A habilidade de criar hábitos

No Comments

Qual a primeira coisa que lhe vem a cabeça quando lhe falam de hábitos? No meu caso é a constância de uma ação diária, boa ou ruim. Essa poderia ser a definição básica de hábito, mas o problema não está na definição e sim na implantação de um novo hábito ou retomar aquele velho hábito que tanto nos satisfazia ou a retirada daquele hábito que vem nos retirando energia, fazendo com que percamos tempo, trazendo desavenças e/ou que não nos satisfaz mais.


Este artigo é ideal para você, caso esteja em busca de:

» Como posso criar novos hábitos?

» Como posso continuar me desenvolvendo profissionalmente?

» Qual a melhor maneira de implementar novos hábitos?

» Como criar uma rotina de estudos?

» Como ser mais disciplinado?


Na realidade a vida é feita de hábitos, pequenos ou grandes, desde o hábito que temos de escovar os dentes após as refeições, horário de acordar, verificar o retrovisor do carro ao sair, tomar um copo d’água antes de dormir entre outros. Eles fazem parte da nossa vida, ou melhor, podemos afirmar que eles fazem parte da nossa programação.

E a boa notícia é que podemos reprogramar todos esses hábitos para melhorarmos em vários aspectos da nossa vida. Podemos implantar hábitos saudáveis, hábitos de melhoria pessoal e profissional, hábitos para melhorar nosso relacionamento com a família ou com o parceiro. Fácil não? Nem tanto…

Criando novos hábitos

A implantação de um novo hábito passa por um choque de realidade, uma alteração na rotina diária que tínhamos para algo novo e as vezes incômodo. Imagina você definir que a partir de amanhã, você irá acordar duas horas mais cedo todos os dias.

São duas horas a menos de descanso a noite ou uma mudança total no seu dia já que você teria que arrumar um tempo a mais para descansar, teria que dormir mais cedo, teria duas horas a mais pela manhã para fazer o que definisse. É uma puta reprogramação da sua rotina.

Da mesma forma acontece quem implementa alguma atividade física, quem inicia uma dieta, quem implementa uma nova rotina de estudos ou de leitura. Mas o grande diferencial não está em quem implementa apenas um novo hábito e sim quem consegue decodificar a maneira de implementar hábitos, quem apenas acorda e diz “a partir de hora eu irei fazer isso… todos os dias” e faz.

Essas pessoas criaram a habilidade de criar hábitos. E é isso que venho passar para você, seguindo alguns pequenos passos e tendo em mente alguns conceitos você poderá implementar qualquer hábito na sua rotina diária. Vamos lá!!!

Hábitos simples no início

Nada de começar tentando aquele hábito que você vem tentando a anos e não consegue implementar, se você não conseguiu antes e se seus pensamentos e intenções não mudaram, não será agora, infelizmente, que você irá conseguir implementar.

Escolha hábitos simples como, beber água assim que acorda, ler 5 ou 10 páginas de um livro, dormir com o despertador longe da cama, mandar um bom dia para um amigo(a), arrumar a cama, deixar a roupa separada para vestir no outro dia.

Coisas simples que vai lhe trazer um comprometimento diário, não irá exigir muito tempo de você e será algo proveitoso para o seu dia e sua vida. Depois de um que você conseguir com sucesso implementar alguns hábitos simples, comece a agregar a sua rotina hábitos mais desafiadores.

Implemente o que gosta para depois o que “não gosta”

Aqui vale ressaltar que estamos aprendendo a criar o hábito de criar hábitos, então vamos iniciar com o que gostamos para aprendermos a criar hábitos novos na nossa rotina e quando estivermos acostumados a implementar qualquer coisa, ai sim poderemos implementar aquele hábito que faz bem para nossa vida porém, é tão difícil ou até então “doloroso” que não conseguiríamos implementar.

E quando falo em algo que gostamos, são hábitos que vão fazer com que possamos ir para um outro nível. Imagine que não tem o hábito de sentar para estudar para concurso e iniciar a rotina sempre pelas matérias que menos gosta. Você não vai avançar para as próximas matérias porque irá desistir e se frustrar logo no início.

A gente precisa de uma motivação, de vitórias, de conquistas, de saber que conseguimos fazer algo, então implemente primeiro coisas que gosta, hábitos que não serão tão dolorosos para você. Mais uma vez vale ressaltar que após criar a habilidade de criar hábitos muita coisa muda, como o fato de iniciar com as coisas mais difíceis no seu dia-a-dia, mas este é um assunto para outro tema.

Constância e comprometimento

Eu diria que essas são as palavras chaves para implementar novos hábitos. Há um tempo, quando eu comecei a reprogramar toda a minha rotina uma das coisas que fiz foi eu mesmo arrumar minha cama antes de sair para o trabalho, sim não era eu que fazia.

Então mesmo atrasado, mesmo depois de tirar o carro da garagem, mesmo dormindo em outro local, eu arrumava a cama em que dormia, e ainda continuo com esse hábito. Após um certo período esse hábito se torna automático, você faz até de olhos fechados, ou sente que falta algo pra o seu dia se tornar completo.

