A importância da lealdade do consumidor
- 11 de junho de 2018
- Alexandria, Clientes, Melhores práticas
Não basta ter um bom produto ou serviço para conquistar a lealdade do consumidor é preciso manter um bom o relacionamento com o cliente.
Lealdade vs Fidelidade
Lealdade não se mede com números de vendas ou pela frequência que o cliente vai à sua loja.
Um cliente leal leva em consideração outros fatores além da qualidade do produto e preço. Ele é cliente porque acredita na missão da empresa e gosta da forma que é atendido. É uma verdadeira relação de amizade com a empresa ou com alguém que está lá dentro. Por isso a importância do trabalho em equipe.
Atitude e comportamento: dois aspectos que podem ser analisados para medir a lealdade de um cliente. Não esqueça: um cliente satisfeito compra duas vezes!
Uma atitude que indica se a relação entre consumidor e empresa é positiva: é quando o cliente utiliza e recomenda o produto, essa atitude é uma declaração de lealdade. Entretanto, essa atitude não garante que ele vai realmente fazer isso.
Uma empresa que pretende ser indicada entre os compradores fiéis para aumentar a movimentação de seus produtos precisa de estratégia, mas antes de qualquer coisa, precisa de conhecimento.
Como surpreender os clientes promotores?
É importante entender o comportamento do cliente com a empresa. Ter um atendimento diferenciado, interagir e perguntar a opinião deles sobre os serviços, trabalhar pesquisas de satisfação. Tudo isso permite que a empresa conheça o perfil do consumidor e torne sua experiência muito melhor.
De acordo com as necessidades do perfil do cliente coletadas nas pesquisas realizadas, a empresa pode criar um programa de recompensa mais inteligente e assertivo. Mas, manter um relacionamento frequente e personalizado com o público também pode surpreendê-lo positivamente.
O comportamento do consumidor demonstra uma diversidade e por isso é difícil determinar o que vem antes entre a lealdade e a fidelidade. Existem variáveis que fazem o cliente se tornar fiel antes de leal e o contrário também é verdadeiro.
Mas uma coisa é certa: em tempos de crise, o consumidor leal e lucrativo ainda é o que tem maior destaque.
Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.
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