6 lições de marketing que você pode aprender com MasterChef Brasil
- 2 de setembro de 2018
- Desenvolvimento profissional, Marketing, Marketing Digital
Com certeza você já deve ter ouvido falar do programa de televisão MasterChef Brasil, não é mesmo? Para quem não conhece, o MasterChef é uma programa de culinária exibido toda terça à noite pela TV Band e segue basicamente o mesmo reality transmitido pela BBC. O programa é apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão e tem como jurados os chefs renomados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Érick Jacquin.
Desde 2014, o programa tem se consolidado ainda mais no Brasil e conquistado muitos fãs, pois se trata de uma disputa entre diversos talentos da culinária que precisam criar seus pratos sob grande pressão. Algumas edições são com competidores amadores e outras, com cozinheiros profissionais.
Mas, não se engane, o programa traz muito mais do que ensinamentos culinários. Ele também traz alguns ensinamentos profissionais, principalmente sobre Marketing. E se você está curioso(a) para saber quais são eles, não deixe de conferir as lições abaixo:
Lições de marketing que você pode aprender com MasterChef Brasil
1. Mise en place – trace seu objetivo e mantenha a organização
Na gastronomia, o termo francês significa colocar tudo em seu lugar, ou seja, separar os ingredientes e utensílios que serão usados na receita, calcular as quantidades certas e organizar o espaço de trabalho. Essa prática representa o estágio de problematização de uma pesquisa de mercado, por exemplo.
Como no mise en place, você precisa traçar o objetivo da sua pesquisa, o público que irá respondê-la e já ter em mente o caminho que seu questionário irá percorrer.
2. Merchans bem pensados
Apesar de muitos, são bem contextualizados ao tema do programa e envolvem bem as marcas com a personalidade de cada personagem. O MasterChef Brasil sabe aproveitar ao máximo a característica mais forte de seu produto: o carisma dos chefs jurados e dos participantes; e explora isso com humor e naturalidade nas redes. Sabendo do potencial de desenvolvimento dessas personas o programa conseguiu atrair e impulsionar grandes parceiros patrocinadores .
Muita emoção nos espera até o resultado final. Quem vai levar o troféu #MasterChefBR 2018 e sair da Band dirigindo o novo #C4Lounge, da @CitroenBrasil? Hugo ou Maria Antonia? pic.twitter.com/R9Yc7hwZID
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) 1 de agosto de 2018
3. Trabalhar sob pressão
Como as pessoas naturalmente possuem diferentes maneiras de pensar e agir, e no programa sofrem uma supervisão altíssima e precisam lidar com grandes níveis de cobrança, os competidores do MasterChef estão constantemente sob pressão e aprendendo a trabalhar sob ela.
Trabalhar com Marketing não é nada diferente. Por isso, quanto melhor você conseguir lidar com a pressão para entregar resultados, mais longe irá.
4. Investir em boas estratégias
Ter boas estratégias é fundamental. No programa, os competidores, muitas vezes, precisam trabalhar em grupo e saber liderar.
Fazer escolhas acertadas e ter boas estratégias para entregar um bom resultado no final, assim como conhecer seus pontos fortes e fracos para encontrar sua melhor posição dentro de um time, é essencial para a sua carreira.
5. Saber lidar com as críticas
Se você acha que os jurados Paola, Fogaça e Jacquin são duros demais com os aspirantes a Masterchef, aprenda. Os seus clientes também podem ser.
Esteja preparado para ouvir não só as coisas boas que seu produto desperta em seu público, mas também os pontos negativos. Se os pratos dos participantes do reality estão feios ou mal executados, eles encaram os comentários dos três chefs de cabeça erguida e assumem os pontos onde erraram.
Você deve fazer o mesmo, se os comentários para sua marca não forem os mais favoráveis. E claro, ter em mente o ensinamento da querida ex participante do MasterChef Profissionais, Lubyanka Baltar:
6. Não se levar muito a sério
Ao contrário de outros programas que bloqueavam e ignoravam perfis polêmicos que falavam sobre o programa, o MasterChef Brasil se joga na zueira e tem conteúdo durante a semana inteira. Se você busca por algumas lições sobre Marketing de contéudo, vai adorar ler esse nosso post.
E como a zuera nunca acaba, o programa se mantém em pauta: entre os melhores gifs da semana, memes do Instagram, Twitter… Tudo é motivo pra colocar o Masterchef em evidência. Esta é uma lição que você pode aplicar à sua marca, desde que o meme ou a brincadeira tenham relacionamento com a sua empresa e não sejam de má escolha.
Consegue sim! Basta saber aproveitar as oportunidades e aplicá-las em seu negócio, para que assim como no MasterChef, a sua empresa também conquiste o sucesso com um Marketing bem feito.
***
E então, quais dessas lições você já havia percebido no programa MasterChef e quais levará para a vida toda? Aproveite e compartilhe este post com amigos seus amigos que não perdem um episódio do programa!
Profissional de Marketing Digital. Experiência com vendas, e estratégias de Marketing com finalidades de venda de produtos, serviços e ideias.
Sobre nós e este blog
Somos uma empresa de marketing digital com foco em ajudar nossos clientes a alcançar grandes resultados.
Solicite um orçamento
Oferecemos serviços profissionais que ajudam a sua empresa se destacar usando os meios digitais.