Como o Mercado do Artesanato de Arapiraca pode se tornar mais competitivo (Parte 2)
- 29 de agosto de 2016
- Empreendedorismo, Marketing, Vendas
Se você é um arapiraquense e ama produtos artesanais, o Mercado do artesanato de Arapiraca é o lugar certo para você! Em seus dez anos de existência, o Mercado do artesanato Margarida Gonçalves, traz para a cidade peças únicas e de bom gosto. Muitas delas são feitas pelos próprios artesãos e também trazidas de fora.
Recentemente, nos questionamos Como o Mercado do Artesanato de Arapiraca pode se tornar mais competitivo, e assim trouxemos algumas respostas, como: dicas de mercado, incentivo da prefeitura, capacitação dos profissionais, investimento em mídia online… Mas, desta vez decidimos ver mais de perto o trabalho dos artesãos e ficamos encantados com tanta criatividade e diversidade de peças.
O surgimento do Mercado do artesanato
Inaugurado em 29 de outubro de 2006 pelo governo da época, o local tem moderna arquitetura, incluindo infra-estrutura e sistema de abastecimento d’água, esgotamento, banheiros, iluminação, praça e jardins, além de contar com uma concha acústica para a realização de shows e apresentações culturais.
Antes disso, os artesãos participavam de um órgão da época e até se deslocavam para vender seus produtos em outras cidades alagoanas. Percebendo as dificuldades dos pequenos empreendedores, o Mercado do artesanato foi criado e até hoje abriga diversos artistas.
O Mercado do artesanato como fonte de renda
Bem, sabemos que o artesanato é tido como fonte de renda de muitas famílias. Em conversa com uma das artesãs do Mercado do artesanato, ela nos contou que se pudesse viveria apenas do artesanato, mas em virtude da pouca movimentação no local é necessário um segundo emprego na família. Porém, o pouco que lhe rende é gratificante, pois é uma atividade que ama fazer.
Porque os artesãos do Mercado do artesanato enfrentam dificuldades na hora das vendas
Ainda em conversa com a mesma artesã, ela conta como o movimento nos boxes é fraco, embora tenha uma variedade de peças que atende aos diversos gostos. A mesma diz que o que falta é um ponto turístico que gere visitas à cidade, mais eventos no local, destaque com publicidade, e o interesse de investir em novas estratégias, partindo dos próprios artesãos.
“A gente até quer tentar algo novo, mas o interesse tem que partir de todo mundo“, disse ela.
Mas, como isso pode ser revertido?
Em praticamente todo negócio, independente de qual ramo seja, é preciso que uma só pessoa desenvolva vários papéis de uma só vez. No caso do Mercado do artesanato de Arapiraca, é necessário que os artistas sejam tanto entusiastas de suas ideias quanto bons profissionais de Marketing para promovê-las. Abaixo, algumas dicas do que pode ser feito:
• Aproveitar as datas comemorativas: As datas comemorativas são fortes aliadas na hora das vendas. Por isso, é bastante interessante que a cada ano, um calendário com essas datas seja preparado. Facilitando assim o planejamento de ações.
• Interagir com os clientes: Que tal tirar uma foto com aquele cliente que fez uma compra no seu box? Que tal fazê-lo se sentir especial, publicando esta foto com um pequeno agradecimento nas redes sociais? Isso vai incentivá-lo a voltar mais vezes.
• Invista no que você sabe fazer: Crie produtos originais, com o rosto da cidade! A artesã Maria Cardoso, conhecida como Dona Cida, investe não só em produtos trazidos de fora, mas também em fazer os seus próprios produtos, como a cachaça Sara gaia. Provamos da Sara gaia e ela está aprovadíssima (Esperamos que a mesma faça jus ao nome)!
Abaixo mais alguns produtos comercializados no Box da Dona Cida:
A famosa Sara gaia:
Lembrança do plantio de fumo na cidade:
Miniatura da escultura na entrada da cidade de Arapiraca:
O boneco vira o rosto para a garrafa, apenas quando a mesma é a de cachaça: (Espertinho!)
Mais um produto em homenagem à cultura do fumo:
Seguindo com as dicas:
• Aproveitar o período de alta nas vendas: Nos períodos de alta, concentre-se em um bom atendimento. Aproveite a oportunidade para oferecer novos produtos para seus clientes e ganhar fidelidade.
• Aprimore suas técnicas nos períodos de baixa nas vendas: Não entre em pânico! É neste período que você deve fazer os investimentos necessários para realinhar seu negócio.
Aquele capital ganho durante o período de grande movimento, pode ser usado agora.
O tempo livre pode ser usado para:
• Aprender novas técnicas de artesanato;
• Otimizar seus produtos;
• Avaliar seu catálogo;
• Resolver pendências;
• Investir em marketing;
• Comprar materiais.
Quem sabe até você não planeja suas férias para essas datas?
Ainda não conhece o Mercado do artesanato de Arapiraca? Então, faça-os uma visita. Você sairá de lá encantado!
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