Como o Mercado do Artesanato de Arapiraca pode se tornar mais competitivo
- 28 de maio de 2016
- Empreendedorismo, Marketing
O artesanato sem dúvida é uma atividade que chama atenção, tanto pela beleza das peças produzidas como pelo processo em que são feitas. Dentre as atividades que tem desempenhado maior destaque na cidade de Arapiraca, o artesanato aparece como uma das fontes de maior rentabilidade para os pequenos empreendedores arapiraquenses e como incentivo há um palco de diversas manifestações culturais, o Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves.
Nossa equipe se reuniu há alguns dias e pensamos entre nós, que algo com grande potencial para ser um centro propulsor de geração de renda e lazer, como o Mercado do Artesanato não poderia se deixar esquecer. Sendo assim, analisando-o mais de perto procuramos identificar a resposta para o seguinte questionamento: Como o Mercado do Artesanato de Arapiraca pode se tornar mais competitivo?
No brainstorm realizado com a nossa equipe, as opiniões ficaram divididas entre satisfação e até mesmo algumas objeções. Sobre o que acham do atendimento do Mercado do Artesanato, entre as respostas houve quem frequentasse muito o ambiente, porém, nunca sentiu interesse em comprar e visitar as lojas. Também quem comentasse que gostou muito do atendimento. Porém, teve até quem disse que nunca foi e acha que é justamente isso que acontece: “A gente não tem estímulo de conhecer um pouco mais sobre o que tem naquelas salas. ”
Mas, o que falta para gerar o interesse das pessoas em visitarem o Mercado do Artesanato mais vezes e até se tonarem clientes fieis de lá? Como os artesãos podem se tornar um diferencial na cidade e como a prefeitura de Arapiraca pode contribuir para isso? Quais estratégias podem ser aplicadas para gerar mais vendas e visitas nesse ambiente? Pensando nisso, nossa equipe selecionou algumas dicas muito importantes e que podem ajudar neste processo, confira:
Como o Mercado do Artesanato de Arapiraca pode se tornar mais competitivo
Viver de artesanato é possível. Cada vez mais, vemos experiências de pessoas que são bem-sucedidas nessa área e que conseguem viver de artesanato. Mas, para isso elas se dedicaram e tiveram apoio. Nossas dicas não se resumem apenas aos artesãos do Mercado do Artesanato de Arapiraca, mas também aos órgãos da prefeitura e até mesmo a quem tem interesse em ingressar nesta profissão.
Aumentar o incentivo vindo da prefeitura
O Mercado do artesanato faz parte do cartão postal de Arapiraca, e a prefeitura poderia fazer uma parceria com os consultores do Sebrae para auxiliar os artesãos a fazerem planejamentos ou até mesmo receberem dicas sobre negócios. Os encontros poderiam ser em formato de palestras motivacionais e de empreendedorismo com o objetivo de ajudar essas pessoas a se manterem e também a melhorar o negócio para assim desenvolver o mercado regional como um todo.
Divulgar o ambiente
A divulgação do local é muito importante para gerar fluxo de pessoas por lá e consequentemente mais vendas, porém é algo que é pouco explorado. Focar essa divulgação nos meios de comunicação é algo que irá fazer com que ao precisarem de uma peça artesanal, o primeiro lugar que venha à cabeça das pessoas seja o Mercado do Artesanato.
Investir em Mídias Sociais
E para isso, eu te dou 13 bons motivos:
1. Possibilidade de conhecer os perfis dos potenciais clientes;
2. Entender a visão e os comentários dos consumidores sobre o Mercado do Artesanato;
3. Aumentar o alcance do marketing;
4. Promover a divulgação dos produtos comercializados;
5. Ampliar o serviço de atendimento, usando as mídias como um SAC eficaz;
6. Compartilhar ideias e inovações interessantes ao público-alvo;
7. Atualizar-se sobre o mercado virtual e o segmento atuante;
8. Encontrar novos clientes;
9. Encontrar profissionais da área;
10. Posicionar-se diante do segmento de atuação;
11. Aumentar o número de visitas no ambiente;
12. Atrair parceiros para o negócio;
13. Desenvolver um relacionamento eficaz de fidelização entre marca e consumidor.
Ter um site exclusivo
Um site exclusivo, com notícias, fotos e programações de eventos, até mesmo um blog seriam fortes aliados para gerar um reconhecimento maior, onde as pessoas poderiam conhecer melhor os produtos produzidos e até pudessem comprar. Isso aliado a uma página movimentada no Facebook, além de fortalecer a renda dos artesãos, disseminaria a cultura local.
