Como se tornar um bom profissional de Marketing em Mídias Sociais
- 11 de agosto de 2015
- Marketing, Mídias Sociais
Quem é o profissional de Marketing em Mídias sociais?
Ele é quem gerencia, planeja, acompanha a execução e os resultados do trabalho – além de colocar a mão na massa em boa parte das tarefas. Mas, qual é o perfil desse profissional?
Antenado e multitarefa, geralmente esse profissional acumula tarefas. Apesar de sobrecarregado, o que ele deve ter em mente é que a importância dada pelas empresas às redes sociais é crescente. Além disso, a expansão da equipe pode depender dos bons resultados trazidos pelo seu trabalho. Em geral, fazem parte do seu foco: ativação, execução, monitoria, relacionamento, planejamento de ações e acompanhamento de resultados.
Antes de ser um advogado da marca, esse é um sujeito que deve conversar com os consumidores, humanizando a empresa e cativando o público. Às vezes ele tem rosto, tem nome, mas na maior parte dos casos é anônimo.
Criativo, o profissional de mídias sociais está sempre inventando e experimentando formatos que engajam ainda mais o público, descobrindo ferramentas novas, sugerindo ações e estratégias.
Conheça um pouco das responsabilidades do profissional de mídias sociais:
- Planejamento – Faz parte do trabalho realizar análises de cenário, de concorrentes, de benchmarking e depois pensar em como será a atuação da empresa nas mídias sociais;
- Criação de conteúdo – posts em blogs, artigos, newsletters, materiais de comunicação interna, material para mídias sociais, releases;
- Marketing de mídia social – criar, gerenciar e fazer crescer a empresa através de todas as redes sociais;
- Relacionamento com o cliente – Dar suporte ao cliente, responde dúvidas que podem chegar e até gerenciar fóruns de discussão de empresas;
- Estratégia de marketing – Ser responsável pela criação de estratégias de marketing de acordo com os recursos fornecidos pela empresa;
- Monitoramento – Usar ferramentas de medição para fornecer relatórios sobre métricas, e continuamente encontrar formas de melhorar esses indicadores por meio de testes e novas iniciativas;
Quais são os diferencias para quem deseja trabalhar com mídias sociais?
- Possuir algum curso específico na área;
- Saber lidar com programas de edição de imagem, principalmente Photoshop;
- Ter conhecimento amplo sobre redes sociais;
- Ser multitarefa;
- Boa redação;
- Interesse em evoluir na carreira
- Profissional de Mídias Sociais, Community Manager, Gerente de Comunidade, Analista de Redes Sociais, Social Media, Assistente de Conteúdo, Estrategista Digital e todos os outros termos que você conseguir encontrar para as profissões 2.0, a certeza é uma só: ser multitarefa é essencial para o mercado que atropela quem se restringe.
Com informações de Scup Ideas, Fabulosa Ideia, Social Fresh
Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, desde 2012 no mercado trabalhando com Marketing Digital.
Sobre nós e este blog
Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.
Solicite um orçamento
Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.