10 erros que você pode estar cometendo na sua estratégia de Marketing de Conteúdo
- 27 de março de 2017
- Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Melhores práticas
Sua empresa possui alguma estratégia de marketing de conteúdo?
Devido ao sucesso dos negócios online, esse tipo de estrategia tem inspirado alguns empreendedores a desenvolverem o próprio marketing digital. Mas, calma, isso não significa que você deva desistir de tudo por conta desses equívocos. O Marketing de Conteúdo ainda é uma estratégia relativamente nova, e é normal que aconteçam alguns deslizes tanto no planejamento como na execução.
Pensando nisso, separamos 10 erros mais comuns e que você pode está cometendo em sua estratégia de marketing de conteúdo.
1. Todo o conteúdo é sobre sua empresa
Não fale sobre sua empresa. Fale sobre os problemas de seus clientes e sobre as soluções que sua empresa resolve.
Seus clientes não se importam com você, eles se importam consigo mesmos. Muitas vezes nos esquecemos disso quando ficamos descrevendo o quão maravilhoso nosso produto/serviço é.
2. Falta de chamadas para conversão (CTA’s)
Ao produzir o conteúdo, tenha em mente um único objetivo: a conversão.
Portanto, todo conteúdo deve também oferecer chamadas (Call to Action) e formas de levar o visitante a realizar essa conversão.
3. Delegar para a pessoa correta
Tenha alguém que saiba escrever bem e estude escrita para internet. Algumas empresas terceirizam a produção de conteúdo para jornalistas ou agências de conteúdo. Assim, se você não tiver um profissional interno essa é uma opção válida.
4. Começar desacreditando
Não dá pra começar a estratégia de marketing de conteúdo já pensando que se não der certo você investirá em compra de mídia ou patrocínio.
Mantenha o foco em seus esforços para fazer dar certo e assim, ter o resultado esperado. Se você tratar o Marketing de Conteúdo com displicência, aí sim é que não vai dar certo mesmo. É impresindível você saber também como aumentar suas vendas usando marketing.
5. Foco em um canal específico
Pare de pensar que estratégia de marketing de conteúdo se faz somente no Facebook ou com E-mail marketing.
Você precisa pensar em como resolver o problema do seu cliente e estar em lugares diferentes mas que ele esteja lá.
Sua estratégia precisa ser diversificada tanto em formato como em canais!
6. Não estar imerso no seu mercado
Você não precisa estar em todas as redes sociais mas deve explorar todas as fontes de tráfego ou distribuir o conteúdo nos mais diversos canais que o digital possui.
Mas você precisa estar em todos os lugares que seus clientes estão.
7. Não alinhar os conteúdos à jornada de compra
Seus conteúdos precisam ser desenvolvidos e pensados na etapa em que a sua persona está na jornada de compra. Eles precisam seguir as etapas, atração (topo do funil) ou de tomada de decisão (meio e fundo).
8. Ser excessivamente lento
A busca pela perfeição muitas vezes, atrasa os resultados. Tudo está em constante atualização e no marketing digital e de conteúdo, não é diferente. Se você demorar, pode perder o timing e não obter os resultados esperados.
9. Não ter período suficiente
Os resultados da estratégia de marketing de conteúdo não acontecem da noite paro o dia!
Portanto deve-se entender que é um trabalho a longo prazo.
10. Analisar métricas erradas
Não basta apenas contabilizar o número de seguidores nas redes, ou mesmo quantas visitas teve seu site. Além dessas métricas, é preciso analisar as conversões, quantos leads foram gerados, quantas vendas finalizadas e quanto foi economizado com esse tipo de marketing em relação à publicidade tradicional.
Olhando de fora, tudo parece fácil, acessível e de fácil venda mas na verdade, por trás de tudo isso é preciso ter profissionais para cuidar de sua estratégia se não, por qualquer erro, seus esforços vão por água abaixo.
Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.
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