Os principais erros da sua marca nas redes sociais
- 21 de março de 2016
- Marketing Digital, Melhores práticas, Mídias Sociais
Estar nas redes sociais já não é um tabu, é uma realidade que a maioria das pessoas já conhecem e entenderam sua importância. Além de interagir com amigos e família, as pessoas usam as redes sociais para se relacionarem também com empresas.
Deixando de ser exclusividade das grandes marcas, os pequenos e médios negócios estão garantindo seu lugar. Afinal você precisa estar onde seu consumidor está. A aproximação da marca e o cliente é o principal objetivo de estar inserido no mundo virtual.
Porém, que o mundo não é feito apenas de acertos e sucessos nós já sabemos, não é mesmo? No Marketing Digital não é diferente. Todo empreendedor e gestor de mídias sociais sabe que errar e acertar faz parte do negócio. Esses erros e acertos são o que levam a criar novas estratégias e melhorá-las.
Ao estabelecer a presença On-line da sua marca, é importante estar atento, pois, do mesmo modo que ela pode se tornar viral e ser sinônimo de engajamento, também pode ser prejudicada pela sua própria gestão de mídias sociais.
Lembre-se que no mundo das mídias sociais não existe uma receita de sucesso. Os pontos destacados a seguir são o exemplo do que você NÃO deve fazer com sua marca nas redes sociais, acrescentei também algumas dicas para que você ofereça uma melhor experiência para os seus fãs.
Os principais erros que a sua marca deve evitar nas redes sociais são:
• Não ter uma estratégia
Ao estabelecer a presença On-line da marca nas redes sociais é muito comum que as empresas pensem: “E agora, José?”. Por que isso acontece? Porque não basta criar uma conta para ver as coisas acontecerem. Você precisa ter uma estratégia. Assim, como um plano de negócio, esse projeto requer um investimento não apenas na criação, mas também uma manutenção cuidadosa.
• Criar um perfil para sua marca no Facebook
Muitas marcas ao tentarem criar uma página acabam criando um perfil. O erro gera uma situação engraçada no Facebook: consumidor e marca se tornando amigos.
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Ao criar um perfil você limita sua marca a ter no máximo de 5 mil amigos e ainda correm o risco de serem banidos a qualquer momento. Sabemos que 5 mil não é um número baixo, mas também não é nada impossível alcançá-lo. As Fan pages para empresas não possuem nenhuma restrição no número de fãs, por isso são a melhor opção para sua marca.
• Deixar os perfis com informações incompletas
É bastante comum acessar o perfil de uma marca e não encontrar informações importantes sobre ela. Se um possível cliente entra no perfil da sua empresa à procura do endereço, número para entrar em contato ou os seu ramo de atuação e OPA, cadê?
Claramente, as pessoas não saberão quais são seus produtos ou serviços, dificilmente poderão visitar ou até mesmo realizar uma ligação para saber a localização, por isso é essencial para o seu negócio que você complete toda a informação do perfil da sua marca. Não se esqueça de colocar a categoria do seu negócio, para que o seu produto seja facilmente encontrado pelos consumidores.
• Não definir frequência de publicações
Em todas as redes sociais é importante manter um fluxo de publicações para manter presença On-line da marca. Se você tem um canal no YouTube, mantenha-o atualizado. Assim como no Facebook, no Instagram, ou qualquer outra rede social.
• Não definir uma persona
É extremamente importante definir a persona da sua marca, pois ela irá incorporar valores, gostos, convicções e crenças à sua marca. É importante lembrar que as pessoas serão fãs da sua marca e a tomarão como base à partir da experiência que ela oferece.
• Só te interessarem as vendas e curtidas
É nesse momento que sua marca deve se imaginar no lugar do fã. Já reparou como é incômodo entrar em uma fã page e notar que o único conteúdo que publicam é apenas só sobre a marca, produtos, preços, medidas, formas de pagamento, diferentes modelos?
É como você ir à um encontro e o cara só ter a dizer “eu, eu, eu” e esquecer do motivo dele está ali, ou seja, você. Claro, é necessário falar de sua marca, mas não deve ser a única estratégia a ser explorada. Interaja com seus fãs, brinque, ofereça conteúdo que o interesse, faça-o se sentir importante!
• Não responder os comentários
Como toda relação precisa de diálogo, a da sua marca com o fã não é diferente. Sejam críticas, elogios, sugestões ou reclamações, é importante responder à todos. Além da possibilidade de mudança com o que o mesmo destaca, soma-se pontos para a imagem da sua marca. Por isso, tanto no feedback positivo quanto no negativo, dê atenção ao seu fã.
• Querer estar em todas as redes sociais
Como falei no artigo “Como fazer um planejamento de Mídias Sociais para vendas” não adianta tentar estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Você precisa estar onde o seu consumidor está! Recomendo que inicie o seu trabalho em uma ou duas. Foque nas redes sociais mais relevantes para o seu negócio, ampliando seu alcance até alcançar outras redes sociais.
Acertar e errar faz parte de algumas fases da vida, inclusive nos negócios. Porém, não corrigir nossas falhas sabendo onde erramos é o mesmo que cometer novos erros. Erre, mas corrija. Assim, você estará garantindo seu maior bem nas redes sociais: o fã.
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bom dia, gostei muito pratico e bom irei procura-los logo . muito obrigado . vocês tem muitas ideias boas que eu preciso sim na vida profissional.
Olá Rui, tudo bem? Ficamos felizes com o seu feedback e esperamos continuar te ajudando a traçar seus caminhos. Grande abraço!