Clientes insatisfeitos? Saiba como lidar e convertê-los!
- 3 de janeiro de 2016
- Clientes, Melhores práticas
Clientes insatisfeitos custam caro para as empresas e não existem dúvidas quanto a isso!
A satisfação de seus clientes vai muito além do ter um bom atendimento ou a garantia da excelência de seu produto ou serviço, é manter-se no mercado a partir da conquista e fidelização de seus parceiros e clientes. Mas uma coisa é certa, você nunca conseguirá agradar a todos e precisa ficar atento a clientes insatisfeitos.
Segundo o livro “A pergunta definitiva 2.0”, um consumidor insatisfeito pode “contaminar” 10.000 “amigos” através da internet.
E para que essa situação não venha a acontecer, separamos 4 dicas que irão lhe ajudar a lidar com essa situação:
1. Escute com calma o problema
Ouça o que o cliente tem para falar. Muitas vezes ele se sente lesado, tende a se manifestar de forma agressiva, seja pessoalmente ou através de um canal de contato ou mídias sociais. E é nesse momento que você deve entender que ele precisa de uma atenção maior. Escutar o problema com calma e atenção evita que você perca a compostura. É preciso se colocar sempre no lugar do cliente e jamais demonstrar qualquer sentimento que não seja o de solidariedade. Esse é o primeiro passo para resolver o problema.
2. Faça com que o cliente se sinta seguro
Se mantenha a disposição e deixe claro para o cliente que você irá tentar resolver a questão. A ideia é que ele se sinta acolhido, seja qual for o tamanho da sua dificuldade.
3. Comprometa-se a encontrar a solução
Tome para si a responsabilidade de resolver o problema e cumpra o que prometeu. Isso não quer dizer que você tem que atender todas as exigências do cliente, mas que se compromete a avaliar a situação com calma e fazer o possível para encontrar uma solução viável.
4. Continue acompanhando a situação
É importante depois de resolver a situação, manter o contato com o cliente e verificar se ele está satisfeito e se precisa de mais alguma ajuda. Esta atenção posterior faz com que o cliente ganhe mais confiança no seu trabalho e é uma clara demonstração que a empresa se preocupa com seus clientes.
Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.
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