Essa é uma ótima maneira de atrair mais seguidores, afinal, quem não gosta de ver um conteúdo criativo e único?
Nesse post vamos te ensinar não só como usar os gifs nos stories da sua marca, como também te ajudar a criar sua própria animação personalizada.
Gifs
Para descomplicar: o que chamamos de gifs funcionam no Instagram como stickers e a maior característica deles é não ter um background, como aqueles gifs que vemos no próprio Giphy ou em outras redes sociais.
Como criar seus próprios gifs
Recentemente, o Giphy modificou algumas regras da comunidade, separando os artistas que buscam divulgar trabalhos e as empresas que querem distribuir conteúdo relacionado às marcas.
O que muda?
Diferente de uma conta comum, artistas e marcas precisam entrar em uma página específica para solicitar um cadastro especial. É como se fosse uma espécie de parceria, em que você seleciona qual categoria quer fazer parte.
Na página de cadastro comum, o caminho para o que o Giphy chama de “parceria” fica localizado no canto direito da tela. Mas caso você queira um redirecionamento mais rápido, é só clicar aqui.
Crie uma conta de marca ou artista
Você terá duas opções na tela: o Giphy para artistas ou para marcas. É com esses dois tipos de conta que você poderá ter acesso a um número grande de funcionalidades, como:
• Upload ilimitado de gifs;
• Criação de um canal oficial no Giphy;
• Créditos pelos seus GIFs;
• Estatísticas;
• Conta verificada.
Crie sua conta através do botão Create your branded channel.
Insira tudo que for necessário. Desde o nome da empresa aos links de site e redes sociais. Essas informações serão importantes na etapa de avaliação de conta, que acontecerá logo após o preenchimento do formulário.
Ao finalizar, não se preocupe: o Giphy vai te encaminhar um e-mail explicando que, para ter um canal de marca, é preciso passar por uma avaliação básica, mas sua conta estará livre para realizar uploads.
Para essas e outras dúvidas, o suporte do Giphy explicou como funciona o processo de aplicação.
Carregue os gifs personalizados
Após criar o perfil da sua marca e preencher as informações necessárias, você já pode carregar arquivos no seu perfil (recomendamos que sejam no mínimo 10 gifs iniciais). O ideal é que você sempre faça arquivos com o fundo transparente, pois apenas assim eles serão considerados stickers, o formato de gif válido pelo Instagram Stories.
Você pode fazer esta ação de duas maneiras:
1. Clicando em “Upload” é possível carregar um arquivo em gif, ou seja, no formato já prontinho. Você pode arrastá-lo ou carregar um arquivo direto do seu computador.
2. Clicando em “Create” você pode criar um gif do zero, com imagens, vídeos e ainda inserir letras e animações.
Upando seus gifs
• Carregue seus adesivos como arquivos GIF, até o momento, arquivos APNG (Animated Portable Network Graphics) não são suportados.
• Os adesivos devem ser exportados com fundo transparente, nada de fundo colorido ou branco.
• O tamanho ideal é de 600 x 600 pixels (ou sempre em números pares, por exemplo 1000×1000).
• Defina o gif sempre em loop (movimento contínuo) quando for exportar.
• O Giphy indica que o tamanho do arquivo seja de até 100 MB e que não ultrapasse 15 segundos (o ideal mesmo para carregar rapidinho é que seja de até 5 segundos),
• Você pode ver mais dicas do próprio site, aqui.
Depois de adicionar o gif em qualquer um dos métodos acima, vocês será redirecionado para esta tela. Essa é uma parte bem importante, já que os critérios de moderação do Giphy vão ser avaliados de acordo com as configurações feitas nesta etapa.
Adicione uma (ou algumas) hashtags para o seu gif. Recomendamos que pelo menos uma dessas hashtags seja o nome da sua marca, assim os seguidores poderão encontrar seus gifs com maior facilidade.
Na parte de “Rating” você colocará a faixa etária para qual o seu gif será exibido. As letras G, PG, PG-13 e R são, respectivamente, “livre pra todas as audiências”, “infantil”, “crianças até 13 anos” e “conteúdo adulto” no Brasil.
Após adicionar todos os gifs, entre em contato por e-mail com o GIPHY para que seu conteúdo possa aparecer oficialmente no Instagram Stories. Caso seja um artista independente, mande um e-mail para artists@giphy.com. Já no caso de marcas, atores, políticos e figuras públicas, o caminho certo é pelo partnerships@giphy.com.
Como adicionar gifs nos Stories
1. Faça um story (vídeo, foto, ou mídia da galeria) e arraste a aba de funcionalidades para cima.
2. Em “Pesquisar no GIPHY”, digite o nome do arquivo desejado.
3. Agora é só ajustar à sua história!
Selecionando essa funcionalidade, você pode inserir a quantidade de gifs que quiser, contanto que façam sentido no seu conteúdo.
Fonte: Postgrain
Viu como é fácil? Que tal criar agora os GIFs da sua marca?
Profissional de Marketing Digital. Experiência com vendas, e estratégias de Marketing com finalidades de venda de produtos, serviços e ideias.
Sobre nós e este blog
Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.
Solicite um orçamento
Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.