Campanha para o Dia dos pais: dicas, tendências e inspirações
- 29 de julho de 2019
- Marketing, Marketing Digital, Vendas
O dia dos pais é uma datas comemorativas mais importantes de nosso calendário. Além de ser, uma data oportuna para diversos lançamentos de produtos voltados para os pais, é um dos períodos de maior período de faturamento para as empresas.
Nesse sentido, uma campanha de Dia dos Pais pode ser o momento perfeito para conseguir objetivos não antes conquistados. Por isso, é importante analisar datas como potencial uso positivo para seu negócio e que podem ser uma excelente opção para alavancar seu negócio.
Veja as datas comemorativas como pontos que podem marcar um divisor de vendas. Um momento no qual, todo ano, as vendas e consequentemente, podem trazer benefícios para sua marca.
A estratégia é extremamente necessária para agregar ônus a uma marca, sendo perspicaz, esta poderá trazer um valor especial para sua marca. No entanto, a maioria das pessoas veem produtos como apenas um produto em si, e não como conectivos ligados à emoções ou sentimentos, lembranças e experiências.
Datas comemorativas usadas com sabedoria
As datas comemorativas se usadas com sabedoria , podem ser excelentes atrativos a busca de novos clientes. Por isso, o uso da estratégia pode ser uma ótima investida. Com um plano de marketing em mãos você pode conquistar excelentes resultados, usando o calendário à nosso favor.
Assim, seu plano pode conter um único objetivo ou vários objetivos que podem ser:
• Alavancar vendas
• Reconhecer sua marca
• Posicionar-se no mercado
• Melhorar relação cliente e marca
• Melhorar seu posicionamento com o público gera
Como fazer isso?
• Usar produtos que tiveram grande volume de vendas
• Colocar sua marca sempre em evidência
• Caso seja ausente, se colocar mais presente nas redes sendo prestativo e atencioso
• Instigar relevância em seu conteúdo
• Buscar atratividade e sentimentos
Além disso, para obter esses resultados você pode usar.
• Anúncios com fotos
• Videos curtos no Instagram
• Psicologia das cores e Linguagem Visual
• Promoções
Como fazer isso?
• Usar fotos comoventes e coloridas, relacionado aquilo que traz boas lembranças.
• Depoimentos e a realidade retratados em vídeos podem ser uma boa estratégia. Contar história traz relação de pertencimento ao seu público.
• As cores são muito interessantes para o cérebro suas sensações podem desencadear diversos sentimentos.
• O que compõe sua imagem deve ter sentimento e emoção, trazendo bem estar e que atraia a atenção de forma correta.
O perfil do consumidor brasileiro mudou
Devido as transformações da sociedades, seu posicionamento como pessoa (homens e mulheres) e a cobrança social pela participação do pai que era ausente no passado e ao longo dos anos, tem se tornado frequente devido a essa transformação. E isso, influencia diretamente na escolha das pessoas.
Uma pesquisa feita pelo Google, constatou que nos últimos anos o perfil de compra tem mudado bastante em paralelo com os perfis dos pais que ganharam o presente. A ascensão das tecnologias propiciam, também o surgimento de perfis totalmente voltados à tecnologia, assim como o entretimento surgiu como um elemento marcante, a exemplo disso vemos STAR WARS, Marvel e DC fazendo as honras e lançando produtos que se tornaram sucesso. Essa receita de mudança social e perfil de consumo, trouxe um faturamento de 2,9 bilhões no ano passado e um volume de 5,1 milhões de pedidos. Sendo assim, o dia dos pais se tornou uma data promissora graças a essas mudanças.
Em contrapartida, a economia também é uma das influenciadoras desse quesito. Em 2015 e 2016, nesta data específica, o volume de vendas foi baixo. Justamente devido a esse desequilíbrio econômico. Mesmo com essa situação econômica sendo desanimadora, em 2017 e 2018 o volume de faturamento foi satisfatório e espera-se que esse ano melhore e as pessoas comprem mais que no último ano. Com o otimismo em alta, a economia volta a crescer e o consumidor se atenta a consumir mais que no ano anterior.
5 campanhas com ideias incríveis para você se inspirar
Campanha de Dia dos Pais Samsung
Fonte: Behance
O recurso de linguagem visual na campanha da Samsung foi uma das marcas registradas, usando cores alegres e ilustrações, juntamente com a composição de crianças protagonizando a campanha. Trouxeram imagem de amor, cuidado e fraternidade. Criando assim, a ideia de que “mostre que seu amor é tão grande quanto ele” dando alusão a marca e gerando assim sentimento de pertencimento ao consumidor. A samsung tem sua fama por lançar grandes campanhas, estimular o sentimento através da linguagem o ponto central da campanha.
Um show de pai – Shopping Difusora
Fonte: Behance
O shopping difusora usou a memória e a ludicidade musical para ilustrar a campanha, “um show de pai” estimula a memória e a interação entre pais e filhos. Usando fontes reverentes e composição visual diferentes do comum, mostrou o dia dos pais, como um dia especial e que pode ser estimulado através da ida ao local, estimulando a visita e consequente o consumo.
Campanha NBA Brasil Dia Dos Pais
Fonte: Behance
A NBA usou o esporte como uma dos recursos para sua campanha, o esporte é uma das coisas que está diretamente ligadas ao histórico de pais e filhos, bem como as revistas que ilustram o dia a dia da maioria dos pais. O recurso e uso das cores, remetem à lembranças boas e momentos felizes das conquistas entre pais e filhos.
Sistema Verdes Mares – Dia dos pais
Fonte: Behance
Utilizar a perspectiva da criança frente ao que admira sobre seu pai, foi um dos recursos usados na campanha. Além de usar a tecnologia, como aparato de divulgação. Os itens e a ação além do tradicionalismo e o design clean usados para ilustrar os videos e folders sobre a campanha.
Multilaser – Dia dos Pais
Fonte: Behance
A Multilaser como empresa de Tecnologia e produtos eletrônicos, vê o Dia dos Pais como uma data importante e sentimental. A modernidade e a composição de cores não deixaram a desejar quanto sua proposta. Além disso, toda a composição entre pai e filha trazem boas sensações ao observar a peça.
Sendo assim, com todas essas condições acima o Dia dos Pais, tornou-se uma das datas mais rentáveis por envolver fatores socioeconômicos, de consumo e surgimento de novos produtos e serviços. Fazendo com que o faturamento não tenha apenas um único responsável, mas, sim um conjunto de fatores que juntos trazem resultados para sua marca.
Criativa e estudante de comunicação social – Publicidade e Propaganda.
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