Copywriting: a arte de escrever textos estratégicos
- 20 de janeiro de 2020
- Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital
O que é Copywriting
Segundo Dimitri Vieira, analista de marketing digital na Rock Content, copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o leitor a realizar uma ação. O copywriter deve escrever o “copy” (texto) pensando em seu caráter persuasivo, usando gatilhos para despertar interesse no leitor, com objetivo de gerar conversões e vendas.
Você é capaz de convencer o seu público-alvo por meio do uso estratégico das palavras? Consegue encantar e fazer com que o leitor do blog siga todas as ações que você indica?
Então, provavelmente, você já domina algumas das habilidades necessárias para ser um excelente copywriter.
O principal objetivo do Copywriting
Se o CTA é um dos principais elementos de uma copy, isso significa que ao longo de toda a jornada do cliente será necessário que o leitor tome alguma atitude como assinar uma newsletter, fazer o download de um material rico ou apenas continuar no blog e ler outro post, de acordo com a estratégia que foi estabelecida.
É a partir dessa técnica que o copywriter é capaz de convencer e cativar a atenção do visitante de um site ou blog e fazer com que ele siga as instruções que são dadas.
Expectativas para 2020
O consultor e palestrante nacional de Marketing Digital e Redes Sociais, Rafael Terra, em seu relatório anual de tendências de Marketing Digital e redes cita com prioridade Copywriting e Tráfego para 2020.
E ainda complementa que o sucesso das vendas na web depende do aprofundamento dessas duas palavras. Sendo Copywriting a arte da escrita persuasiva. E tráfego os anúncios que você utiliza para chegar no seu público-alvo, e notavelmente ambas se complementam.
Como elaborar uma estratégia de Copywriting?
Escrever bem é essencial, mas não o suficiente se você pretende transformar o seu leitor em um cliente. Existem 3 mandamentos básicos que devem ser respeitados na produção de qualquer conteúdo para Marketing Digital:
– inspirar o leitor;
– criar um relacionamento com a marca;
– motivar os leitores a tomarem uma atitude em relação ao serviço ou produto.
Além desses princípios, ao planejar uma estratégia de Copywriting, alguns outros elementos também devem ser contemplados para que seu conteúdo seja benéfico tanto para você quanto para o seu leitor. São eles: pesquisa, objetivo, exclusividade, otimização e análise.
Caso queira dar continuidade aos seus estudos sobre Copywriting, é indicado que continue a partir das principais técnicas de Copywriting.
Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, desde 2012 no mercado trabalhando com Marketing Digital.
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