20 termos de marketing digital que todo profissional deve saber

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Seja você um gestor de Marketing, profissional da área ou empreendedor. É fundamental ter conhecimento em alguns termos de marketing digital pois saber sobre o que se pretende investir, mesmo que cada um por seu motivo diferente, auxilia nas tomadas de decisões em suas respectivas áreas.

Assim, ter conhecimento sobre os termos do Marketing Digital, onde e como eles se aplicam é de grande importância, e para que você não precise sair pesquisando sobre cada um deles ou se sinta um peixe fora d´água em reuniões estratégicas, trouxe alguns termos de marketing digital que você não pode deixar de conhecer.

Confira abaixo 20 termos de marketing digital!

1. Inbound Marketing

“pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”

Em outras palavras, é o marketing que as pessoas amam! Você também pode conferir 7 termos de inbound marketing mas não é fácil obter esse resultado aí, e para conseguir é preciso se basear nos 3 princípios desse termo que é: Lugar, Tempo e Conteúdo, Ou seja, entregar o conteúdo certo, no momento certo e no lugar certo.

2. Marketing de conteúdo

Atrair → Reter → Gerar Receitas 

Muito parecido com o Inbound Marketing porém tem sua característica complementar na estratégia de uma empresa. Ele envolve a parte de planejar, produzir e distribuir todo o conteúdo, além de medir seus resultados.

3. CTA

Call-to-Action, ou chamada à ação é um convite para os visitantes de uma página tomarem o próximo passo depois de interagir com algum conteúdo.

O CTA deve ser a última coisa que a pessoa vê antes de tomar a ação portanto, este deve ser irresistível para que o cliente se sinta atraído e tome sua própria decisão seguindo a chamada de ação.

4. Lead

Lead é todo cliente em potencial do seu negócio.

Eles são contatos de potenciais clientes que demonstram, de fato, interesse sobre o seu mercado, produtos ou serviços ofertados. Com ele será possível ampliar o número de tratativas comerciais e, consequentemente, de conversões em vendas.

5. Conversão

Termo simples mas de grande significado. Conversões, são as ações que você deseja que o seu cliente realize!

Elas podem ser em diversos aspectos: conversões em cliques e em vendas são os mais comuns. Ou seja, converter um potencial cliente em tráfego para o seu site seria uma conversão em clique num anúncio de links patrocinados, por exemplo. Fechar uma venda com um cliente em negociação é uma conversão em venda.

6. Persona

É uma representação semi fictícia de um cliente ideal! Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Um exemplo de persona: Lucas Silva, tem 23 anos, é arquiteto recém-formado. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.

7. SEO

Ou Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas aplicadas em seu site para melhorar o posicionamento nos buscadores como Google, por exemplo. Quanto melhor o seu SEO, mais pessoas visitarão suas páginas através desse tipo de site.

8. Landing Page

Também são chamadas de páginas de destino ou de entrada.  São páginas desenvolvidas com o propósito de realizar conversões. Elas são estrategicamente pensadas, conforme objetivos de sua empresa, para que clientes que se sintam atraídos por suas ações de divulgação realizem a ação proposta, seja para realizar um download de um material rico – para a geração de leads –, conhecer um produto, serviço ou até mesmo comprá-los.

9.  CAC

É um calculo feito para mostrar quanto a empresa gasta para conseguir seus clientes, como o próprio nome já diz, Custo de Aquisição Por Cliente.

Esse indicador é determinante para qualquer estratégia de marketing, pois ajuda a limitar o orçamento das campanhas e impedir que se gaste mais do que o negócio futuramente vai ganhar.

10. Links Patrocinados

Os links patrocinados são os anúncios pagos que tem como objetivo gerar um maior número de conversões, trabalhando estratégias relevantes para o usuário da ferramenta com intuito de chamar atenção dos possíveis consumidores.

11. Métricas

Métricas são vitais para medir os resultados de uma estratégia, e não só de marketing, mas também de vendas, atendimento e desempenho geral.

Cada métrica tem uma forma de ser calculada, e deve ser acompanhada por um período para mostrar resultados verdadeiros.

12. KPI

KPIs — Key Performance Indicators — , ou Indicadores-chave de Desempenho também são usados para medir os resultados e a eficiência de uma estratégia, mas vão além do que as métricas fazem. Com ele é possível ter uma visão além dos problemas e oportunidades que sua equipe de marketing digital vai encontrar.

13. Briefing

Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. É a base de um processo de um planejamento. Esse é uma das etapas fundamentais de um processo publicitário.

14. ROI

Ou retorno de investimento, é a forma de saber se o dinheiro que se gasta com marketing está se revertendo em lucros ou não. Dessa forma, fica claro não só quais investimentos valem a pena, mas também como otimizar aqueles que já estão dando certo, a fim de que tenham um desempenho melhor.

15. Funil de vendas

O funil de vendas é o conjunto de etapas e gatilhos que tem o objetivo de dar suporte à jornada de compras das personas de uma determinada organização. Um bom funil deve tornar todo o processo previsível e escalável, facilitando assim a tomada de decisões relacionadas ao planejamento e estrutura da aquisição de clientes.

16. CPC

O CPC, que também é um tipo de pagamento pelas ações digitais que você desenvolve, diz respeito a pagar apenas se o link que você divulgou em uma campanha for clicado. Esta modalidade é muito utilizada em campanhas de links patrocinados, como o Facebook ADS, Google AdWords, e vídeo Ads (anúncios).

17. CPA

Muito comum em estratégias que contam com afiliados (divulgadores de seus produtos ou serviços), o CPA corresponde a uma forma de pagamento que consiste em apenas arcar com custos quando uma conversão em venda for realizada. Ou seja, pessoas compartilham com sua rede de contatos links que fomentem as vendas para a sua empresa e, quando elas forem realizadas, o divulgador recebe um percentual ou valor pelo feito.

18. LTV

É uma média da quantia total que se pode esperar receber dos clientes até que eles deixem de usar o produto ou serviço.

A combinação de LTV e CAC é importante, já que por saber quanto espera ganhar com cada cliente, se torna mais fácil perceber se os gastos com atração estão dentro do aceitável ou não.

19. Link Building

O Linkg building é a prática de colocar links para outros artigos relacionados ao tema de que se está falando. É uma arte e, sem dúvida, o trabalho mais árduo em SEO, mas é também o mais recompensador.

20. NPS

Net Promoter Score, é uma metodologia criada por Fred Reichheld, nos EUA, com o objetivo de realizar a mensuração do grau de satisfação e fidelidade dos consumidores de qualquer tipo de empresa. Sua ampla utilização se deve a simplicidade, flexibilidade e confiabilidade da metodologia.

Ele é classificado através de uma pergunta simples: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?”


Você já conhecia esses termos de marketing digital?

Depois de conferir esses 20 termos de marketing digital,  agora você não tem desculpa! Porem não se preocupe em decorar mas sim entender e aplicar os principais termos de marketing digital na sua empresa e, principalmente, aliar essa inteligência profissional à uma agência especializada em marketing digital. Em outras palavras, conte conosco!

Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.

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