamento, inovação e adaptabilidade – todos são, praticamente, sinônimos de marketing. Portanto não dá para deixar passar o marketing de seu negócio ou simplesmente esquece do marketing digital.
Investir em estratégias estratégias de marketing digital para pequenas empresas não é mais uma questão de opção e sim uma imposição do mercado. E se fazer presente no ambiente digital é tornou-se uma questão de sobrevivência para as PMEs.
Pensando nisso, separei algumas estratégias de marketing digital, que vão te ajudar a se posicionar no marketing digital. Confira!
1. Explore dicas criadas por sua equipe
“Pessoas influenciam pessoas. Nada é mais influente do que uma recomendação de alguém de confiança. Essa fonte confiável pode influenciar uma pessoa mais do que qualquer tipo de mensagem, em qualquer meio tradicional. Um influenciador é o Santo Graal.” Mark Zuckerberg
Aproveite o domínio de sua equipe em determinados assuntos ou seu nicho de atuação e produza dicas e conteúdo personalizado. Mostre que sua empresa é especialista no que faz! Essa estratégia, além de gerar credibilidade, irá posicionar sua empresa a frente das demais no mercado.
2. Invista em marketing de conteúdo
Cresça sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.
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Ter um site gera muita concorrência na web. Segundo o consultor de marketing on-line Frank Viola, a chave é encontrar um equilíbrio entre as estratégias de marketing de conteúdo sólidos e táticas inovadoras. Viola afirma três táticas básicas para elevar o perfil de um negócio na Internet.
3. Coloque sua seu negócio no mapa (SEO Local)
Utilize os mecanismos de busca de maneira inteligente. Cada vez que um usuário procurar sua loja, a primeira coisa que deve aparecer na tela é um mapa indicando sua geolocalização. É possível fazer isso gastando bem pouco, e nós te ajudamos a colocar o seu negócio local on-line no Google gratuitamente. Clique na imagem abaixo e saiba como.
Estar bem posicionado na internet em tempos de crise é muito mais lucrativo do que cortar investimentos. Enquanto o mercado retraí posicione-se a frente de seus concorrentes.
4. Produza e publique vídeos
As empresas estão migrando para os vídeos como uma tática de conteúdo eficiente para engajar clientes, mas a produção desse tipo de conteúdo requer cuidados e estratégias específicas para ser envolvente. Confira 11 dicas para criar um conteúdo inesquecível.
Ninguém sabe qual a fórmula do viral, mas existem algumas boas pistas. Ele precisa ter humor; as cenas devem passar espontaneidade; e o conteúdo precisa provocar identificação com o expectador. [Alerta] cuidado com som, iluminação e duração do vídeo.
5. Utilize o e-mail marketing
Muitas pessoas consideram o recurso ultrapassado, mas a ferramenta funciona, desde que usada adequadamente. A Lojas Americanas, por exemplo, manda e-mails personalizados, com produtos que interessam àquele cliente em particular.
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• Os 7 benefícios do E-mail marketing para seu negócio
• Por que o e-mail marketing pode dobrar suas vendas
6. Faça ações e campanhas
Em vez de apenas comercializar produtos com desconto, ofereça algo a mais, pense dentro e fora da caixa. Por exemplo, se for uma loja de alimentação, forneça receitas, ou ensine a combinar vinhos e pratos. Se for de moda ou beleza, dê dicas de tendências. Faça o cliente sentir que está participando daquele momento especial.
7. Produza conteúdo para blogs de terceiros (Guest Post)
Encontre blogs com poder de influência relacionados à sua área de atuação. Procure blogueiros que sejam formadores de opinião e estabeleça parcerias. Dessa maneira, poderá atingir seu público de forma orgânica e eficiente.
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8. Aposte no remarketing
“Muitas pessoas são impactadas pelo remarketing, mas não sabem que também podem utilizá-lo a favor de seus negócios – tanto B2B quanto B2C.” Resultados Digitais
Entre as estratégias de anúncios, temos o remarketing, que é um anúncio que seguirá o usuário onde quer que vá, esta é uma ferramenta eficiente para o convencimento de pessoas que visualizaram algum produto ou acessaram uma determinada página na web. Se o prospect precisa do que você está oferecendo, vai acabar comprando.
9. Promova ações sustentáveis
Crie projetos sustentáveis e participe de iniciativas que tragam benefícios claros para a comunidade – e mostre para os seus clientes que está fazendo o bem.
10. Invista em Facebook ADS
As marcas que desejarem realizar ações de Marketing Digital devem destinar uma verba fixa mensal para publicidade no Facebook. Não é tão efetivo depender apenas do alcance orgânico, e muitas vezes, caso sua empresa não esteja preparada para o baixo alcance, você irá parar de enxergar valor onde existem milhares de possibilidades.
“Facebook é mídia, e mídia funciona melhor pagando.” Rafael Terra
Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.
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