Como fazer de seus clientes heróis nas mídias sociais
- 31 de dezembro de 2015
- Clientes, Marketing, Mídias Sociais
Uma pequena história para você…
“Eu estava muito desanimado quando entrei pela porta da casa de meus pais. Eu tinha 17 anos e tinha acabado de ter minha primeira lição de condução. Pensei que condução ia ser uma brisa, mas, inevitavelmente, eu tinha parado o carro e fiz a multidão de erros que a maioria das pessoas fazem na primeira vez que pegam no volante.
Quando passei o meu pai na escada, ele perguntou, “O que há de errado?”.
“Você acha que eu nunca vou ser capaz de aprender a dirigir?” Murmurei.
Ele rapidamente respondeu: “Você já viu todos os idiotas na estrada?”
Claro, isso era modo de dizer “sim” do meu pai.
Eu me encontro com diretores da empresa o tempo todo que me dizem que não entendem de mídias sociais. Que não usam Facebook, LinkedIn, Twitter e não saberiam por onde começar. Eu sempre quero usar as citações de meu pai: “Você já viu todos os idiotas no Facebook?” ”
O Facebook é usado por 1,3 mil milhões de pessoas por mês. Ele é projetado para ser sociável. Não é elitista e não é tão difícil. Qualquer pessoa que se dá algum tempo em qualquer uma dessas plataformas dominará rapidamente os conceitos básicos. Além disso, há uma infinidade de artigos on-line e vídeos que podem ajudar se você está interessado em uma rede em particular.
Estado mental de mídias sociais
As mídias sociais podem dar errado para muitas pessoas, porque não entendem um aspecto particular da funcionalidade no LinkedIn ou Twitter. As mídias sociais não funcionam para empresas e indivíduos, porque eles não entendem a mudança de mentalidade que tem que acontecer para que elas funcionem. Plataformas sociais são muito diferentes dos meios de transmissão. Para colocá-lo simplesmente, a mídia social não é uma plataforma: é uma mentalidade, uma maneira de pensar, um estado de espírito.
O domínio da mente é simples de explicar e ainda muitas vezes a forma como as pessoas tem dificuldade de encontrar a mudança de pensamento. Muito simplesmente, transmitir mídia sobre si mesmo.
As mídias sociais, no entanto, não são transmitidas. As mídias sociais são uma comunicação de duas vias. O público não se limita a ter o direito de resposta, em vez disso, sua empresa está se comunicando em seu canal. Plataformas de mídias sociais são a principal ferramenta de comunicação de escolha para um número crescente de indivíduos. Ao invés de pegar o telefone, muitas pessoas vão preferir enviar uma mensagem pelo o Facebook. Portanto, quando uma empresa comunica-se em plataformas sociais, é no espaço do seu cliente. Isto, naturalmente, é o que faz com que o canal, seja potencialmente poderoso. É também por ele que pode ir muito mal.
Faça de seus clientes heróis
No trabalho em mídias sociais você tem que fazer de seus clientes heróis. Isso normalmente significa permitir que seus clientes se envolvam e participem – incentivando o compartilhamento social e feedback.
Quanto mais você permite que seus clientes envolam-se, mais eficaz a sua mídia social vai se tornar. Grandes exemplos são Walkers Crisps incentivando os clientes a vir para cima com um novo sabor ou JetBlue pedindo aos clientes para compartilhar a história de seu vôo.
O poder das histórias
Essas empresas entendem a importância da narrativa. As histórias são como nós aprendemos. Obtemos histórias através de propaganda boca a boca, livros, TV ou filmes, são histórias capturam nossa imaginação desde o início dos tempos. Antes de liberar suas comunicações pelo mundo, pergunte-se, “qual é a sua narrativa?”. Qual é a história por trás do que você está fazendo ou a história que você está tentando dizer? É atraente? Poderia ser melhorado?
Depois de ter a história, então você precisa descobrir como o público pode ter um papel central na história. Se o público são os heróis, eles vão querer se envolver e compartilhar a história com os outros. Em última análise, é como os seus meios de comunicação social será bem sucedido.
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Enxague e repita
Não é se tornar “viral”, que é um dos termos de marketing mais usados; Estou falando de “partilha social”. Leva apenas uma pequena porcentagem de todo o público a compartilhar suas comunicações para você chegar a um grupo relevante de potenciais novos clientes da forma mais credível. Afinal de contas, não é você dizndo que sua marca é boa, mas sim, um amigo ou um colega de confiança. Enxague e repita esse processo em uma base semanal ou mensal e isso trará grande alcance potencial ao longo de um ano.
As mídias sociais não são só plataformas. São válvulas de escape para a comunicação. O famoso David Bowie cantou: “Nós podemos ser heróis, apenas por um dia”. Trabalhe nos meios de comunicação e faça de seus clientes heróis por um dia ou por muito tempo!
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Este artigo foi traduzido e adaptado do original, How to make your customers the heroes on social media, do The Marketing Donut.
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