10 dicas para você conseguir a vaga dos sonhos no LinkedIn!

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Que tal aprender como ser encontrado nessa rede pelos recrutadores e conseguir a vaga dos sonhos no LinkedIn? Confira agora mesmo!

1. Otimize a sua foto de perfil

Essa é, provavelmente, a dica mais básica para se ter um bom perfil no LinkedIn. Dificilmente você aparecerá nos resultados de buscas se não tiver uma imagem inserida no seu perfil. Além disso, há os números. Perfis com foto recebem 21 vezes mais visualizações e 36 vezes mais mensagens!

2. Mantenha o seu cargo atualizado

Para os mecanismos de buscas, o cargo é a tag mais importante no LinkedIn. Para chegar a essa conclusão, basta se colocar no lugar do recrutador!

Vale lembrar: “desempregado”, “disponível no mercado” e “buscando recolocação profissional” provavelmente não auxiliam o posicionamento. Afinal, dificilmente um recrutador buscará por essas palavras-chave. O que ele deseja é saber quais são as suas habilidades.

3. Personalize a sua URL

Assim como em blogs e sites, a URL é um fator determinante para um bom posicionamento nos motores de buscas.

O LinkedIn permite ao usuário que personalize a própria, tornando-a mais amigável.

Observe o exemplo abaixo:

• br.linkedin.com/in/amandasilva
• br.linkedin.com/in/amanda33668%83$9silva76&

Certamente, o 1º é muito mais interessante, não é mesmo?

Insira a sua URL no seu site, blog, fanpage pessoal e outros locais que você controla, o que vai funcionar como uma espécie de link building.

4. Crie um resumo do seu perfil

Muitas vezes ignorado pelos profissionais no LinkedIn, o resumo do perfil é uma grande oportunidade para dizer mais sobre você, suas habilidades e, é claro, otimizar o seu perfil para que ele tenha um ranking mais elevado no mecanismo de busca.

Utilize esse recurso como uma espécie de mini-currículo, colocando em evidência suas principais qualidades e áreas de conhecimento.

Um profissional de marketing, por exemplo, pode utilizar tags como:

• email marketing;
• funil de vendas;
• inbound marketing;
• marketing de conteúdo; e
• redes sociais.

5. Recomende conexões

Quanto mais recomendações você tiver, mais relevante é o seu perfil. Por isso, é preciso praticar essa atividade, esperando a reciprocidade.

Colegas de trabalho, ex-alunos da graduação ou pós, chefes, parceiros de negócio, sócios, clientes e outros stakeholders certamente trarão benefícios para a sua visibilidade na rede.

6. Deixe a vergonha de lado

Ao contrário de redes sociais como o Facebook, onde você deve adicionar pessoas que realmente conhece, no LinkedIn não há problema algum em solicitar o contato de pessoas do mesmo ramo ou nicho que você.

Afinal, ela foi criada para estimular o networking!

7. Faça parte de grupos e interaja

Se você não se sentir à vontade para adicionar pessoas desconhecidas, você pode participar dos grupos e conhecer alguns profissionais da sua área.

Além disso, a interação regular com os seus contatos certamente aumentará a sua relevância para o algoritmo e também estabelecerá um relacionamento com usuários importantes no seu ramo.

8. Use o campo “interesses de carreira”

O LinkedIn possui, ao todo, 6 aplicativos para dispositivos móveis:

• o oficial da rede social;
• o SlideShare;
• o Groups;
• o Sales Navigator;
• o Job Search; e
• o Recruiter.

Os 2 últimos são os mais importantes para quem quer encontrar uma vaga.

Essas aplicações utilizarão as informações preenchidas no campo “interesses de carreira”, que pode ser modificado por meio deste link.

Nele, você poderá selecionar seus cargos de interesse, locais nos quais deseja trabalhar e tipos de vaga que lhe agradam, como CLT, freelancer e home office.

9. Alimente a sua audiência

O marketing de conteúdo é a melhor maneira de demonstrar autoridade e conhecimento sobre um determinado assunto nos dias atuais.

No LinkedIn também é possível utilizar essa estratégia!

Posts que sejam relevantes para a sua audiência certamente aumentarão o engajamento e, consequentemente, a sua relevância no motor de buscas da plataforma.

Uma ferramenta muito interessante é o LinkedIn Pulse, uma espécie de blog que permite a publicação de artigos valiosos.

Muitos dos influenciadores que estão na rede social hoje começaram escrevendo sobre um tema que dominam. Então, compartilhe o seu conhecimento!

10. Mantenha seus contatos atualizados

Por fim, não se esqueça de manter suas informações de contato disponíveis e atualizados.

O email e o telefone são as principais, mas não se esqueça de incluir links para outras redes sociais, portfólio digital, site oficial e locais para os quais você já escreveu (se houver).

Certamente os bots levarão isso em conta na hora de mostrar o seu perfil nos resultados das pesquisas.

Prontinho! Agora você já sabe como aplicar SEO para LinkedIn e agarrar chances de ouro para o seu próximo emprego!

***

Adaptado do “11 dicas de SEO para LinkedIn: aprenda a otimizar seu perfil e conseguir a vaga dos sonhos!“, do Blog Marketing de Conteúdo.

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