Como mensurar o engajamento no Facebook?
- 14 de junho de 2017
- Facebook, Melhores práticas, Mídias Sociais
Começando do básico, você sempre pode ver quantas pessoas reagiram (e com qual reação) em alguma publicação ao clicar por cima delas.
Isso é o que o Facebook mostrará para você, detalhando exatamente quais foram os usuários em cada uma das reações:
Você também pode ter a ajuda de alguma ferramenta de análise de redes sociais para fazer esse trabalho por você.
A Quintly, por exemplo, mostra de uma forma mais geral qual reação a sua página mais recebe.
Emoções no Facebook
Quando falamos de emoções (que são, basicamente, a premissa das reações no Facebook) as interpretações de cada uma são muito amplas .
Eu posso reagir com um “Haha” em um post que eu não gostei, por exemplo, como forma de ironizar aquele conteúdo.
Da mesma forma, posso reagir com um “triste” ou “Grr” como forma de mostrar empatia e apoio a algo ruim ou triste que pode ter sido compartilhado no meu feed de notícias.
Então como podemos fugir do achismo e da suposição ao medir as reações no Facebook?
O objetivo deve ser emocional
A resposta para isso é algo que sempre falamos por aqui: qual é o objetivo do conteúdo que você está compartilhando na sua página?
Ao entender o seu objetivo (e quando falamos de reações no Facebook, o objetivo deve ser emocional) você pode metrificar as reações de forma mais clara.
Se você está compartilhando uma notícia triste ou revoltante, por exemplo, é comum esperar que você receba muitas reações tristes e bravas como forma de engajamento.
Mas se você está compartilhando algo que considera bom e positivo seu foco é nos “amei”, então você já sabe que uma reação negativa naquela publicação não é um bom sinal.
A chave é entender muito bem o que você está comunicando, como e como você espera que sua audiência reaja emocionalmente à publicação que você está compartilhando.
Caso o que procura agora seja como aumentar o engajamento, você pode ler nosso artigo sobre 5 formas de melhorar o engajamento no Facebook.
Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, desde 2012 no mercado trabalhando com Marketing Digital.
Sobre nós e este blog
Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.
Solicite um orçamento
Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.