Uso de cores no Marketing: Pesquisa mostra cores com maior engajamento

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É algo que é tão fundamental para qualquer imagem que, por vezes, não penso muito sobre isso. E, no entanto, é também um dos aspectos mais importantes de qualquer imagem.

Todo mundo já ouviu falar dos efeitos psicológicos que as cores tem sobre nós, mas quantas vezes você aplica esses princípios nas imagens que irá utilizar em suas ações de marketing online, infográficos e web design? E para além de uma vaga noção, a cor vermelha pode fazer você se sentir irritado, e placas azuis podem fazer você comer menos. O quanto você sabe realmente sobre cada cor e sua poderosa influência sobre nossas emoções e comportamento?

Acredite ou não, existem empresas cujo negócio todo é composto por apenas encontrar as cores certas para que seus clientes usem em suas ações de marketing, com base na investigação sobre o que essas cores denotam a cada uma audiência demográfica de seus clientes. As cores são um grande negócio – que é como a cor certa pode ser para fazer ou arruinar um logotipo, uma campanha de publicidade, ou qualquer imagem.

Assim, sem usar muito dinheiro para uma consultoria personalizada sobre cores, como você pode descobrir quais cores seriam mais eficazes em seus próprios esforços de marketing on-line?

É uma equação complexa com múltiplas variáveis, mas existem algumas normas que se aplicam em tudo. Esses padrões são todos baseados em princípios psicológicos comprovadas, mas, curiosamente, idade, cultura, gênero e até mesmo nível de renda pode desempenhar um papel importante na forma como as pessoas percebem a “cor”. O primeiro passo para qualquer estratégia de uso da cor é identificar o seu público-alvo, e fazer alguma pesquisa sobre a percepção de cores desse grupo específico.

O próximo passo é ler esta publicação para aprender o básico! Foi destrinchado as coisas para você pelo tipo de imagem. Porque o design do site, as imagens de mídia social, e infográficos servem a diferentes propósitos do marketing, cada um deve ser abordada de forma diferente quando pensar em quais cores usar.

Mas, primeiro, vamos dar uma olhada na maneira como as cores mais comuns são percebidos pela maioria das pessoas na América.

Como as cores influenciam nos EUA

Embora seja verdade que cada demográfica é influenciada por determinadas cores de maneiras diferentes, ainda podemos estabelecer alguns padrões que são geralmente verdade para a maioria das pessoas – pelo menos nos Estados Unidos. Assim que começar a falar sobre outros países, as coisas ficam mais complicadas. Por exemplo, a cor vermelha é associada com o perigo ou risco nos EUA, mas na Ásia, é a cor da boa sorte. Da mesma forma, a cor branca é associada à pureza, inocência, e limpeza no Ocidente, mas na verdade é a cor do luto e morte no Oriente. (É por isso que vale a pena fazer essa pesquisa mencionada acima.)

Mas nos EUA, a maioria das pessoas têm percepções semelhantes sobre o que significam as diferentes cores, e são influenciados por elas da mesma forma. Aqui estão algumas das cores mais usadas,suas conotações – e efeitos:

Amarelo

A cor amarela geralmente faz com que as pessoas pensem em energia, alegria e luz do sol. Sua cor luminosa é ótima para que chamam a atenção, mas também pode ser esmagadora para o olho em demasia.

Laranja

Laranja é uma outra cor enérgica, que projeta leviandade, entusiasmo e criatividade, mas também, curiosamente e ambição. Ela pode até mesmo transmitir uma sensação de novos começos. No entanto, o laranja é uma das cores menos favorita dos americanos, assim, tome cuidado ao usar esse tom ousado.

Vermelho

Vermelho de semáforos, sinais de perigo, sangue vermelho e “ver o vermelho” de raiva. Nós associamos a cor vermelha com muitos aspectos negativos. Mas, o vermelho também significa poder, vida, amor e coragem. Usado com cuidado e ponderação, esta cor pode ter efeitos muito poderosos.

Azul

Você sabia que a maioria dos americanos escolhe o azul como sua cor favorita? E não é de se admirar – pois denota a calma, como o céu e o mar, a produtividade, a profundidade, a honra e a confiança.

Verde

É claro, verde significa natureza, e todas as coisas naturais e orgânicos. Mas também é uma das cores mais fáceis para o olho, e é percebido como um comunicador de segurança, harmonia, crescimento, sorte, riqueza, otimismo e alívio do estresse.