Se você implementa um hábito diário, cumpra todos os dias, faça chuva ou faça sol, aconteça o que tiver que acontecer, coloque isso na sua cabeça, que seu dia não será completo sem fazer aquilo, de uma forma ou outra faça.

Se colocou um hábito para fazer antes de dormir e chegou o dia que está mais cansado do que o normal, saiba que você tem que concluir aquele hábito, faça dormindo, vá de olhos fechados, sonambulo, engatinhando, deitado mais faça, isso é comprometimento, independente do que ocorrer faça. Se lembre, quem quer, da um jeito quem não quer dá, desculpas.

Se conheça melhor

Parece frase de conteúdo de auto-ajuda, mas é quase isso mesmo viu. Você tem que se conhecer para poder implementar um novo hábito, não adianta você querer implementar aquele hábito que seu amigo(a), irmão(ã), companheiro(a) que você achou tão legal se não se encaixa na sua rotina ou no seu jeito de viver.

Só implemente hábitos que combinam com você, que vão fazer sentido para você, se você é uma pessoa mais caseira não adianta implementar hábitos que lhe façam sair de casa todos os dias, no máximo uma vez por semana, neste caso implemente hábitos que podem ser implementados enquanto você está em casa.

Já pensou se você trabalhasse viajando todos os dias e colocasse como hábito visitar familiares que não estivesse nas localidades que você fosse, seria mais viagens, mais cansaço e mais frustração. Implemente hábitos que façam sentido pra você, sua vida e seus objetivos.

Monitore seus hábitos

Acompanhe seu progresso, controle por meio de aplicativos, caderno ou planner, mas monitore. É bom acompanhar e ver o quanto estamos progredindo, saber que já conseguimos executar um hábito 10, 20, 30 vezes sem pular um único dia assim como, ver quais não estamos conseguindo implementar e poder deixar ele de lado para colocarmos ele em prática somente quando estivermos preparados, usando aquele tempo e esforço para colocar outro hábito.

Cada hábito um objetivo

Sim, qualquer coisa que você for fazer na sua vida tem que ter um sentido pra você e um objetivo para conquistar, como estamos aprendendo a criar hábitos esse é o objetivo principal, porém outros objetivos podem ser implementados, se você quer ter mais conhecimento implemente o hábito de ler ou assistir um vídeo aula, se você quer ser uma pessoa mais saudável, implemente o hábito de praticar exercícios e comer melhor, se você quer ser uma pessoa mais sociável melhore seu convívio com pessoas, saia um pouco mais, mande mensagens para amigos para saber como estão, se você quer ter mais disposição pare de consumir coisa que tiram sua energia, que lhe faça sentir mal.

Um objetivo claro sempre ajuda você entender melhor o porque está fazendo e, porque está fazendo.

Se presenteie

Sempre quando progredir faça coisa que sempre quis fazer e não podia antes, se você completou vários dias implementando um hábito sem falhar, receba um prêmio de você mesmo. Sai para comemorar, coma algo que gostaria de comer, passe um dia apenas relaxando de pernas pro ar, viaje, faça algo prazeroso que lhe vá trazer este sentimento de realização.

Quantos dias são necessários?

Esse é outro x da questão. Em muitas literaturas você irá ver 21 dias, em outras 60, mas eu digo que depende. Vai depender de você, cada um consegue implementar hábitos de acordo com a sua vontade, desejo e dedicação.

Mas você vai saber realmente que implementou o hábito quando você for fazer ele sem perceber, igual quando se esta dirigindo que passamos a marcha ou trocamos os pés no automático, sem fazer esforço mental, vai ser aí que você vai saber que conseguiu implementar o hábito, ou quando você estiver no pior dia, cansado, com sono, com a cabeça cheia, mas mesmo assim você irá executar o hábito.

Então, sei que você estará ansioso para implementar aquele hábito que sempre quis, mas tenha calma e paciência pois, toda meta tem seu primeiro passo, defina esse como o seu primeiro passo para implementar um hábito, crie a habilidade de criar hábitos, e quando perceber que você está no controle da sua rotina, que o que você quiser fazer no seu dia ou implementar você irá conseguir, lhe digo, o céu é o limite.

Você estará com o código da sua vida na sua mente e poderá reprogramar quando quiser, e fazer o que quiser. E por final, quer uma dica de mais um hábito para agregar a sua rotina, visite-nos semanalmente, sempre temos conteúdo para você, conhecimento nunca é demais e conhecimento que agrega a nossa vida é essencial.

Feliz novo hábito para você.

Representante de Vendas na Lins e Lins Representações Comerciais, e especialista em Administração, Gestão Empresarial e Logística.

Sobre nós e este blog

Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.

Solicite um orçamento

Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.

Inscreva-se em nossa lista!

Últimas publicações

Veja todas as publicações
No Comments

Deixe um comentário