As reações dos brasileiros no Facebook sobre as notícias do afastamento de Cunha
- 7 de maio de 2016
- Alexandria, Facebook, Mídias Sociais, Pesquisa
Após o lançamento global das reações no Facebook em 24 de fevereiro de 2016, muito se falava sobre como isso se adequaria ao comportamento do usuários no Facebook e que impactos teriam nas páginas de empresas. Algumas consultorias de tecnologia chegaram até a definir um “peso” para cada reação, porém o próprio Facebook indica em seu site, que as reações possuem o mesmo “peso”, ou seja, o conteúdo da publicação em contexto com o usuário que irá definir qual reação será usada.
Dessa forma, nós da Alexandria Marketing, decidimos analisar as reações das publicações sobre a notícia do afastamento de Cunha, por ser um dos assuntos mais falados nos últimos dias.
As páginas que selecionamos para analisar as publicações foram: Portal R7, G1, Folha de São Paulo, Terra e Exame.
Separamos duas publicações de cada uma das cinco páginas selecionadas e fizemos uma soma das reações presentes em ambas as publicações e como resultado chegamos aos números:
Na página da Folha de São Paulo, foram mais de 95 mil curtidas somando as duas publicações, seguida de perto da Revista Exame, com mais 71 mil curtidas, enquanto no portal de notícias G1, foram mais de 59 mil curtidas.
Já nos portais R7 e Terra, ambos possuem mais de 15 mil curtidas na soma das duas publicações analisadas.
De forma geral, um número bastante interessante de usuários, mais de 13 mil, se identificaram mais com a reação ‘amei’ nas publicações analisadas. Outros 11 mil preferiram utilizar o ‘haha’ para interagir com as publicações.
Nesta análise, foram escalados três membros da agência:
- Amanda Silva, que ficou responsável pela coleta de dados;
- Vanessa Nascimento, que ficou responsável pela estrutura dos dados;
- Alexandre Nunes, responsável direto pela análise, criação e publicação do relatório.
Publicações analisadas na página do Portal R7:
Publicações analisadas na página do G1:
Publicações analisadas na página da Folha de São Paulo:
Publicações analisadas na página do Terra:
Publicações analisadas na página da revista Exame:
Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, desde 2012 no mercado trabalhando com Marketing Digital.
Sobre nós e este blog
Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.
Solicite um orçamento
Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.