Roxo

Todo mundo sabe que o roxo está conectado com a realeza, poder e riqueza. Mas também transmite uma sensação espiritual. No entanto, utilize esta cor com cautela, porque ela também pode projetar uma sensação artificial se não for usado com cuidado.

Preto

Preto é uma outra cor com várias associações. Ele pode criar uma sensação de luxo e sofisticação, e até mesmo poder e autoridade. Mas também pode se sentir misteriosa, ou denotar morte, mal, ou melancolia. Usado corretamente, ele pode ser extremamente impactante.

Marrom

A cor marrom evoca sentimentos de confiança e confiabilidade. É uma sensação sólida. Diferentes tons de marrom também pode denotar elegância. Dependendo da imagem que deseja transmitir, marrom pode ser muito útil.

Rosa

Rosa é, claro, para ser sentida como uma cor feminina, mas também tem um efeito calmante. Seus usos mais comuns são para transmitir carinho, amor e ternura. Tenha cuidado para não se indispor com certos dados demográficos por uso excessivo.

Cinza

Cinza está associado com uma sensação tradicional conservadora – mas também pode ser visto como chato ou genérico. Tenha cuidado ao fazer uso desta cor para temperar seus efeitos utilize também outra cor.

Branco

Por fim, o branco transmite pureza e juventude. É também uma cor útil para usar como plano de fundo quando você quer uma outra cor para se destacar – o espaço em branco ao redor do texto é vital para torná-lo legível e atraente.

Uso de cores no design de sites

Segundo a pesquisa, as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre o que eles vêem – seu negócio, web site, ou produto – no prazo de 90 segundos olhando para ele pela primeira vez. Mas a verdadeira sacada é o seguinte: Entre 62% e 90% da sua avaliação é baseada nas cores. Se isso não torna importante a escolha de cada cor para o seu site, tudo bem!

A primeira coisa a considerar quando se decidir sobre o esquema de cores para o seu site é o sentimento que você quer que sua marca transmita. Você é um varejista de luxo querendo projetar elegância e poder? Então faça da cor preta a sua principal, e talvez use alguns ricos tons de roxo. Você, é uma empresa sólida e favorável ​​ao cliente querendo transmitir credibilidade e confiabilidade? Experimente uma mistura de azul e marrom. As descrições de cores acima te darão o básico.

Para além destas primeiras associações gerais, no entanto, há uma miríade de outras considerações a ter em conta, como bem. Qual é o tom exato de azul ou roxo ou verde, que você deve usar? Quem é seu público, e como eles vão reagir a isso?

Por exemplo, enquanto o azul pode ser uma ótima cor para usar em um site de negócios, certas nuances, como o azul bebê, pode projetar uma sensação de fraqueza. Usando essa abordagem em um site voltado para as novas mães pode funcionar bem ao usá-lo até mesmo como uma cor de destaque em um site B2B, no entanto, poderia realmente ter efeitos negativos para o primeiro caso.

Uma das melhores maneiras de descobrir quais as cores que funcionam melhor com seu público-alvo específico é fazer pesquisa de mercado. Testar alguns esquemas de cores diferentes, e ver como eles respondem. Mas existem algumas generalidades úteis que os pesquisadores descobriram que podem ajudar a orientar você na direção certa.

Cores inspiradas na natureza

Lembra dos hippies? Os jovens amantes de flores e da natureza cresceram e agora são um dos maiores e mais ricos mercados dos EUA – os Baby Boomers – mas as cores naturais, tais como verdes, azuis e neutros ainda apelam para suas sensibilidades hippie. Qualquer cor quente, da terra que faz lembrar as pessoas sobre a natureza – até mesmo metálico e tons minerais – vão funcionar bem com este público. Projetar uma imagem amigável à natureza, o interesse no orgânico e na sustentabilidade também vai fazer o seu site se tornar popular entre os membros da Geração X, ou pessoas com idade entre 25-41. Esta demografia abraçou o movimento orgânico, de modo que até cores de barro transmite algo para eles.

Cores que acalmam

Segmentando empresários bem sucedidos? Então você deve projetar o seu site em tons que transmitam a sensação de calma aos workaholics estressados. Marrom, roxo, cinza e prata projetam relaxamento e luxo, o que apela especialmente para pessoas com grandes posses.

