Os 7 benefícios do E-mail marketing para seu negócio
- 24 de março de 2016
- E-mail Marketing, Marketing, Marketing Digital
Neste artigo destaco os 7 principais benefícios de utilizar o e-mail em suas estratégias de Marketing.
1. O E-mail Marketing traz o melhor ROI
Quando trata-se de retorno sobre o investimento, o E-mail Marketing lidera a posição entre as ferramentas de marketing digital, há pesquisas que trazem dados bastante interessantes sobre o assunto, a exemplo da pesquisa feita pela e-commerce Brasil que indica que o uso da ferramenta chega a ser 10x mais rentável em comparação com outros meios, os dados apresentam que o disparo de um e-mail custa menos que um décimo de centavo, algo inferior a R$ 0,001. Em uma pesquisa feita pela Monetate, ao analisar milhares de experiências de compra, constatou que a o e-mail marketing também supera outras mídias quanto a conversão de leads, representando uma taxa de 4,25%, a frente dos buscadores e mídias sociais.
2. Educar e manter um relacionamento
Há um mito comum no Marketing Digital de que o objetivo do E-mail Marketing é apenas gerar vendas. Em determinados casos, sim: o e-mail é um poderoso canal de vendas com um ROI sensivelmente maior que o de outros canais de Marketing Digital como cito no tópico anterior. Porém esse não é o caso de grande parte das empresas, principalmente daquelas que possuem uma venda mais complexa.
Sendo assim, devemos tratar o e-mail como um canal de relacionamento onde toda a estratégia estará focada em educar sua base de e-mails e as fazerem avançar na jornada de compra. Esta sem dúvidas é uma das grandes estratégias do novo marketing.
3. Lista de e-mails é um ótimo ativo para sua empresa
Um banco de dados tem um grau de importância muito alto, pois esses contatos conhecem e se sentem interessados de alguma forma pela sua empresa, e assim a conversão em vendas tem um forte aliado na estratégia de compra, esses estarão mais propensos a serem clientes e por meio deste ativo ainda podem ser fidelizados a depender da metodologia e estratégias de conversão.
4. Automação de Marketing
Realizar ações em prol do relacionamento é fundamental para aumentar as vendas e a fidelização dos clientes, para isso há diversas ações que podem ser utilizadas como descontos, promoções exclusivas e conteúdos informativos.
Devemos ter em mente que Email Marketing e Automação de Marketing não são a mesma coisa. Na verdade elas podem e devem trabalhar juntas para gerar mais e melhores oportunidades de negócio.
Enviar e-mail marketing periodicamente para seus contatos é uma ação de Marketing Digital que pode e deve ser feita por toda empresa que deseja manter relacionamento com os possíveis clientes e, principalmente, esquentá-los até chegar ao momento de compra.
5. O E-mail Marketing contínua sendo um canal eficaz
O E-mail Marketing é o meio ideal para chegar de forma direta, rápida e massiva a milhares de pessoas, a depender do tamanho de sua lista de e-mail claro, onde quer que estejam. Em relação à publicidade em mídia impressa, por exemplo, você pode segmentar e personalizar a sua mensagem ao máximo, aumentando seu impacto e taxa de abertura.
6. Possibilidade de utilizar diversos formatos
Outra de suas vantagens é a possibilidade de utilizar diversos formatos: você pode incluir imagens, música, vídeos e todos os tipos de ferramentas que ajudem a captar a atenção de seus leads ou clientes.
7. O E-mail Marketing é ecológico
Estamos em um momento que nossos clientes estão antenados em causas de preservação, e o uso do e-mail marketing substituindo diversas ações de panfletagem, geram benefícios para a percepção da marca e também economia para a empresa, visto que o E-mail Marketing é extremamente mais econômico. Você sabia que perdemos aproximadamente 90.000 quilômetros quadrados de bosques por ano devido à atividade da indústria de papel? Outra razão para apostar no E-mail Marketing!
Consultora sobre temas mais específicos como SEO, E-mail Marketing, Compra de mídia, Marketing de Conteúdo, Mídias Sociais e Vendas na Alexandria Marketing.
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