5 Técnicas de Design para Fotos com Textos
- 16 de julho de 2018
- Design, Marketing Digital, Mídias Sociais
Com centenas de mídias digitais sendo criadas para divulgação de produtos, a sua precisa chamar atenção. Utilizar incorporação da tipografia com a fotografia, respeitar os componentes da imagem e adicionar efeitos ou filtros com moderação, podem cativar o foco do público-alvo a medida que rolam os dedos nas redes sociais.
Neste artigo, apresentaremos 5 técnicas de Design para fotos com textos:
Incorporação
Seria o ato de naturalizar o texto com a foto. Essa tática consiste em transformar algumas ou todas as palavras em um componente original da fotografia. Redução do texto por recorte em suas bordas, adição de sombra com sua manipulação sob o relevo da imagem e recursos de sobreposição em editores avançados ajudam nessa naturalização.
Geralmente, requer atenção e cuidados para reduzir apenas o necessário das palavras de forma que continue legível e de fácil leitura para o leitor. O ideal é usar essa técnica em títulos com poucas letras ou sentenças populares, como adjetivos e marcas famosas.
Bokeh
Referente às áreas fora de foco, geralmente, produzidas por lentes fotográficas.
Porém, editores de imagens já possuem diversas ferramentas, como Desfoque do Adobe Photoshop CC, para realizar esse efeito sem precisar de câmeras potentes. Essa técnica enfatiza tanto o elemento texto quanto outro componente da foto, podendo ser um produto por exemplo, já que o borrão será apenas no plano de fundo da fotografia. Além de ajudar na clareza de informações, e uma das técnicas mais belas e sofisticadas.
Reverência
Consiste no reaproveitamento das áreas vazias e respeito das bordas de componentes nas fotografias. Quem nunca adicionou um texto sob um rosto, produto, uma área importante ou outro elemento qualquer de uma foto? Pois é. Isso só atrapalha se você quer apresentar algo, pois os textos também são elementos. Evite sobrepô-los, porque pode confundir o leitor, a menos que utilize a técnica Incorporação ou Bokeh.
Basicamente, basta deixar neutra toda a área que conter um componente natural e adicionar informações ao seu redor de forma que as bordas do texto casem com as bordas desses componentes.
Familiarização
Ajuda a conectar os elementos “texto” e “componente” na foto. Escolher a fonte que combine com aquele produto em destaque na fotografia e definir a paleta de cores de acordo com a imagem para a tipografia, seriam os passos básicos para essa harmonização. Mas, se a apresentação para produtos variados já tiver um padrão, essa técnica é pouco aproveitada; sendo utilizada demasiadamente em produtos específicos, mantendo sempre o conceito principal.
Deixar o texto com a cara da fotografia a fim de harmonizar as informações e deixar o leito confortável, não tem preço.
Simplificação
Manter o conceito simples pode tornar imediata a absorção de informações do leitor. Usar pouco ou nenhum efeito e pouquíssimo texto, como apenas um título, ajudam a chegar nesse propósito. O intuito seria fazer os componentes da fotografia, chamar mais atenção que o próprio texto ou ambos trabalhando juntos, já que nosso cérebro realiza a leitura não-verbal (imagens) mais rápida que a verbal (palavras).
Dessa forma, fará com seu público-alvo pare em uma publicação e vá tentar buscar mais detalhes sobre algo pré-determinado.
Com as 5 técnicas apresentadas, escolha a mais relativa para seu propósito e mãos na massa! Vale ressaltar que você pode usar mais de uma prática na mesma fotografia e informação, como a Simplificação com Reverência para definir ainda melhor o propósito de seu texto com a imagem, ou Bokeh com Familiarização para tornar o produto final ainda mais belo e tendencioso.
***
Com informações de Vitamina Publicitária.
Sobre nós e este blog
Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.
Solicite um orçamento
Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.