Cores modernas

Algo elegante e moderno, você vai ganhar a atenção da Geração X, um grupo que goza de uma estética forte, e limpa. Tente tons de vermelho, laranja, azul, marrom, creme, e bege para obter uma aparência industrial/corporativo.

Cores cibernéticas

Se o seu público-alvo for a Geração Y, ou Millenials, então cores fortes são sua melhor aposta. Tendo crescido na era digital, este grupo é adaptado as cores brilhantes da nova tecnologia e tons vívidos de jogos de vídeo. Brancos brilhantes, azuis, aquas, e amarelos são perfeitos para seus olhos.

Quando em dúvida, no entanto, com qualquer demográfia, os especialistas recomendam cores seguras que têm associações seguras, como azuis e verdes, em vez de tons difíceis, como roxo e laranja.

Uso de cores das imagens em mídias sociais

A pesquisa diz que em 60% ​​do tempo, as pessoas decidem se eles são atraídos por uma mensagem de marketing nas mídias sociais com base na cor. Então, escolher as cores certas da imagem é fundamental.

Estranhamente, cores diferentes produzem diferentes níveis de envolvimento, dependendo de qual canal de mídia social são utilizados. Um esquema de cores que funciona no Facebook pode não ser tão eficaz no Instagram, e vice-versa.

Aqui está o que a pesquisa encontrou. No Pinterest , as imagens laranja-avermelhado obtêm mais engajamento, com o dobro da repins de imagens azuis. Mas no Instagram, imagens que são na maior parte azul obtêm 24% mais curtidas do que as fotos que mostram o vermelho como a cor dominante. Usuários do Pinterest também preferem imagens com cores múltiplas compartilhando os holofotes – estas imagens receber 3,25 vezes o número de repins com relação aquelas com apenas uma cor principal. Mas no Instagram , imagens com uma única cor dominante obtêm 17% mais curtidas. Então, escolha suas cores sabiamente, com base no qual o canal que você está usando!

Cores diferentes também têm diferentes graus de sucesso quando usadas com certas mensagens de marketing. O vermelho, por exemplo, é uma ótima cor para usar na hora de promover uma venda ou oferta especial, enquanto o azul é melhor para obter curtidas de um grande número de pessoas. O preto é melhor para imagens sobre artigos de luxo, enquanto o rosa é popular por ser romântico. Laranja é o melhor para conseguir a atenção, e verde é, curiosamente, o melhor para transmissão dos valores e da ética.

Uso de cores em infográficos

Finalmente, chegamos ao infográfico. Estas imagens são únicas no reino do marketing on-line, uma vez que estas tem o objetivo de compartilhar dados e estatísticas de uma forma visualmente interessante. Seu objetivo é dar informações detalhadas de relance, para que com números e imagens, se propague a sua mensagem de forma mais eficaz.

A investigação nesta área tem sido feito recentemente sobre o uso do que é conhecido como “cores semanticamente ressonantes.” Isto significa simplesmente que nós naturalmente associamos certas cores com certas coisas ou ideias. Por exemplo, a água e a cor azul estão ligadas, assim como o amor e as cores vermelho e rosa.

O que a pesquisa descobriu é que, quando as cores semanticamente ressonantes são usados ​​em tabelas, gráficos e infográficos, os telespectadores foram mais facilmente capazes de compreendê-los.

Assim por exemplo, usando as cores físicas reais de itens representados em um gráfico, em vez de cores aleatórias, de imediato, faz o infográfico mais compreensível. Se um gráfico está representando flores diferentes, a coluna de rosas pode ser vermelho, e para violetas poderia ser azul. Usando cores aleatórias para representar esses objetos comumente conhecidos não tem o mesmo efeito.

O mesmo vale para as coisas que são apenas metaforicamente ligados com uma cor, como o amor, ou o sucesso, ou a felicidade. Usando as cores que são semanticamente ressonante com esses conceitos os mesmos se tornam mais fáceis de entender, e assim, faz com que todo o infográfico seja mais envolvente.

É claro que a cor nunca pode ser apenas um adendo no design de websites, imagens de mídias sociais, ou infográficos. Então, da próxima vez que você montar uma imagem qualquer, dedique alguns minutos para refletir sobre como as opções de cores vai influenciar a forma como o público reage a ela.

Referências:

  • Color Matters
  • Colorcom
  • HBR
  • BDC Network
  • Ad Week

Estudo adaptado e traduzido de: Marketing Zen

Profissional de Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, com 4 anos de experiência em Marketing Digital.

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