Em 2022, as redes sociais continuarão tendo um papel proeminente na comunicação das marcas. De acordo com a Zenith, o investimento publicitário global no meio deve crescer 9,1% na comparação com 2021, alcançando a marca de 177 bilhões de dólares.
Diante dessa importância que uma estratégia de mídias sociais tem dentro do marketing, é preciso ficar de olho nas grandes tendências e previsões que moldam o segmento.
Aqui falamos além de plataformas ou formatos específicos, mas da própria construção da presença on-line. Confira abaixo as 6 previsões de mídias sociais para 2022:
1. TikTok continuará próspero
O TikTok revolucionou o conteúdo de formato curto e fez do humor uma prioridade. A forma de conteúdo continuará a prosperar fora do TikTok com outras plataformas de mídias sociais que adotam formatos de conteúdo semelhantes. As marcas aprenderão a redirecionar esses vídeos em vários locais.
2. As parcerias com influenciadores serão ainda mais valiosas
Com o alcance orgânico e as interações em declínio para as marcas no Facebook e no Instagram, a exposição de influenciadores será mais importante do que nunca. O recurso de postagem cruzada do Instagram veio na hora certa e as marcas que o usam verão resultados importantes.
3. Os e-commerces e compras Ao Vivo são o futuro
Departamentos de marketing e comércio eletrônico estarão em contato constante, coordenando vídeos ao vivo e promoções de produtos. As mídias sociais continuarão a crescer como um impulsionador de receita para pequenas e grandes empresas.
4. Mudança nas prioridades dos canais de mídias sociais
A programação de postagens 24 horas por dia, 7 dias por semana, se tornará menos relevante; no entanto, o atendimento ao cliente nas mídias sociais será um fator chave para a presença social das marcas. As marcas publicarão com menos frequência, mas se concentrarão em trazer o máximo de valor para seus públicos.
5. Grupos do Facebook receberão mais atenção
O Facebook tem se concentrado no desenvolvimento de funcionalidades para seus grupos nos últimos anos. As marcas que iniciaram suas estratégias nessa área poderão colher os benefícios.
6. Tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual se tornarão a nova realidade
Com os produtos 3D, os clientes podem obter em primeira mão conhecimento contextual da qualidade e desempenho do produto, solicitá-lo e recebê-lo em sua casa no mundo real.
Como dito pelo Rafael Terra, professor e especialista em mídias digitais, “Tudo muda o tempo todo. Tudo sempre mudará”, e a prova disso são esses novos dados da @emplifi com as principais previsões das mídias sociais para 2022.
Essas previsões podem ir além de evidenciarem o propósito social da empresa a um consumidor cada vez mais ligado nisso.
Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, desde 2012 no mercado trabalhando com Marketing Digital.
Sobre nós e este blog
Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.
Solicite um orçamento
Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.