Tudo que você precisa saber sobre Anúncios Sociais
- 5 de dezembro de 2016
- Marketing Digital, Mídia, Mídias Sociais
Em um cenário bastante competitivo os anúncios sociais podem destacar seu produto te colocando a frente dos concorrentes. Para desenvolver campanhas das mídias sociais eficazes é necessário ir além das publicações de conteúdos relevantes, abrangendo também os anúncios. Eles são os responsáveis por atrair, engajar e converter pessoas interessadas, transformando em clientes.
Anúncios sociais são aqueles dirigidos a usuários que têm amigos que são fãs ou visivelmente interagem com as marcas anunciadas na rede social. Enquanto que os não-sociais são os anúncios exibidos para o restante dos usuários do Facebook.
Os anúncios sociais oferecem vantagens?
A Nielsen analisou os resultados de 79 campanhas no Facebook durante um período de seis meses para determinar o quão bem-sucedidas são as mensagens sociais para aumentar audiência. Enquanto a pesquisa anterior da Nielsen mostrou que os anúncios online tendem a ser notados e lembrados como um todo, esta pesquisa demonstrou ainda mais que os anúncios sociais dão uma vantagem às marcas. Em média, os anúncios sociais geram um aumento de 55% do recall.
De acordo com uma pesquisa sobre as atitudes dos consumidores em relação a diferentes tipos de publicidade, 76% dos internautas norte-americanos disseram que confiam nas recomendações on-line de amigos, enquanto que 49% deles confia em recomendações de outros internautas. Assim, não é surpresa que anúncios que envolvem conteúdo social são mais impactantes que os anúncios tradicionais.
Assim mais anunciantes podem considerar investir em novos anúncios com conteúdo social, como forma de melhor utilizar o poder da rede de consumidores engajados com suas marcas. Isso também serve de justificativa para os esforços dos comerciantes para criar mais pontos de conexão social com os seus consumidores, com suas marcas mais bem posicionadas para atingir um grupo maior de clientes potenciais.
Anúncios nativos e anúncios sociais, qual é a diferença real?
Não está extremamente claro sobre as diferenças entre os anúncios nativos e anúncios sociais. Anúncios sociais são usados para promover sua conta, descontos ou qualquer outro conteúdo para públicos relevantes na rede social que realmente estariam interessados no conteúdo. Essas campanhas de mídia social podem ter vários objetivos diferentes, incluindo aumentos nos cliques do site, downloads de aplicativos, compras, seguidores, engajamento e leads.
A publicidade nativa é definida como o tipo de anúncios que estão naturalmente entrelaçados no conteúdo. Esses anúncios nativos têm os dois principais objetivos de conduzir os usuários a tomar uma determinada ação e posicionar a imagem da marca na mente do consumidor.
Então, vamos para as coisas importantes, quando você usa cada tipo de publicidade? A chave para responder a esta pergunta para você marca é em conhecer seus principais objetivos. Você precisa combinar seus objetivos com o tipo de publicidade, a fim de obter o máximo de seu investimento.
Construir, crescer e diversificar uma audiência
A melhor maneira de começar a construir e diversificar sua audiência é promovendo sua conta para um público-alvo. Para obter os melhores resultados possíveis, você deve segmentar suas campanhas, tanto quanto possível, isso irá aumentar o seu envolvimento, bem como diminuir os seus custos.
Em quais canais posso veicular?
Defina de acordo com o canal que tem mais afinidade de atingir seus objetivos, conheça alguns:
• Facebook – Hoje é considerada a maior rede social do mundo. Os números ultrapassam os 1,23 bilhões de usuários no mundo com 61,2 milhões no Brasil.
• LinkedIn – Considerada a maior rede social de contatos profissionais do mundo com cerca de 340 milhões de usuários. No Brasil a marca supera os 20 milhões de usuários ficando atrás somente dos Estados Unidos e Índia.
• Instagram – A rede social hoje possui mais de 300 milhões de usuários. O Brasil está entre os 5 países que mais usam o Instagram. Nele, todos os conteúdos pagos serão marcados com o rótulo “Patrocinado” acima da imagem. Assim, fica fácil para o usuário saber o que é anúncio e o que não é.
• Twitter – Hoje a rede social possui 200 milhões de usuários. Tem uma média de tweets por dia é de 400 milhões. Uma rede com muitos influenciadores e onde 60% dos usuários acessam via celulares.
• Youtube – A maior rede de vídeos do mundo é considerada também a segunda opção como mecanismo de buscas. Hoje o Youtube já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários. E a cada minuto tem mais de 48h de conteúdos novos.
Levando em consideração essa informação, faça uma projeção de quanto seria o investimento de mídia e estime o retorno e o impacto que os anúncios sociais terão no seu negócio. Verifique também as tendências do marketing para o período e otimize a sua campanha. O melhor momento para destacar o seu negócio é agora!
Cientista da Computação, pós-graduanda no MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, com mais de 2 anos de experiência em Marketing Digital. Trabalhou com: Marketing de conteúdo, e-mail marketing, marketing em mídias sociais e criação de campanhas para canais de mídia on-line.
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