Guia de publicidade para influenciadores digitais
- 27 de maio de 2021
- Influenciadores, Melhores práticas
Você sabe quando sinalizar um conteúdo publicitário nas redes sociais?
Como influenciador, existem regras indispensáveis que você deve seguir antes de postar qualquer conteúdo comercial. O motivo é simples: ser transparente e mostrar para o seu público que a divulgação daquele produto ou serviço foi paga pela marca.
Quando o conteúdo é considerado publicidade?
- A divulgação de produtos.
- A relação comercial entre o influenciador e a marca.
- Controle editorial do anunciante sobre o conteúdo postado pelo influenciador.
Como mostrar que é publicidade?
PODE USAR
#publicidade, #anúncio, #patrocinado, #conteúdo pago, #parceria paga, #embaixador, #publipost, #publi
NÃO PODE USAR
#ad, #adv, #advertisement, #ambassador, #marcaXYZ, #colaboração
Termos em línguas estrangeiras dificultam o entendimento do consumidor, por isso, não devem ser utilizadas.
Onde incluir a informação?
Nas fotos e vídeos – as palavras de identificação publicitária devem estar junto com a primeira tela do anúncio.
Caso existam muitas hashtags, a identificação publicitária deve ser a primeira ou estar devidamente destacada com relação às outras.
Nos Stories – a identificação deve estar visível em todos os vídeos relacionados com aquela ação, próxima do nome da marca e durante o tempo em que o conteúdo estiver disponível.
E os recebidinhos e brindes?
Quando não existe nenhum tipo de remuneração ou acordo de permuta, eles não são considerados publicidade.
Como mostrar um recebido, brinde ou convite:
Recomendado
- #recebido;
- [Viagem/Show/Evento] a convite de [nome da marca];
- Obrigada à [marca] pelo [produto, viagem, convite];
- Obrigada [marca];
- #promoção;
- #promo (ativações mediante brindes ou prêmios).
Fonte: Conar
Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, desde 2012 no mercado trabalhando com Marketing Digital.
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