Campanha para o Dia do Cliente: dicas de ações para movimentar as vendas
- 26 de agosto de 2019
- Clientes, Marketing, Melhores práticas
O dia do cliente é uma data sazonal muito tímida em nosso mercado e vem crescendo ao longo dos anos, juntando à datas sazonais já consolidadas, neste artigo você verá a importância desta data para o seu estabelecimento e como o dia do cliente pode fidelizar e atrair ainda mais clientes para o seu espaço e como fidelizá-los de forma atrativa e harmônica.
O Dia do Cliente
O dia do Cliente apesar de ser uma data tímida, vem ganhando espaço nos últimos anos. A data foi criada para que se pudesse estreitar ainda mais as relações entre cliente e comércio e para destacar a importância do cliente no ecossistemas de compras, além de servir como uma data para agradecer o cliente por utilizar os produtos e serviços de um determinado estabelecimento.
Origem da data
A data foi criada no ano de 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos humanos. João Carlos, aprimorou este dia com a ideia de criar um dia diferenciado em que pudesse agradecer seus clientes, ajudando a criar uma relação de fidelidade entre consumidor e comerciante.
Campanha para o Dia do Cliente
Grandes empresas vem utilizando o dia do cliente com mais afinco, tais como Casas Bahia, Magazine Luiza e Submarino tem tornado o dia do cliente mais que uma data no calendário comercial e tem feito o dia do cliente como uma oportunidade de gerar receita e fidelização.
Por que é importante fazer uma campanha para o dia cliente?
A importância do cliente para o comerciante deve ser muito bem pontuada. Uma campanha para o dia do cliente pode trazer diversos novos clientes para seu estabelecimento, como também fidelizá-los e estreitar laços com os mesmos.
Dicas
O consumidor brasileiro tem aproveitado ainda mais as datas de sazonalidade para aproveitar as ofertas com mais afinco. Por isso, explore datas sazonais com mais agressividade.
• Use listas anteriores de clientes que já compraram em datas sazonais.
• Crie anúncios patrocinados para promover o dia do cliente, pelo menos uma semana antes.
• Foque nos preços e promoções com mais atenção, assim seu cliente irá se sentir atraído.
• Faça seu cliente se sentir especial, pois é dessa forma que o mesmo irá ter mais intimidade para efetuar a compra.
• Foque em produtos e serviços de mais ticket médio nos últimos meses, esses serão os produtos de maior procura.
• Não se limite em orçamentos: Garanta que sua campanha seja bem explorada e que seu orçamento esteja de acordo com seu planejamento.
• Em seus anúncios use e abuse de palavras chaves de maior procura.
• Garanta a partir desta data que seus clientes voltem para uma possível compra na Black Friday.
5 ideias incríveis para criar ações para o dia do Cliente
Confira algumas ideias maravilhosas:
Mercadinho Pinheiro
Fonte: Behance
A Campanha da semana do cliente feita pelo Mercadinho Pinheiro, foi direcionada às promoções, além da promoção nas redes sociais. A campanha focou em produtos que são mais vendidos no estabelecimento. Além disso, compõe uma linguagem divertida e objetiva.
LW Eletro
Fonte: Behance
A Campanha para o dia do cliente na LW Eletro foi voltada para a promoção de produtos, como também focada no prazo para pagamentos de produtos, usando uma abordagem incisiva e direta. Sua abordagem visual, foi simplista e no entanto, foi bem orquestrada já que suas cores se basearam em sua logo e seus elementos tem formas geométricas arredadas o que conforta o público que a visualiza.
Niki
Fonte: Behance
A Niki utilizou um card para agradecimento aos seus clientes, além disso, usou da simplicidade para destacar a importância do cliente para o funcionamento da empresa.
Amarmitex
Fonte: Behance
A Amarmitex criou um card em agradecimento aos clientes, ressaltando o seu amor e trabalho para as comidas caseiras feitas para seus clientes “com amor, especialmente para você”, ressaltando a chamada através do uso do pronome pessoal “você” para que a pessoa tivesse o sentimento de pertencimento para a com a empresa e assim utilizando recursos de linguagem mais intimista para chamar a atenção do público.
Jornal de Brasília
Fonte: Behance
O dia do Cliente para o Jornal de Brasília contou com um anuncio simplista voltado para o agradecimento aos assinantes, reconhecendo a importância do cliente para a produção da notícia e atribuindo o esforço à razão dos clientes acompanharem as notícias.
Exaltar e agradecer o dia cliente é importante para significar sua marca no mercado, apesar da timidez e da recente criação da marca o dia cliente pode ser visto como uma data importância para o cliente apreciar ainda mais a marca que consome. Portanto, a atenção as datas sazonais é importante, pois é ela quem ajuda ao estabelecimento se direcionar de forma compassiva e apaixonada por seus clientes.
Está com clientes insatisfeitos? Saiba como lidar e convertê-los!
Com informações de Calendar,
Criativa e estudante de comunicação social – Publicidade e Propaganda.
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