Produzir vídeos
É importante gerar mais aproximação e humanização do ambiente. Estes vídeos poderiam ser:
• Depois da peça pronta, fazer várias fotos e montar um vídeo, com link para as redes sociais.
• Gravar algumas dicas de como usar o “seu produto”.
• Gravar cenas do dia a dia do artesão, os clientes adoram isso.
Mas para isso é preciso investir em conhecimento, saber como criar os vídeos de forma profissional ou até mesmo caseiros, mas que tragam retorno e reconhecimento.
Pensar no futuro
O profissional que já tem certa experiência, pode ensinar: vender projetos, apostilas. Isso é legal, pois a pessoa que ensina tem por obrigação se manter atualizada. Ela se torna referência no mercado. Tudo é inspiração. Para mexer no lado criativo, o empreendedor pode visitar feiras, ir ao cinema, comprar e ler revistas e livros, observar a natureza. O grande segredo aqui, que vem com um pouco de prática, é saber como juntar essas informações e traduzi-las em seu produto e sua marca.
Ser um ponto turístico
Muitos de nós podem se identificar com o fato de receber uma visita de fora e querer presenteá-la com algo da terra, algo que simbolizasse a nossa querida Arapiraca, porém não encontramos. Os próprios artesãos poderiam criar lembrancinhas simples que representassem um pouco da cidade, como camisetas com frases e dizeres locais do tipo: “Fui à terra do fumo, mas não vi plantação de fumo”. Também: chaveiros, bordados, miniaturas em madeira com os pontos principais da cidade, como a Perucaba, o Bosque das Arapiracas, Igreja Matriz, Praça Marques, etc.
Capacitar os profissionais
É importante também que estes profissionais não se limitem ou esperem que as coisas venham por si só. É importante desenvolver a loja, estudar e definir seu preço de mercado. Pesquisar custos fixos, custos variáveis, para então ter a visão de lucro e de ganho. É preciso saber até onde pode negociar, dar desconto. Buscar capacitação em planos de negócios, planejamento estratégico, gestão de negócios e o que julgar necessário. E isso pode ser buscado e oferecido pela própria prefeitura em parceria com consultores do Sebrae, como citei acima.
Investir em artesanato personalizado e contextualizado com a nossa amada terra do fumo
A prefeitura e a Secretaria de Cultura poderiam estar atuando em conjunto, incentivando os artesãos a produzirem artigos genuinamente arapiraquenses, quando o turista vem a Arapiraca e ele teve uma ótima experiência com a cidade, vai querer levar uma lembrança e por que não ser um artigo exclusivo? Seria interessante organizar uma feira de artesanato periodicamente. Entre as vantagens podemos destacar:
• Contato direto com o cliente;
• Ampla divulgação da marca e ou produtos para mídia e público em geral;
• Imediata reação do público a seu produto, que pode identificar mudanças para torná-lo mais adequado ao gosto dos consumidores;
• Contato com grande número de pessoas que, de outro modo, estariam fora de seu alcance;
• Ampliação do seu cadastro de clientes efetivos e/ou potenciais;
• Concretizar e maximizar as vendas;
• Conhecer a concorrência;
• Identificar um representante ou parceiro de negócios;
• Melhorar o networking – rede de contatos profissionais;
• Informações sobre tendências e destaques do mercado;
• Conhecer novas ideias e soluções e adquirir conhecimento;
Essas são dicas simples, mas com certeza, se implantadas, o Mercado do Artesanato de Arapiraca pode se tornar um dos pontos mais visitados e bem vistos da cidade. E é realmente isso que queremos e esperamos. Você também?
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