Como utilizar os GIFs em sua estratégia de Marketing
- 31 de janeiro de 2019
- Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Melhores práticas
Os GIFs (Graphic Interchange Format) existem na internet desde 1987 e estão presentes por todas as partes. É um formato de imagem que, a partir de sequências simples, gera uma sensação de movimento.
Que tal utilizar uma nova maneira de se comunicar criativamente, transmitindo uma mensagem que gera empatia e cative a atenção do público?
Eles ganharam bastante popularidade nos últimos anos, devido às redes sociais e é muito utilizado por empresas, como estratégias, para atrair a atenção do público. Geralmente, tem um tom mais humorístico, o que pode ser um grande fator de engajamento.
Afinal, como utilizá-los?
Pode parecer bobagem mas incluir os GIFs em sua estratégia marketing é uma das últimas tendências da internet e quem vem dando muito resultado.
São inúmeras as possibilidades de incluí-los, seja em posts nas redes sociais, blogs, anúncios, e-mail marketing, etc.
Eles são utilizados como forma de distração e na maioria das vezes tem uma roupagem mais humorística, mas isso não significa que eles não podem ser utilizados para tratar de temas mais sérios.
Os GIFs podem ajudar a disseminar informações com mais agilidade, melhorando a comunicação e estreitando laços com os clientes, para apresentar uma novidade, tutoriais, entre outros.
A vantagem de usá-los é que eles geralmente mexem com o emocional do público, causam reações ou sentimentos. O usuário pode parar apenas para ver o que acontecerá, é possível estimular a curiosidade ou surpreender.
A maneira que será utilizada esse formato dependerá do objetivo que deseja. Cada canal tem suas características e uma forma para usar o GIF.
Confira a seguir como usar nos principais canais de contato com seu cliente:
Mídias Sociais
Aqui eles podem ser usados como conteúdos, tanto para anunciar algum produto e serviço, quanto para campanhas publicitárias.
É interessante criar o gif com um toque de humor. Assim, você estará se comunicando direto com o seguidor na linguagem que eles gostam. Solte sua criatividade e aproveite para atrair o público!
Blog
Muitas vezes os conteúdos de blog são um pouco extensos então, utilizar os GIFs para quebrar a formalidade, ajuda a deixa leitura fique mais envolvente. Além disso, eles podem ajudar a resumir o assunto de uma maneira mais didática e leve, pois chamam a atenção do leitor e reforçam a mensagem.
E-mail Marketing
Que tal despertar o interesse do seu cliente para clicar direto no seu produto ou acessar seu site? Com os GIFs no e-mail marketing para atrair a atenção do público é fundamente para ter uma ação/resultado. Como por exemplo ver as variações de determinado produto.
Gostou das dicas? Agora que você já conhece algumas dicas de GIFs para sua estratégia e marketing, que tal saber Como criar de GIFs para Instagram Stories da sua marca?
Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.
Sobre nós e este blog
Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.
Solicite um orçamento
Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.