5 dicas para melhorar o seu Marketing em Mídias Sociais
- 14 de setembro de 2015
- Marketing Digital, Melhores práticas, Mídias Sociais
Você está em busca de dicas ou táticas de marketing nas mídias sociais? Este artigo é um apanhado de táticas já testadas e utilizadas. Algumas das táticas aqui apresentadas são muito utilizadas de forma indevida, e caso esse seja o seu caso, você poderá orientar melhor suas ações de marketing nas mídias sociais a partir de agora.
1. Marque pessoas envolvidas com seu conteúdo
Se a sua marca está em busca da construção de vínculos mais fortes com o público-alvo, você deve produzir conteúdo que envolva o seu público, e que neste conteúdo contenham pessoas relacionadas a ele. De forma prática isto pode ser, a foto de um cliente usando seu produto, um depoimento de um cliente sobre sua empresa ou até mesmo uma dica de um dos colaboradores da empresa. Nestes casos em específico a marcação é muito indicada, aumenta o alcance da publicação, dá os devidos créditos a pessoa por trás daquele conteúdo e por fim aumenta consideravelmente o engajamento da publicação.
Mas tenha calma no uso dessa tática, evite marcar pessoas aleatórias ou muitas pessoas, ou melhor, evite marcar pessoas se elas não estiverem conectadas diretamente com a publicação, ninguém gosta de ser marcado na foto de um produto, numa promoção ou algo do tipo.
Use esse recurso de marcação da forma correta, que você irá aumentar sua visibilidade e melhorar a sua presença nas redes sociais, por consequência o seu marketing nas mídias sociais será bem mais eficiente.
2. Envie promoções secretas
Selecione um número pequeno de pessoas que interagem com frequência com sua marca e envie uma oferta ou uma promoção secreta para essas pessoas. Isto fará com que cada uma dessas pessoas sinta-se privilegiada por ser lembrada.
Esta tática atualmente pode ser implantada sem problemas na maioria das redes sociais, além de colaborar com o seu marketing nas mídias sociais pode também diretamente influenciar na positivação de determinados produtos.
Mas tenha calma no uso dessa tática, o uso excessivo pode cansar seus seguidores.
3. Humanize a sua marca
Inicie um trabalho de Endomarketing em sua empresa, transforme a sua equipe de colaboradores em um time altamente engajado e conectado com os objetivos da empresa, eleve a satisfação de trabalho ao máximo, tudo que você investe em Endomarketing você obtém de retorno direto nas metas e objetivos da sua empresa.
Por fim, depois que o trabalho de Endomarketing esteja em atuação, colete depoimentos dos seus colaboradores sobre os pontos positivos da sua empresa, e transforme isto em conteúdo para as mídias sociais. No mercado atual, você não pode depender apenas de um bom produto ou de preços acessíveis, você também tem que construir uma equipe com os melhores, e os melhores só irão em busca da sua empresa, se esta oferecer um ambiente propício para eles.
Seja uma marca adorada e capacite os seus colaboradores a compartilharem porque adoram a sua empresa.
4. Trabalhe com publicidade paga no Facebook
Com a publicidade paga no Facebook, você corrige o declínio do baixo alcance e também consegue direcionar conteúdo, promoções e ofertas para o seu público-alvo. Por se tratar de uma publicidade dentro de uma rede social, há diversas vantagens como:
- Direcionar publicidade por profissão;
- Direcionar publicidade por idade;
- Direcionar publicidade por localização;
- Direcionar publicidade por gênero;
- Direcionar publicidade por interesses;
- Direcionar publicidade por relacionamento;
Com toda certeza o seu anúncio irá atingir apenas as pessoas que interessam ao seu negócio, e isso é relativamente barato se comparado à mídias offlines como panfleto, outdoor, entre outras. O público pode ser amplo ou restrito, tudo depende de quem você deseja alcançar.
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5. Encontre o seu “Por que?” do Marketing nas Mídias Sociais
Algumas empresas ou até profissionais de marketing não sabem o motivo de criar determinado conteúdo, e o conteúdo aleatório pode não ser tão eficiente quanto um conteúdo direcionado a objetivos específicos.
Uma dica simples para melhorar o trabalho de marketing nas mídias sociais, é sempre adicionar um “por que?”, por exemplo, liste todas as mídias sociais que sua empresa irá investir e a frente escreva “Por que?”. A resposta disso irá resultar num direcionamento mais claro e preciso de seus objetivos nas redes sociais. O mesmo também é válido para o conteúdo, promoções e ofertas que pretende fazer.
Caso sua empresa necessite de um diagnóstico mais específico, você pode também pedir uma avaliação gratuita para um de nossos consultores.
Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, desde 2012 no mercado trabalhando com Marketing Digital.
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