6 acertos e 6 erros na hora de gerenciar sua página no Facebook
- 26 de outubro de 2015
- Facebook, Melhores práticas, Mídias Sociais
O Facebook continua sendo a rede social mais importante para construir uma marca na internet – outras ganham relevância e até oferecem novos formatos para interagir com consumidores, mas o produto de Mark Zuckerberg continua imbatível.
As boas práticas nessa rede são um assunto recorrente para quem trabalha nessa área, portanto, resolvi retomar o tema trazendo algumas sugestões levantadas pela empresa americana de e-mail marketing VerticalResponse.
Lembre-se que no mundo das mídias sociais não existe uma receita de sucesso. Teste todas as dicas abaixo e adapte-as para as necessidades da sua empresa.
1. Conteúdo
Acerto – Use a regra do 80/20: 80% das suas postagens têm de ter conteúdo interessante e social, que sejam relacionados ao mercado em que sua marca esteja inserida ou que provoquem engajamento. Os outros 20% devem ser conteúdo institucional e promocional da empresa.
Erro – Ficar apenas anunciando produtos e promoções fará seus fãs deixarem de curtir sua página rapidamente. É como se você fosse um canal de televisão que resolveu encher de comerciais o programa favorito da sua audiência.
2. Interação
Acerto – Responda às perguntas, críticas, problemas e comentários de seus fãs dentro de uma hora. Seus fãs estão ali para conversar com sua marca, então dê atenção a eles, mesmo que seja apenas para agradecer essas interações. Quanto a problemas, reconheça, desculpe-se publicamente e tente resolver tudo em um canal exclusivo. Aqui, porém, é preciso de uma análise cuidadosa. Em alguns casos, é melhor – ou necessário – resolver a crise publicamente.
Erro – Ignorar seus fãs ou apenas usá-los para divulgar sua marca. Uma página de uma empresa no Facebook precisa ser humana. Não interagir ou reconhecer seus clientes fará com que eles fiquem desapontados e até mesmo irritados.
LEIA TAMBÉM: 5 formas de melhorar o engajamento no Facebook
3. Síntese
Acerto – Segundo o site de análise de dados Kissmetrics, postagens com até 80 caracteres recebem 66% mais de engajamento – curtidas, comentários, compartilhamentos – do que mensagens longas.
Erro – Toda foto e link precisam de uma contextualização, mas uma mensagem enorme pode levar seu fã a deixar de seguir suas postagens.
4. Criando uma base de fãs
Acerto – Tente criar sua comunidade organicamente, divulgando sua página no seu site e em outras redes, ou criando anúncios relevantes com Facebook Ads.
Erro – Usar qualquer estratégia ou ferramenta que “compre” curtidas. No fim das contas o que importa não é apenas o número de fãs, mas de fãs ativos. Ou seja, fãs fakes não ajudarão a promover sua marca.
5. Comentários
Acerto – Faça postagens que estimulem a participação dos fãs, como mensagens com perguntas. Esse tipo de conteúdo tem 92% mais comentários do que outros. E sempre se lembre de deixar a pergunta por último.
Erro – Faça comentários fakes na esperança de estimular seus fãs a fazerem o mesmo. O pior: se alguém descobrir, esse fiasco de estratégia será uma grande mancha na reputação da sua empresa.
6. Atualização
Acerto – Análise sua página para descobrir quantas postagens podem ser feitas sem incomodar os seus fãs. Muitos sites indicam números determinados, mas isso varia muito de acordo com a empresa.
Erro – Faça atualizações indiscriminadamente até que seus fãs corram da sua página com medo de uma overdose de conteúdo.
Caso sua empresa necessite de um diagnóstico mais específico, você pode também pedir uma avaliação gratuita para um de nossos consultores.
___
Este artigo foi adaptado do original, 12 acertos e erros na hora de gerenciar sua página no Facebook, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, desde 2012 no mercado trabalhando com Marketing Digital.
Sobre nós e este blog
Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.
Solicite um orçamento
Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.