Upsell: o que é e como usar essa estratégia nas vendas

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Upsell é uma estratégia de crescimento de faturamento que pode ajudar a melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, sua empresa a vender mais.

Mas afinal, o que é Upsell?

Para realizar o upsell é importante explorar o potencial de compra do cliente. É entender suas necessidades e ofertar algo a mais, prevendo seus desejos ou ainda sugerindo um produto ou serviço que possa ser uma melhor opção para o que o consumidor está buscando.

Em outras palavras, upsell é oferecer ao cliente um produto de maior valor (R$), com mais recursos ou de melhor qualidade, o que eleva seu preço, porém é um produto que irá satisfazê-lo de acordo com suas necessidades.  Um upgrade do plano do cliente!

Exemplo: Imagine que você tem um cliente com o plano de Gestão de Redes Sociais, e percebe que consegue oferecer para ele o cartão digital interativo, porque além de ser uma novidade, é uma tendência para o posicionamento de marca dele.

Como é possível fazer isso?

Para a estratégia de up-sell, o primeiro passo é fazer um levantamento dos clientes que estão prontos para essa atualização.

Caso você não tenha um equipe de CRM (Customer Relationship Management ), uma equipe de estratégias de negócio,  focadas no relacionamento com o cliente, você pode fazer de forma manual mesmo.

Baseado-se no acompanhamento dos clientes, você avalia o status do projeto e suas necessidades atuais. A partir daí, faz um mapeamento de seus produtos, cruzando com as necessidades dos clientes e lista aqueles que estão mais propensos a aderirem.

Em seguida, com a lista de clientes pronta, é hora de acionar sua equipe de comunicação e vendas para entrar em ação e fazer as abordagens.

Obs.: Cada abordagem deve ser feita de maneira personalizada, assim como os atendimentos a estes clientes.

Além do upsell existem mais outras duas estratégias que possibilitam aumentar suas vendas e receitas: downsell e cross-sell.

Dicas!

  • Avalie cada cliente;
  • Ofereça algo útil e valioso;
  • Mostre vantagens: o segredo do upsell é oferecer vantagens, apresentando ao seu cliente razões por que ele deveria pagar mais por um produto ou serviço;
  • Tenha referências: depoimentos e recomendações.

Além disso, separei aqui 5 Estratégias de Design que são úteis para ajudar seu negócio.

Profissional de Administração – ênfase em Marketing, com mais de três anos de experiência em Marketing Digital. Durante o últimos anos trabalhou com: Marketing de Conteúdo, Marketing em Mídias Sociais, e Criação de campanhas para canais de mídia online.

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