Os 3 Melhores Programas de Design Gráfico para Iniciantes
- 13 de agosto de 2018
- Desenvolvimento profissional, Design, Marketing Digital
Se você anseia na produção voltada a desenvolvimento de artes gráficas ou mídias sociais e não sabe qual programa de design gráfico usar, está no artigo certo!
Primeiramente, vale ressaltar que os softwares listados abaixo devem ou não serem trabalhados em conjunto e isso é ótimo na qualidade da arte final. À medida que trabalhamos em aplicativos com recursos específicos, eles serão trabalhados de forma mais ampla, profunda e direta. Ou seja, saberemos para que serve um ou outro programa de forma a não questionar do por que ter que usar vários a fim de produzir um único produto.
Atualmente, existem vários tipos de arquivos trabalhados por design gráfico, cujo o vetorial e bitmap são os mais populares nesse ramo e importantes para você.
Os tipos de arquivos Bitmap consistem na criação ou manipulação de imagens ou objetos a partir de pixels, enquanto os vetores tratam-se de objetos criados a partir de construções geométricas e que podem ser ampliadas sem perder a definição ou detalhes.
Pronto! Já sabendo com quais tipos de arquivos iremos trabalhar, podemos começar:
Adobe Photoshop
De fato, o programa de design gráfico de edição de arquivos bitmap mais usado do mundo e que você já deve ter ouvido falar ao menos uma vez na vida. Pertencente a Adobe Systems, a sua principal característica é a de ser um editor de imagens.
O Photoshop é recomendado na modificação (através da manipulação de bits no plano trabalho, daí a ideia do “bitmap”) ou melhorias de imagens, podendo ser com propósito fotográfico ou não, oferecendo ferramentas de retoque, equilíbrio de cor e outros recursos. Com ele, é possível criar layouts, animações, montagens de fotos até extrusões 3D, dentre outras opções que o tornam extremamente importante para as demandas de design.
Adobe Illustrator
Irmão do Photoshop, também pertencente ao pacote criativo da corporação Adobe, é considerado o programa de design gráfico para vetores de maior aproveitamento no mundo.
Além da integração com o Photoshop, o programa também permite a criação de banners ou outdoors para fachada de loja; cartões de visita para escritórios; folhetos para supermercados; ilustrações, layouts e informativos para serem trabalhados no Photoshop na produção de posts para mídias sociais, por exemplo.
E, falando em mídias sociais…
O Illustrator também oferece ferramentas na criação de logotipos e marcas criativas para empresas, sendo usadas nas suas artes gráficas de divulgação nas redes sociais, televisivas, etc.
Corel Draw
Sendo um concorrente do Adobe Illustrator, basicamente, é outra alternativa para designers iniciantes sem preocupar-se com o modo de utilização e custeamento do programa. Sendo seus prós em comparação com o software da Adobe. Já sua desvantagem, está na impossibilidade de criação de vetores tridimensionais, podendo não tornar tão fantástico o acabamento de suas artes. Porém, no geral, o programa de design gráfico apresenta de forma semelhante os mesmos recursos do Illustrator.
Por fim, basta pôr a mão na massa e iniciar exploração das ferramentas para criação de suas mídias!
Trabalhe também, com inspirações e na construção de um sketch destas mídias, o que nada mais é além de um rabisco do que você está planejando. Mantenha sempre o foco para saber qual recurso irá precisar usar e em qual programa encontrar.
Sobre nós e este blog
Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.
Solicite um orçamento
Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.